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Melhore sua conversão com auxílio do UX

Por: João Paulo Arraes

CFO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais Magento. Além disso, é especialista em AdWords, Digital Marketing e UX.

Ferramentas e softwares criados para o e-commerce tem sempre um objetivo comum: aumentar a taxa de conversão de vendas do empreendedor que os contratam. Muitos desses auxílios preparam sua loja virtual para que ela se destaque das concorrentes: é o caso de softwares de precificação e serviços de blindagem. Mas poucas melhorias são baseadas, de fato, no comportamento do seu consumidor – e não do consumidor de e-commerce em geral. Além dos upgrades que podem ser realizados sem se basar em dados de pós-venda, personalizar seu aperfeiçoamento comercial, a partir de impressões desenvolvidas na experiência de compra, é garantir resultados efetivos.

É nesse ponto que surgem as soluções UX (User eXperience). Como o próprio nome já diz, são melhorias baseadas na experiência do usuário. A palavra-chave para esse tipo de melhoramento é usabilidade. A usabilidade define a facilidade com que as pessoas realizam uma tarefa. No contexto do e-commerce seria a simplicidade com a qual uma operação é desempenhada pelo consumidor. Como a busca de um produto ou a criação de cadastro para compra.

Como funciona?

Ao contratar o serviço de UX, serão realizados diferentes testes em sua loja virtual a fim de encontrar erros em layout, busca, carrinho de compras, detalhe de produtos, código fonte, SEO, etc. Mas, não pense que ele “apenas” te mostra o que não anda bem em diferentes partes do e-commerce, há ainda a sugestão de ajustes – que podem ser efetuados pela própria equipe contratada para checar a usabilidade – e wireframes que facilitem a navegação para o consumidor.

O UX é mais do que um software, porque ele não trabalha com o aprimoramento de apenas uma seção do seu e-commerce. Essa solução checa as partes a fim de construir um todo melhor. A intenção do UX não é emitir selos de certificação ou expor a utilização dos serviços dele, mas fazer com que o cliente tenha uma experiência de compra assertiva e satisfatória. Fazer com que o cliente chegue até o produto desejado ou crie desejo por um produto e finalize a compra sem qualquer tipo de complicação ou insegurança é o objetivo do UX.

Trabalhar com UX é mais do que melhorar o design ou ter um bom recurso de busca. Os profissionais responsáveis por adaptar sua loja virtual ao usuário devem interligar todas as ações a fim de que a página trabalhe levando seu cliente ao ponto desejado por ele. É alinhar as métricas do Analytics com a busca interna, com o eye-tracking, com a funcionalidade, com a compatibilidade de dispositivos e assim em diante.

Sente que os softwares contratados já fizeram bastante pelo seu e-commerce, mas ainda falta algo para que ele ande redondinho e suba a porcentagem de conversão? Converse com um profissional com conhecimentos de UX.