Logo E-Commerce Brasil

O quão rápido tomamos decisões? Era o dia 5 de dezembro de 2012, enfrentamos um dos piores períodos da Nuvemshop

Por: Alejandro Vazquez

Co-fundador e Chief Commercial Officer (CCO) da Nuvemshop | Tiendanube, plataforma de e-commerce líder da América Latina. Argentino com alma brasileira, Ale é reconhecido como um dos principais profissionais de e-commerce do Brasil e lidera as estratégias comerciais e de ecossistema da empresa em nível global.

Você já parou para pensar o quão rápido toma suas decisões?

Procuramos capital ou vendemos? Adquirimos a empresa ou desenvolvemos internamente? Mudamos de fornecedor de infraestrutura ou mantemos o atual?

Era o dia 5 de dezembro de 2012 e já contávamos com mais de 1.000 clientes na Nuvemshop. Naquela data, em plena época das vendas de Natal, enfrentamos um dos piores períodos de inatividade da nossa história, ficando offline por 10 horas.

Durante esse período, comunicamos minuto a minuto aos nossos clientes o que estava ocorrendo. Uma vez resolvido o problema, ao menos temporariamente, prometemos traçar um plano detalhado de ação e comunicá-lo tanto aos nossos clientes quanto aos nossos parceiros.

Após 2-3 dias de análise detalhada da situação e definição de possíveis planos de ação, percebemos que o melhor caminho era mudar de fornecedor de tecnologia (servidores, base de dados, entre outros). Embora o projeto demandasse semanas, sabíamos que, além de aprimorar aspectos do nosso software, precisávamos de um parceiro de tecnologia mais eficiente. Naquela época, decidimos que, para o momento e os anos seguintes, a AWS seria a melhor opção (isso não é um jabá para a AWS, apenas contando nossa experiência).

Por que estou compartilhando essa história? Mudar de infraestrutura certamente não era o projeto que mais desejávamos priorizar, pois agregava pouco valor direto aos nossos clientes. No entanto, estava se tornando um gargalo para o desenvolvimento da nossa plataforma. Por isso, decidimos priorizá-lo, pois não conseguiríamos escalar mais sem resolver essa questão.

Às vezes, encaramos algumas decisões como portas que uma vez abertas, não podem mais ser fechadas. Mas na verdade, existem dois tipos de decisões:

1. Aquelas que abrem uma porta e é difícil ou caro fechá-la.
2. Aquelas que abrem e podem ser fechadas rapidamente e com baixo custo.

A maioria das decisões que tomamos na vida se enquadra no segundo tipo.
Podemos testar, explorar e, se não der certo, voltar atrás.

No entanto, existem algumas que são bem mais difíceis, a ponto de não podermos voltar atrás, como captar capital para seu negócio ou vender sua companhia; ou pedir demissão; ou adquirir uma companhia.

Migrar de infraestrutura pode parecer uma decisão do primeiro tipo. Certamente são complexas, mas podem ser revertidas. Às vezes, quanto mais cedo você mudar, menos complexo será no longo prazo.

E certamente, migrar de plataforma de e-commerce é uma decisão do segundo tipo também, ou pelo menos assim pensamos na Nuvemshop. Isso não significa que não deva ser feita com cuidado, e quanto mais cedo melhor. Se identificar que é um gargalo para o crescimento das suas vendas, melhoria da sua operação ou das finanças do seu negócio, precisa priorizar essa mudança. Idealmente, você nunca terá que fazer essa mudança, mas saiba que é possível fazê-la.

Como você enxerga? Na verdade, quase tudo na vida são decisões do tipo de porta que abre e pode fechar.