Apesar de vivermos um crescimento acentuado no e-commerce há quase uma década, muitas empresas ainda têm problemas na elaboração de um projeto que gere retorno. Digo isso porque, na maioria das vezes, os empresários concentram seus investimentos na escolha da plataforma, esquecendo outros componentes fundamentais para o sucesso deste projeto.
E quais são estes componentes?
RECURSOS HUMANOS
Uma das etapas mais importantes do projeto, principalmente pelo fato de não existirem nas estruturas internas das empresas – em especial na indústria – cargos e funções necessárias para a gestão de um projeto de e-commerce.
Além de um processo novo para o negócio, é necessário criar estruturas internas para atender a demanda. Um dos maiores erros é designar profissionais, muitas vezes sobrecarregados, para acumular com o desenvolvimento de um projeto de e-commerce.
Neste caso, o importante é dimensionar quais as necessidades de pessoal serão utilizadas para elaboração do projeto web. Além do e-commerce propriamente dito, é necessário investimentos na administração de redes sociais, em publicidade online, na categorização/descrição de produtos, operacionalizar a logística, bem como nas relações com os diversos fornecedores que compõem este ecossistema de negócios.
O empresário precisa definir quem será o gestor deste projeto, independentemente do setor no qual ele trabalha na empresa. Ou então, se será necessário contratar um profissional com experiência de mercado. Não existe um modelo ideal.
O importante é avaliar se há na empresa um profissional com conhecimento suficiente sobre todas as etapas referentes ao projeto e liderança natural entre os diversos setores da empresa. Ele será o principal elo de comunicação não só com as equipes internas, para uma correta execução, mas também com os diversos elementos externos necessários para o bom andamento do projeto.
Muitas vezes, a contratação de um profissional experiente no mercado digital antecipa, ao mínimo em um ano, o cumprimento das metas e expectativas deste projeto.
GESTÃO DOS PROCESSOS INTERNOS
Existe uma infinidade de ações internas para que o projeto web seja bem sucedido. Por esse motivo, é fundamental unir as diversas áreas da empresa desde o início da elaboração do escopo do projeto.
TI, Comercial, Marketing, Logística, Financeiro, entre outros, são elos importantes e devem ter a mesma sinergia, pois um dos erros mais comuns de um projeto digital é definir um setor responsável.
Os outros setores ficam “sabendo” o que irá acontecer, mas não participam ativamente no seu desenvolvimento. Na verdade, o projeto deve fazer parte do planejamento estratégico da empresa, e não somente de um setor.
Neste planejamento deve constar qual Modelo de Gestão Estratégica e Operacional será utilizado; se interno ou externo. Esta decisão deve levar em contato dois fatores: a capacidade da equipe interna e sua disponibilidade para assumir estas funções, uma vez que o mais importante é o resultado desta operação, e não quem a executa.
Muitas vezes, a decisão de terceirizar a gestão traz vários benefícios. O principal deles é a antecipação dos resultados, em virtude de não acontecer experiências que podem atrasar o resultado. Quando isso acontece, o sucesso é garantido. Do contrário, sempre existirão outras prioridades dentro das áreas, o que irá atrasar e, não raro, invalidar este projeto.
INTEGRAÇÃO COM FORNECEDORES
Após a definição do escopo do projeto, ou seja, união dos diversos setores e divisão das tarefas, o importante é definir que tipo de fornecedor será necessário para que todo o ecossistema de um projeto digital seja contemplado.
Não raro a seleção dos fornecedores ocorre por preço ou por “afinidades pessoais” de uma pessoa da equipe interna, e não pela capacidade e adequação deste fornecedor ao modelo adotado pela empresa. E o resultado será a interrupção do cronograma, por vezes prejudicial à conclusão e ativação do projeto.
GESTÃO DA COMUNICAÇÃO ONLINE
Durante o desenvolvimento da plataforma e integração com os diversos fornecedores necessários (meios de pagamento, segurança, data center, logística, etc.), é necessário a elaboração de um plano de comunicação digital, que irá prever quais ações serão necessárias, de modo que o projeto atinja as metas estabelecidas.
Neste plano devem ser definidos quais serão os Pontos de presença na web (www, mobile, app, quais redes sociais, etc.) e como será a comunicação da empresa nestes pontos.
A elaboração de um Plano de Mídia Online (onde, quando, como e quanto) permite projetar o alcance deste projeto e, consequentemente, o prazo para atingir as metas.
Por último, mas não menos importante, está a definição de como será feito o monitoramento e quais métricas serão utilizadas para se medir o alcance e a eficiência das ações propostas.
Uma das grandes vantagens da internet é a possibilidade de medição de toda e qualquer ação realizada, inclusive ações offline. Portanto, um projeto web bem sucedido é aquele que possui um monitoramento constante e uma análise dos resultados.
Para isso, voltamos ao 1º item, que é a capacitação da equipe interna ou a terceirização destes processos. Como podemos observar, um projeto web é muito mais que uma plataforma de e-commerce ou uma presença nas redes sociais.
Um projeto web deve ser parte integrante do planejamento estratégico de qualquer empresa. Para uma indústria de calçados, ou de qualquer outro segmento, é o caminho para fidelização da sua marca no mercado e para garantir sustentabilidade ao seu crescimento, consolidando-se como uma empresa inovadora e que investe de forma eficiente no seu negócio.