A intenção de pesquisa tem uma importância muito grande para SEO, principalmente porque o Google passou a se concentrar nas jornadas de pesquisa dos usuários para oferecer os resultados que eles desejam.
Antes de inserir as técnicas de SEO em seu site ou blog, é necessário fazer um bom planejamento. Isso porque é fundamental escolher as palavras-chave adequadas, conseguir links de qualidade, produzir conteúdo relevante, entre outras técnicas que irão ajudar o seu público-alvo a encontrar sua marca.
É importante deixar claro que as jornadas de pesquisa são baseadas na intenção e no contexto do usuário. Portanto, no caso do Google, ele considera se o usuário pesquisou ou não essas informações anteriormente para fornecer resultados que correspondem à sua posição na jornada do consumidor.
Com isso, o Google não apenas mostra os resultados de pesquisa mais precisos, mas também ajuda a levar o usuário ao caminho da conversão. Mas o que exatamente é a intenção de pesquisa e como ela conecta as empresas com os usuários certos? Vamos te explicar!
O que é intenção de pesquisa e qual é sua importância para o SEO?
A intenção de pesquisa concentra-se nas necessidades, vontades, comportamentos, desejos e sentimentos dos usuários conforme eles utilizam os mecanismos de pesquisa. As empresas podem antecipar essa intenção do usuário com base em consultas de pesquisa, que indicam sua posição na jornada do consumidor.
Quem investe em SEO no marketing digital deseja que seu site apareça nas primeiras posições dos resultados de pesquisa relacionados ao seu negócio. A otimização das páginas do site é importante, mas o seu público-alvo precisa estar pesquisando esse conteúdo, caso contrário, todo o seu trabalho não conseguirá obter os resultados que você deseja.
No entanto, ao entender quais termos de pesquisa o seu público-alvo está usando e como isso se alinha com o objetivo de pesquisa, você pode criar um conteúdo que se destaca para os consumidores em todas as etapas do ciclo de compras.
Não importa onde os usuários estejam em sua jornada, seu conteúdo será exibido nos resultados de pesquisa, pois irão responder com precisão às consultas do seu público-alvo.
Por exemplo, a consulta de pesquisa “como criar uma planilha” revela que o usuário está procurando informações; enquanto a consulta de pesquisa “comprar software de planilha” mostra que o usuário já está decidido a realizar uma compra.
A intenção de pesquisa está organizada em três categorias, que são:
- Informacional, como as pesquisas de instruções;
- Transacional, como a busca “comprar X produto”;
- Navegacional, como pesquisas diretas por procura de uma marca, produto ou serviço.
Sabendo mais sobre as categorias de intenção de pesquisa
Agora que você já sabe por que a intenção de pesquisa é fundamental para o SEO, vamos falar mais sobre cada uma das três categorias para que você possa entender como elas podem se encaixar na sua estratégia de pesquisa.
Categoria Informacional
Os usuários que fazem parte deste grupo estão nos estágios iniciais de sua jornada de pesquisa. Eles podem estar pesquisando tópicos, procurando por inspirações ou tentando obter informações de instruções.
Os termos de pesquisa são mais genéricos, sem a utilização de nome de marca e voltados para a descoberta. É importante que você saiba que nesta fase, os usuários podem nem saber da existência da sua marca ou o que ela oferece como solução.
Ao escrever conteúdo para pesquisas informacionais, considere a melhor maneira de responder à pergunta ou necessidade do usuário. As conversões nesse estágio são mínimas, portanto você não precisará usar uma abordagem de venda.
O importante é fazer com que seu site apareça como uma opção para os usuários que estão nesse estágio inicial. Para fazer isso, você deve fornecer informações úteis e informativas.
Categoria Transacional
Quando os usuários estão no estágio transacional da jornada do comprador, eles estão prontos para fazer uma compra. Eles concluíram sua pesquisa, fizeram análises, verificaram recomendações e agora é apenas uma questão de fazer a transação final.
Se isso significa fazer um pedido ou se inscrever para a uma avaliação gratuita, irá depender da sua estratégia de negócio, mas a pesquisa de palavras-chave irá revelar quais termos você poderá segmentar.
Ao escrever conteúdo para os usuários no estágio transacional da jornada, lembre-se de que o objetivo final são as conversões. O conteúdo da página pode ser mais curto e conciso, com fortes apelos à ação (CTAs). Também convém incluir depoimentos para mostrar para os usuários porque os consumidores escolheram sua marca.
Categoria Navegacional
No estágio navegacional, os usuários estão cientes da sua marca e têm um destino em mente: o seu site. Os termos de pesquisa também mostram isso porque são diretos e específicos, com nome da marca, por exemplo.
Com a intenção de pesquisa navegacional, não precisamos nos preocupar com o reconhecimento da marca. Neste momento, o importante é ocupar o máximo possível de espaço nos resultados de busca, incluindo anúncios pagos, tráfego orgânico e perfis de mídias sociais, para que os consumidores não tenham dificuldade em encontrar sua marca quando a procurarem.
Quais devem ser os seus próximos passos
Agora que você já sabe o que é a intenção de pesquisa e como ela afeta o SEO, sua próxima tarefa é fazer pesquisa de palavras-chave. Para isso, é importante que você considere quantas pessoas estão pesquisando por palavras específicas — que estejam relacionadas ao seu negócio —, como é a concorrência e como elas se alinham à intenção dos usuários.
Depois de fazer a definição das palavras-chave, você poderá agrupá-las nas três categorias de intenção de pesquisa e começar a produzir seu conteúdo otimizado, para que assim você apareça em todos os estágios da jornada para a conversão de venda.
Gostou das nossas dicas? Esperamos que agora você as coloque em prática e consiga atingir os resultados que deseja!