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Seis integrações que não podem faltar na sua loja virtual

Por: Lucimara Leandro

Jornalista que ama escrever e ouvir histórias. Produtora de conteúdo no Melhor Envio, plataforma responsável por simplificar a cotação de frete e ajudar milhares de lojistas a reduzir os custos com serviços de envio.

Para quem vê de fora, possuir uma loja virtual parece uma tarefa simples. Afinal, é só cadastrar os produtos, esperar o cliente fazer o pedido e enviar a encomenda. Mas quem empreende sabe que não é assim. Manter um e-commerce em pleno funcionamento requer muito esforço, dedicação e pode custar caro.

Porém, é possível melhorar o desempenho da sua equipe, diminuir custos e otimizar as vendas do seu negócio. Quer saber como? Continue a leitura e conheça seis integrações que podem fazer isso e muito mais pelo negócio.

De modo geral, as integrações fazem a transmissão de dados entre o seu e-commerce e softwares externos.

Principais vantagens das integrações para e-commerce

De modo geral, as integrações fazem a transmissão de dados entre o seu e-commerce e softwares externos. Como esse processo de troca de informações acontece de maneira automatizada, você garante o pleno funcionamento das operações e diminui as possibilidades de erro.

Outra vantagem das integrações é a redução de custos. Como essas ferramentas realizam várias atividades automaticamente, você e sua equipe conseguem direcionar esforços para demais áreas que, de fato, exijam o trabalho humano.

E como podemos imaginar, a ausência desse tipo de solução pode causar inúmeros problemas na rotina de quem vende pela internet. Portanto, se você ainda não utiliza nenhuma integração, vamos mostrar seis opções essenciais que a sua loja virtual deveria ter.

Seis integrações essenciais para o seu e-commerce

CRM

Sistemas CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, em tradução livre) são fundamentais para qualquer e-commerce. Com um bom CRM de vendas, você é capaz de prever as necessidades dos seus consumidores e leads, criar personas e aprimorar a jornada de compra da sua clientela.

Gateways de frete

Se você precisa otimizar a logística do seu negócio e reduzir custos, faça a integração com algum intermediador ou gateway de frete o quanto antes. Além de economizar no preço dos envios, essas ferramentas ajudam a agilizar a cotação e a geração de etiquetas de envio.

O uso dessas plataformas também garante maior precisão durante o cálculo do frete, com uma calculadora de fretes online que faz a simulação automática a partir dos dados inseridos.

Algumas plataformas de intermediação ainda oferecem serviços extras como rastreio automático das encomendas, algo muito importante para a segurança de clientes e lojistas.

Outro benefício de fazer a integração com um gateway de frete é o acesso irrestrito a diferentes transportadoras e formas de envio. Dessa forma, fica mais fácil garantir entregas com condições mais competitivas.

Ferramentas de marketing digital

Vamos considerar que você possui uma base de 505 contatos. Agora, imagine enviar sua campanha de e-mail marketing para cada pessoa da lista separadamente. Bem, você até pode fazer isso, mas provavelmente vai perder tempo e dinheiro. Nesse caso específico, conectar sua loja virtual com alguma plataforma de automação de e-mail seria suficiente para otimizar a rotina.

Já quem precisa aumentar a presença digital pode recorrer às soluções que tenham funcionalidades como SEO, construção de landing pages, marketing de conteúdo ou de monitoramento e performance. Existe uma infinidade de integrações de marketing digital e cada uma cumpre uma função específica. Tudo que você precisa fazer é escolher as que atendem às suas necessidades.

Gateways ou intermediadores de pagamento

O mesmo cuidado que você tem na hora de diversificar as opções de frete do seu e-commerce vale para os meios de pagamento. A lógica é a mesma. Ou seja, quanto mais opções (Pix, boleto bancário, cartão de crédito, débito etc.), maiores são as chances de o cliente finalizar a compra.

Além disso, esse tipo de integração agiliza o processo de aprovação dos pagamentos e, dependendo da ferramenta, você ainda pode negociar taxas diretamente com as operadoras de cartão ou com as instituições bancárias. A segurança também é um ponto positivo, pois os clientes não precisam ser direcionados para sites externos para concluir o pagamento.

Hubs

Se você vende via marketplaces, considere fazer a integração com algum hub. Isso porque algumas soluções funcionam de forma totalmente integrada. Assim, você consegue gerenciar todas as vendas, cadastrar ou remover itens do estoque de todos os marketplaces de uma única vez, sem precisar alterar as informações em cada plataforma. Alguns hubs também oferecem soluções como: replicar promoções em várias contas ao mesmo tempo e acompanhar chamados de atendimento por meio de um único canal.

ERP

Por meio do ERP (Enterprise Resource Planning ou Planejamento de Recursos Empresariais), é possível controlar diferentes áreas do negócio, desde o estoque até o setor contábil, por exemplo. Tudo vai depender das necessidades do seu e-commerce.

Além disso, o ERP pode ser usado tanto na loja física quanto virtual, o que é muito vantajoso para quem opera em ambos os canais e precisa integrar todas as informações.

Leia também: A importância da integração logística descomplicada para o e-commerce