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O que o Twitter pode fazer pelo meu negócio?

Por: Galleger Ilhe

CEO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais de alto desempenho. Galleger Ilhe possui mais de 20 anos de experiência com programação e consultoria de e-commerce, produz diversos conteúdos online e ministra palestras Brasil afora, ajudando empreendedores a vender mais no mundo virtual.

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O sistema de Microblogging Twitter é hoje um dos principais pontos de encontro da Internet. Com mais de 500 milhões de usuários que trocam diariamente 300 milhões de tweets, o Twitter já se encontrou no meio das mais variadas situações, desde gafes homéricas por parte de atores brasileiros até revoluções políticas. Com início no dia 15 de Julho de 2006, originalmente conhecido como Twttr (inspirado pelo Flickr), ele foi criado por membros do conselho da empresa de Podcasts Odeo. A palavra Twitter foi escolhida como nome do novo serviço pelo seu significado: “um arroubo de informação inconsequente” (definição perfeita para o conteúdo de 90% das contas de Twitter, diga-se de passagem!) e “gorjeio de um pássaro” (daí o seu símbolo). Seu foco sempre foi a eficiência na transmissão de informações e na formação de uma comunidade. Além do limite restritivo de suas mensagens (140 caracteres, para garantir compatibilidade com serviços de SMS), sua interface é otimizada para a transmissão e compartilhamento em tempo real das mensagens com pessoas que têm interesses em comum com você. Uma presença sólida no Twitter, hoje, é fundamental para qualquer negócio. Além da sua capacidade ímpar para o marketing – já que facilita e acelera o compartilhamento de informações e notícias – ele tem se tornado um recurso de relações públicas fortíssimo e uma ferramenta de atendimento aos clientes imprescindível. Porém, essas funções já são conhecidas. Aqui, falaremos brevemente sobre formas diferentes de como levar à frente a sua presença nessa plataforma. Branding Considere o potencial de usar o Twitter para “contar uma história”, ou, melhor dizendo, para fortalecer sua marca compartilhando informações que sejam interessantes para seu público. Algumas empresas de ramos mais informais se apoiam em mascotes ou símbolos para nortear sua comunicação, o que facilita muito a definição de uma “voz própria”. Entretanto, isso não é sempre necessário. O melhor exemplo de comunicação sem um porta-voz fictício é a Coca-Cola, que se tornou a empresa mais valiosa do mundo em boa parte por causa de sua comunicação efetiva com seu público, sempre levando em conta o melhor jeito de causar interesse, seja com imagens ou com textos. Procure o lado mais interessante da sua marca para o seu público alvo e explore todos os seus ângulos para aumentar o engajamento dele. Acompanhamento de sentimento Usando o Twitter e suas ferramentas disponíveis, é possível não só saber a opinião do público sobre a sua loja ou seus produtos, como também sua opinião sobre marcas concorrentes. Isso é muito importante para definir novas maneiras de se adaptar às expectativas do mercado, aprendendo com novas ideias e até mesmo com possíveis erros alheios. Fortalecimento de parcerias Pode-se usar os recursos de resposta pública e de re-tweet para criar um senso de comunidade com seus parceiros. Se um fornecedor ou cliente começar uma conversa interessante ou até mesmo introduzir uma notícia interessante, procure interagir de alguma forma, respondendo, re-tweetando ou mesmo marcando como favorito. Isso garante uma rede de comunicação muito efetiva, que ajudará todos os envolvidos a alcançarem um público maior e melhor. Lembre-se sempre que a principal ideia do Twitter é criar relacionamentos em torno de assuntos em comum. Com esse conceito como guia, você verá sua estratégia nessa rede social trazer ótimos resultados para o seu negócio on-line!