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Não brinque de e-commerce!

Por: Bruno Bastelli

Gerente de comércio eletrônico na UGB Ecommercetriz da Socialtriz Inovação. Desde 2010 trabalhando com e-commerce. Experiência e certificação em Web Analytics, além de palestrante e co-criador do Livro Online E-commerce do Planejamento aos Resultados da Socialtriz Inovação.

Futuro lojista de e-commerce: tenho certeza que, por diversas vezes, você já se viu tentado a empreender nesta área e, provavelmente, passou por todas as fases da ideação de negócio.

Talvez, inspirado por algum insight inovador, acreditou que poderia mudar o mundo. Mas você sabe, ainda que tenha toda a gasolina do mundo, se o carro não der partida, você não sai do lugar, fica parado!

Se você foi um pouco mais adiante depois da inspiração de empreender, certamente passou pela fase da vontade e se sentiu desafiado a fazer algo, mas não sabe por onde começar.

Depois, surgiu a ideia, e este momento é o pior para todo empreendedor.

Quando temos uma ideia, logo contamos para outras pessoas. Isso gera uma sensação boa, de que você está no caminho certo. Sendo assim, você se sente o rei do empreendedorismo. Sua família te idolatra, seus amigos acham o máximo e todo mundo ama sua iniciativa.

Mas logo passa!

Ao entender todas as necessidades reais ao colocar em prática esta ideia, você cai em um sentimento no qual tudo será difícil. Dessa forma, serão criadas incertezas em sua cabeça e o que era uma boa ideia, agora se transformou somente em medo e incerteza.

Muitos empreendedores param por aqui. Outros continuam. Uns da forma certa, outros da forma errada. Alguns conseguem sucesso, a maioria quebra.

O fato é: uma ideia sem execução não serve para nada! Elas não valem de nada até que sejam executadas por alguém. Mas, executar por executar basta?

E você que continuou, que teve uma excelente ideia, mas apenas executou, pulou etapas, não se planejou, foi no impulso e fez acontecer. Porém, quando ativa sua loja virtual, todos os amigos que achavam o máximo sua empreitada, não investem 1 real na sua nova empresa.

Mas por que? Você tinha uma ideia genial, você ia mudar o mundo e mesmo assim eles não compraram de você?

Problema

Parece clichê, mas um negócio precisa resolver um problema. Um produto precisa resolver uma dor. E se você não pensou em responder algumas dessas perguntas básicas:

  • Qual problema você está resolvendo?
  • Quem costuma ter esse tipo de problema?
  • Em que situação?
  • Como você vai ganhar dinheiro com seu negócio?
  • O que você está fazendo que ninguém fez?
  • Qual impacto positivo você causa no mundo e nas pessoas que consomem sua empresa?

Sinto muito em dizer, você vai fechar!

E quando falamos das perguntas, elas são bem básicas mesmo. Ou seja, não estamos falando de planejamento, plano de negócios, investimentos, entre outros itens fundamentais para criar uma empresa.

E agora, por não se planejar, você:

Criou uma empresa que a entrega demora mais de 20 dias. Seus amigos compram onde entregam em 2 dias úteis.

Montou um e-commerce e não tem margem para dar descontos. Seus amigos compram onde tem desconto!

Não consegue dar frete grátis. Seus amigos compram onde não se paga frete na entrega!

Agora eu te pergunto: quem está errado?

Você, que não estruturou corretamente sua operação, ou seus amigos, que estão buscando vantagens competitivas para tomar a decisão em uma compra?

Com base nas suas decisões de negócio, você entrará na lista das empresas que não passam do primeiro ano de vida.

E por que estou batendo nesta tecla?

Porque todos os dias recebemos contato de empresários frustrados com o varejo virtual, pois montaram uma loja por impulso e acharam que ela seria a salvação de todos os problemas.

Empresários que acharam que iriam faturar rios de dinheiro de forma rápida e fácil.

Isso não existe.

Tire da sua cabeça que ao ter um e-commerce o sucesso é garantido! Tire da sua cabeça que um e-commerce é apenas uma segunda renda ao seu trabalho.

Como resolver?

