- O cliente compra o produto e não entra em contato com o setor de garantias. Mesmo assim, ele simplesmente retorna o produto para você, e ao chegar na sua empresa, você confere e está tudo funcionando. Daí começa a saga: você entra em contato com o cliente, que explica o que aconteceu. Você identifica que, na verdade, o cliente não sabe usar o produto (que é técnico), e precisa de um pouco de Google ou uma ligação para o suporte. Você informa que vai enviar um boleto do frete para reenviar o produto, já que o produto não apresenta defeito. O atendimento ainda é xingado ao telefone, por não ter dado uma faculdade de engenharia elétrica no manual, mesmo que ele (o cliente) não o tenha lido. O que você faz?
- Você vende um produto técnico, que pode ser programado conforme a aplicação que se deseja desenvolver. O cliente reclama que não tem o código para fazer o produto funcionar. É como comprar uma panela e querer o manual de como fazer quentão nela. Ora, panela serve para uma infinidade de possibilidades. O que você faz?
- Você envia o produto para o endereço do cadastro do cliente, ele chega para o cliente e retorna. O motivo é o número inexistente. Você entra em contato com o cliente, e ele manda foto, comprovando que existe sim o número. Hipóteses: o carteiro não viu, não quis entregar, tinha cachorro, ele colocou o número depois da reclamação, ele conhece o carteiro, etc. O que você faz? Envia novamente? Devolve o dinheiro ao cliente? Cobra do cliente? Envia novamente e o produto não é entregue?
- O cliente compra um batom de R$ 9,90. Você envia, mas quando chega para o cliente, ele alega que não gostou da cor, do tamanho ou de qualquer coisa, e quer devolver o produto dentro dos "7 dias de arrependimento". Hipóteses: ele abriu o produto usou; usou quase tudo; ou quebrou a embalagem. O que você faz? Aceita a devolução? Devolve o dinheiro do frete e do produto e perde tudo? Mata no peito, aceita a devolução e nega a garantia posteriormente? Corre o risco de um processo e perder mais?;
- Você envia o produto, ele chega, o cliente usa, queima, e devolve dentro dos 7 dias dizendo que não funcionou, porém você não tem como provar que ele queimou, apenas que testou antes do produto sair da loja. O que você faz?
- Seu produto tem manual feito por sua equipe, desenvolvido especificamente para o seu mercado e produto. Daí você recebe uma ligação pedindo a cópia do manual, porque o cliente perdeu o dele. Aí você pede o número do pedido e ou e-mail do cadastro, e no outro lado da linha, começa um monte de história triste. Ou seja, não comprou conosco e ainda quer obter as vantagens que o meu produto tem. O que você faz? Envia o manual? Diz que não tem em PDF? Recomenda que o cliente compre o produto?;