Logo E-Commerce Brasil

Melhor Rastreio: plataforma gratuita faz a automatização do acompanhamento de entregas

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Já ouviu falar no Melhor Rastreio? Desenvolvida pelo Melhor Envio, essa solução automatiza e simplifica a gestão do rastreio das encomendas para que lojistas possam manter seus clientes sempre atualizados sobre o trajeto dos seus pacotes.

Mais de 11,5 milhões de brasileiros realizaram sua primeira compra online em 2020, conforme dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Esse volume soma-se a milhões de consumidores que já têm esse hábito e está criando um mercado pulsante que faz com que serviços como o rastreamento de encomendas passem a se tornar essenciais.

Um rastreamento de encomendas eficaz melhora a experiência de compra do usuário e tranquiliza-o com a certeza de que a encomenda está a caminho. Para pequenos e médios negócios – que ainda estão construindo a força de sua marca – este serviço acaba se tornando um grande aliado para ajudar a garantir a satisfação e fidelidade do cliente.

Neste sentido, o Melhor Rastreio permite ao lojista gerenciar um elevado volume de rastreamentos de encomendas em uma mesma plataforma, centralizando as informações de rastreio e facilitando tanto a gestão dos produtos a serem entregues quanto daqueles que já chegaram ao seu destino.

Melhor Rastreio: simples, gratuito e eficiente

Quando um lojista usa o Melhor Envio, ele tem acesso a uma calculadora de fretes que mostra as opções mais vantajosas para o trecho pesquisado. Agora imagine que ele tem quatro encomendas para despachar e cada uma delas vai ser enviada por uma transportadora diferente. Como acompanhar o rastreio desses pacotes sem complicações? Simples, basta usar o Melhor Rastreio!

O Melhor Rastreio é um serviço gratuito do Melhor Envio que permite que o lojista faça o rastreio de diversas encomendas em um mesmo lugar. A plataforma realiza rastreios de quatro grandes transportadoras brasileiras: Correios, Jadlog, LATAM Cargo e Azul Cargo Express.

Usando o Melhor Rastreio, o usuário pode configurar alertas que serão enviados ao seu e-mail toda vez que o status de uma encomenda for atualizado pela transportadora responsável. E mais: ele também pode configurar esses alertas para o e-mail do cliente que fez a compra.

Para usar o Melhor Rastreio, é preciso acessar o site da plataforma e fazer um novo cadastro. Depois disso o lojista já pode registrar os códigos de rastreio que serão monitorados e criar os alertas. É tudo automatizado e simples de usar.

Ao entrar na plataforma, o lojista vai reparar que no painel de gerenciamento aparecem três colunas de pedidos: ativos, entregues e histórico. Dessa maneira, além de monitorar os pedidos em curso, também é possível consultar aqueles que já foram entregues.

No Melhor Rastreio, é possível cadastrar e acompanhar códigos de rastreamento de qualquer pedido, inclusive aqueles cujo frete não foi contratado pelo Melhor Envio. Basta que o código pertença a uma das quatro transportadoras integradas.

Viu como é fácil? Para esclarecer quaisquer dúvidas em relação ao Melhor Rastreio e outros serviços do Melhor Envio, basta entrar em contato pelo chat disponível na plataforma.

Por que rastrear encomendas é importante?

Quando o lojista se preocupa em manter o consumidor a par do caminho de sua encomenda do momento do despacho até a entrega, ele está contribuindo para reduzir a ansiedade do cliente, melhorar sua experiência de compra e aumentar os índices de satisfação e a avaliação positiva do e-commerce.

De acordo com a pesquisa Comportamento do Consumidor no E-commerce, feita pela Opinion Box, 52,5% dos consumidores consideram que os comentários e avaliações deixados pelos clientes nas páginas são decisivos para a compra. Outro dado da pesquisa mostra que 59% dos entrevistados não voltariam a comprar em sites que tiveram problemas.

Neste sentido, buscar meios como o Melhor Rastreio para que o cliente receba informações sobre cada atualização de status de seu pedido contribui tanto para que ele volte a comprar quanto para que sua boa experiência de compra incentive outras pessoas a se tornarem clientes.

Além disso, para os negócios que estão começando, manter transparência e eficiência no rastreamento de produtos dá ao cliente a segurança de que ele precisa para voltar a comprar, ajudando a construir a confiança e a boa reputação do negócio.

Por todos esses motivos, usar o Melhor Rastreio é a melhor opção para garantir o gerenciamento simples, eficaz e gratuito dos rastreios das encomendas de e-commerces de todo o Brasil. Tudo isso em um lugar só!

Leia também: Procon-SP notifica Facebook sobre nova política de privacidade no WhatsApp.