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Mudanças importantes da Americanas.com para sellers de seu marketplace

Por: Cláudio Dias

Co-founder e CEO da Magis5

Co-founder e CEO do Magis5, possui vasta experiência em varejo e e-commerce. Formado em Direito e com MBA, também tem uma formação consolidada em gestão e governança de empresas tech.

A Americanas continua a ser um dos maiores marketplaces do Brasil, mesmo com as turbulências dos últimos meses.

As mudanças são breves, mas importantes para os sellers. A maioria delas favorece o empreendedor e foram implantadas no último mês, mais especificamente no dia 9 de março, além de terem tornado a plataforma mais competitiva aos lojistas, como será mostrado neste artigo.

Submarino e ShopTime, integrantes do grupo Americanas, também passaram por alterações nas normas, as quais tornaram a operação mais simples para o vendedor.

Regras unificadas para Shoptime, Submarino e Americanas.com

Como já conhecido, o Americanas Marketplaces engloba três grandes e-commerces brasileiros, sendo eles: Americanas.com, Shoptime e Submarino, cada um com sua particularidade e força de vendas. Por exemplo, esse último citado com grande relevância no nicho editorial, englobando diversas editoras do mercado e popular em grupos e páginas de redes sociais que falam a respeito de livros.

As regras simplificaram as normas e atenderam a alguns pedidos dos sellers, portanto, podemos dividir essas alterações em três pontos:

– Preço
– Produto
– Promoção

Preços unificados na Americanas Marketplace

Quem vende na Americanas Marketplace, ou seja, na Americanas, Submarino e Shoptime, a partir da data informada (9 de março) não será mais possível diferenciar os seus valores entre tais canais. Ou seja, o valor dos itens será o mesmo nos três sites, tornando o cálculo mais fácil e, como é válido para todos os vendedores, trará impacto igual a eles.

Produtos em todos os sites da Americanas Marketplace

O seller não consegue, desde 9 de março, escolher entre Americanas.com, Submarino ou Shoptime para um anúncio de maneira individualizada. Inserir o produto em uma plataforma implica em comercializá-lo nos três sites. Como as políticas são iguais, a administração foi facilitada e o alcance da loja do seller é ampliada automaticamente, já que estará em três sites ao mesmo tempo, de forma mais simples.

E em relação às promoções?

As promoções também serão de adesão unificada. Dessa forma, se o seller participar de alguma condição especial do grupo, os produtos dos três sites serão impactados.

Mas e o que não muda para o vendedor?

Assim como citamos as alterações nessas normas, é preciso informar e destacar o que não muda e que pode, possivelmente, afligir vendedores ou mesmo consumidores:

As três marcas da Americanas Marketplace, continuam a atuar separadamente para o cliente final: ou seja, para o consumidor, continuará a existir três contas diferentes, com carrinhos e processos de expedição diferentes, o que valoriza, como dito antes, a força que cada uma possível isoladamente.

Pedidos continuarão a serem enviados separadamente: assim como dito no parágrafo anterior, o processo de expedição continuará a ser entregue separadamente para o consumidor final.

Americanas Empresas: a plataforma que tem suas vendas direcionadas a clientes corporativos, que compram via CNPJ, continuarão a ter processos individualizados, não sendo afetadas pelos três pontos citados antes.

Resposta à crise da Americanas S.A?

As mudanças podem refletir uma resposta à crise pela qual a Americanas S.A está passando ou mesmo por influência de outros concorrentes do mercado.

Afinal, o e-commerce precisa se manter atrativo, assim como outros marketplaces igualmente necessitam, para os sellers diante do impacto que as notícias negativas sobre a marca causou e de outros players que sucessivamente crescem e atraem empreendedores às suas plataformas.

Com uma lista grande de credores, com diversos fornecedores para as lojas físicas e comércio eletrônico inclusos, os sellers tornaram-se essenciais. A parceria com vendedores, mesmo que só no braço digital, é fundamental neste momento para o marketplace se manter em funcionamento e o grupo todo ganhar fôlego financeiro.

Em anos anteriores, já tivemos alterações nos subsídios de frete e simplificação dos processos na Americanas Marketplace que refletiram melhorias interessantes para os vendedores.

Respostas à dinâmica de mercado

Não foi apenas a Americanas que mudou as regras. O maior marketplace do Brasil, o Mercado Livre, também opera com novas normas desde 21 de março. Avaliamos as alterações como uma resposta ao contexto geral para continuar interessante frente à grande presença de players asiáticos, como Shopee, AliExpress ou mesmo Shein que está crescendo no mercado brasileiro.

O Meli está investindo em uma melhor experiência de compra para o shopper. Por isso, as sua mudanças tornaram as regras para ranqueamento mais rígidas.

As mediações do marketplace devem se restringir a 0,5% e o seller não pode cancelar mais de 1% das vendas para manter-se bem posicionado no ranking interno de buscas. O número de vendas para o Mercado Platinum cresceram 280%. Outros detalhes dessa mudança estão neste outro texto em que explicamos tudo.

Conclusão: como o seller deve se adequar às mudanças?

Para as mudanças do Americanas Marketplace, o maior cuidado deve ser com a precificação, havia, as três marcas agora estão unificadas, o que não permitirá alterações unicamente em cada plataforma.

Assim como em outras matérias, é válido utilizar planilhas que calculam o valor automaticamente ou ferramentas que auxiliam o empreendedor, e, isso, considerando não somente a Americanas Marketplace, mas outros marketplaces, que possuem comissões diferentes. No final, o fundamental é manter a lucratividade e a saúde de seu negócio.

Tanto as alterações da Americanas quanto do Meli reforçam a importância da experiência do cliente e da simplificação de processos.

Assim, deve-se caprichar no atendimento, logística, no investimento em organizar sua operação e outras áreas que um negócio como um todo. Usar ferramentas que diminuam erros em seus processos se torna cada vez mais fundamental, além da contínua análise do empreendimento nos mais diversos marketplaces em que o vendedor está inserido.

Diante de tais alterações, há pontos positivos para os vendedores, que podem se beneficia ao vender em múltiplos canais de vendas, seja em diferentes marketplaces, em sua loja virtual etc. Todavia, igualmente, é preciso direcionar o seu olhar a melhorias constantes de seu negócio para continuar a crescer perante a um mercado tão competitivo.