Um e-commerce é uma empresa, tem que negociar preços, fazer pedidos com fornecedores, entender o mercado, margens de contribuição, precificação e muitos outros processos.

Ao iniciar um projeto de e-commerce, seu papel como empreendedor será constituir uma abordagem eficaz para o seu novo negócio.

No momento que você começa a atuar na internet, tenha em mente que é um mercado totalmente novo. Agora, o Brasil todo é o seu concorrente, não apenas o seu bairro ou a sua cidade.

E se você não é unanimidade nem com seus amigos mais próximos, quem dirá com o Brasil inteiro!

Existem infinitos players com mais conhecimento e melhor posicionamento digital que você.

A sua empresa é nova. Você está fazendo mais do mesmo?

Como fazer diferente?

Infelizmente, muitas vezes nos deixamos levar por ofertas tentadoras de anúncios, e-books, vídeos, entre outros, que dizem como levar você para a glória máxima do e-commerce em apenas X meses, ou então faturar uma grande quantia sem muito investimento.

De fato, alguns deles podem até ajudar, mas saiba que não existe receita de bolo. A fórmula do sucesso não é igual para todo mundo.

Cada negócio é único, cada empresa possui uma forma de atuar, de falar com o cliente, com seu mercado e por aí vai. O que funciona para seu concorrente, não funciona necessariamente para você.

Não tente copiar o que seu concorrente faz, não vai dar certo!

Como ponto de partida, você precisa entender como empresas grandes empreendem. E por que isso é importante?

Simples, para você entender se dá ou não para nadar no mesmo mar que eles!

Pense como as grandes empresas

Grandes empresas não brincam em serviço, não entram para perder. Acostume-se com isso!

Eles entendem o mercado que estão atuando, fazem acontecer, portanto não esperam as coisas caírem do céu!

As grandes empresas sabem o nicho de atuação em que estão inseridas, entendem como podem melhorar o mercado que estão empreendendo, consequentemente, escalando cada vez mais suas operações.

Essas empresas entendem perfeitamente da persona e do cliente ideal. Elas possuem mix de produtos completos, possuem outras empresas vendendo em seus sites — via marketplace, precificam como mestres — essa é a guerra deles.

Elas fazem campanhas inteligentes usando tecnologia avançada, recuperam carrinho como ninguém, usam tecnologias para montar vitrines dinâmicas, visando sempre melhorar e personalizar ao máximo a experiência dos consumidores, trabalham com fretes inteligentes e muito mais!

Posso passar o dia todo listando os diferenciais dos grandes, eles chegaram lá.

E se você quer jogar esse jogo, brigar com os gigantes, não recomendamos. Afinal, você tem bala na agulha para bater de frente?

Passo a passo

Como primeiros passos para seguir corretamente, posso adiantar que você precisa escolher um nicho, sair da rota dos grandes!

Além do nicho, planejar-se, entender seu cenário atual, escolher soluções que vão te ajudar como um todo (plataforma, pagamento, entrega, promoções, integrações, tecnologia) e principalmente, trabalhar de forma estratégica.

Um e-commerce é como um cubo mágico, cada bloquinho deve se conectar com o outro, se encaixar, até que você consiga o resultado que está buscando. Se uma peça não está na cor certa, seu trabalho é voltar para o lugar correto, com paciência e sabedoria.

E, por fim, não pule etapas, isso não resolve nada!

Você já viu um carro saindo na quinta marcha?

Ignorar a primeira marcha, a segunda, a terceira, a quarta, não fará de você um sucesso por estar na última etapa — o que acontece com muita gente.

É necessário seguir o caminho correto, de etapa em etapa, marcha a marcha.

Do mesmo modo, se você começar certo, na primeira marcha e não trocar nunca, você vai ter sérios problemas.

Você não ganha velocidade – escala, e fica para trás, vendo outras pessoas te passando. Além do risco de quebrar.

Então, seu maior desafio como empreendedor é encontrar a cadência para empreender com sucesso e não ser mais uma loja que abre e fecha sem vender ao menos um pedido!

Sendo assim, ter o equilíbrio, entender que etapas precisam ser seguidas, que etapas não podem ser puladas, será o início do caminho de sucesso da sua loja e qualquer negócio que você tiver.