Sua empresa já passou pelo recorrente problema de ter e-mails enviados para a lixeira eletrônica? Ou de não receber grande retorno das mensagens com ofertas e promoções? Você não é o único. As principais dificuldades desse canal de comunicação são justamente a falha na entrega e a falta de interesse do consumidor em ler os e-mails enviados com periodicidade ou sem datas definidas.
Com essa limitação em mente, empresas de soluções desenvolveram suportes que se conectam via HTTP Post ou Webservice com servidores de negócios de e-commerce e respectivas transportadoras para captar informações de compra, entrega, promoções e descontos e enviá-los em textos curtos para os celulares dos consumidores interessados. Sem atrativo visual ou qualquer tipo de informação exclusivamente imagética, o principal benefício desse serviço reside na eficácia de transmissão da mensagem.
Isso acontece porque 96% das mensagens enviadas via SMS são lidas. Além disso, os serviços são cobrados pós-entrega. Ou seja, caso haja algum problema com a transmissão de dados, erros com o número de celular do cliente ou algo do tipo, o empresário receberá um aviso de falha e não será cobrado pelo serviço.
Se o negócio já lhe parece interessante, a possibilidade de redução de custos com call center – caso seu e-commerce possua – pode torná-lo ainda mais vantajoso. Com o “novo” modelo de comunicação, mais eficaz e ágil, é possível fazer as notificações de mediação da compra através de SMS. Ou seja, você avisa sobre a confirmação ou o acompanhamento da entrega pela mensagem. O resultado? É possível diminuir seu custo com o atendimento telefônico, demandando uma equipe mais enxuta.
Com clientes satisfeitos por receberem todas as informações sobre suas compras, status de entrega e promoções, é o momento de fidelizá-lo. As empresas que disponibilizam o serviço de comunicação via SMS ainda oferecem a opção de enviar mensagens de aniversário e outras datas comemorativas para que o empresário possa manter-se em contato com seu consumidor (e seja lembrado por ele!) mesmo fora do período de compras.
Vale lembrar do respeito ao cliente que não deseja receber este tipo de comunicado no celular. Por isso é muito importante elaborar uma opção em que o marketing de permissão, onde o cliente permite receber mensagens, seja bem clara e atenda as necessidades do cliente.
Conveniente, prático e compensatório, o uso de notificações por celular pode ser uma poderosa forma de comunicação entre comércios eletrônicos e seus clientes.