A expressão pode parecer estranha, mas a essência dessa prática você provavelmente conhece. Community management consiste em, além de desenvolver estratégias e conteúdos para as redes sociais (ações atribuídas geralmente ao Social Media Manager), ser a voz da marca na internet, acompanhar resultados e levar a empresa a clientes que ainda não a conhecem.
As tarefas do Community manager, portanto, saem do espaço delimitado pelas redes sociais e podem incluir colaboração em outros sites do nicho ou com público parecido, métricas diferenciadas, monitoramento das menções à marca na internet e até mesmo a criação de uma persona para interagir diretamente com quem não é seguidor ou cliente.
Levar esse conceito para a realidade do seu negócio pode fazer maravilhas pelo seu marketing, pois permite a prospecção de quem se interessa, potencializa o branding, aprimora o relacionamento com o consumidor e diminui o impacto de crises de imagem na internet. Interessado? Confira algumas dicas práticas:
Planeje-se
Clichê, mas não podemos deixar de mencionar esse item. Planejamento é fundamental para qualquer tipo de projeto que você resolver iniciar em seu empreendimento, seja online ou offline. Ao contratar ou designar uma pessoa da sua equipe para Community Manager, considere:
-
Experiência em redes sociais;
-
Conhecimento prévio de branding e marketing em geral;
-
Habilidade de comunicação (leitura, interpretação e escrita);
-
Sociabilidade com o público;
-
Domínio ou facilidade para aprender a utilizar plataformas.
Feito isso, é preciso que o trabalho seja baseado em métricas: de engajamento, alcance ou mesmo o próprio ROI (Return on Investment). O ideal é que as publicações sigam um calendário que distribua temas em dias e horários variados, dependendo de quem sua empresa busca atingir.
Priorize formatos com maior interação
A internet se transforma a cada dia, enquanto os usuários tornam-se mais exigentes a respeito do que merece sua atenção e seu tempo. Isso significa que o posicionamento da sua marca deve sempre evitar a monotonia e ser mais interessante do que o da concorrência (todos os outros membros desse mar de informações).
Enquanto a abordagem do Community manager precisa ser dinâmica e direta ao ponto, os conteúdos divulgados em suas mídias sociais também devem se diversificar: aproveite links, produza vídeos e imagens, faça chamadas e calls-to-action convidativas, crie infográficos com dados relevantes e pergunte a opinião dos seguidores em toda oportunidade.
Explore canais alternativos
Sair do óbvio é importante ainda em relação aos lugares em que você está. É claro que os populares como Facebook, Instagram e YouTube merecem boa parte do seu investimento, mas por que não experimentar outras plataformas como o LinkedIn e o SlideShare?
Faça um brainstorm de quais redes atendem aos interesses do seu público-alvo, desenvolva uma estratégia especial para cada uma delas e experimente. Com o tempo, você pode usar ferramentas como o True Social Metrics e o Google Analytics para entender se elas estão gerando engajamento e tráfego para o seu site.
Insira-se no mundo
O próprio nome da prática diz: trata-se não apenas de marketing, mas de formação de uma comunidade. Embora seja preciso falar sobre seus produtos e serviços, o melhor é não ser “egocêntrico” e aproveitar para comentar fatos e notícias não necessariamente relacionados a eles.
Pense nas situações que seus seguidores e clientes em potencial vivenciam, acompanhe as tendências do seu ramo de atuação e até mesmo o que acontece em contextos parciais e globais. Analise qual será o posicionamento da sua marca em relação a tudo (incluindo os valores que espera transmitir) e faça comentários eventuais.
Gostou?
Nesse artigo, fizemos uma breve apresentação do Community management e por que é importante implementá-lo da forma certa no seu e-commerce. Para aprender mais, você pode conferir um e-book completo sobre o assunto. Já utiliza esse recurso? Compartilhe sua experiência conosco nos comentários!