Logo E-Commerce Brasil

A importância da integração logística descomplicada para o e-commerce

Por: Bruno Tortorello

Com mais de 21 anos de experiência na área de logística e distribuição, Bruno Tortorello é um dos executivos mais destacados do setor. Graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da USP, com especialização em Administração pela FGV e MBA em Gestão Internacional pela FIA, Tortorello foi presidente da Total Express e, anteriormente, liderou áreas comerciais e operacionais do braço logístico do Grupo Abril. Chegou na Jadlog com a missão de alavancar as vendas e os negócios por meio das operações do e-commerce e do fortalecimento do negócio B2B de pequenas encomendas, contribuindo para que a transportadora alcançasse o faturamento de R$ 1 bilhão em 2020.

A qualidade e a agilidade das entregas do e-commerce são aspectos sempre em voga e cada vez mais exigidos pelo mercado. Sob essa perspectiva, a integração logística, que é a troca de informações entre os sistemas do embarcador do e-commerce e o da transportadora, ganha importância e precisa de aprimoramento contínuo, a fim de atender a varejistas eletrônicos de todos os tamanhos da forma mais simples possível.

A escalada do e-commerce nos últimos dois anos, impulsionada pela necessidade da migração do varejo para a internet durante a pandemia, trouxe uma infinidade de novos produtos às prateleiras virtuais e mais oportunidades de negócios para as transportadoras. Por isso, elas estão investindo em suas próprias infraestruturas tecnológicas. A ideia é atender à alta procura por serviços de entregas, e o primeiro passo nesse sentido é viabilizar a integração logística para o início da prestação de serviços.

A integração logística é a troca de informações entre os sistemas do embarcador do e-commerce e o da transportadora e tem ganhado importância.

Desmistificando a integração logística

Atentas ao que pode ser um empecilho para novos negócios, por conta da falta de informação e de estrutura tecnológica de uma boa parcela de embarcadores, as transportadoras miram seus holofotes na desmistificação de todo o processo de integração logística, oferecendo diferentes alternativas para que os varejistas contem com soluções descomplicadas dos parceiros para efetuarem as entregas e as coletas de encomendas.

Atualmente, as soluções de integração logística atendem com facilidade e agilidade a embarcadores de qualquer tamanho, permitindo também a cotação do frete, a checagem da situação da encomenda e a confirmação da entrega. O fluxo de comunicação disponibilizado pelas transportadoras inicia o processo desde a retirada até a entrega da encomenda, além de poder gerar faturas e cobranças.

Formas de integração logística

A integração logística pode ser feita por arquivos, e-mail, plugin ou por um sistema Embarcador API. Se for por arquivos, as trocas de informações ocorrem por meio de arquivos textuais estruturados, com formatos bem definidos, de forma manual, em que o usuário realiza as tarefas no sistema, ou de forma automatizada, quando são utilizados robôs ou programas em todas as etapas.

Na solução via e-mail, o embarcador envia um conjunto de arquivos XML compactados, correspondente às suas Notas Fiscais Eletrônicas, para que a transportadora processe automaticamente as notas. Nesse modelo, a transportadora processa os e-mails que chegam já gerando os pedidos no sistema próprio de logística de cargas fracionadas.

A forma plugin de integração logística permite que diferentes soluções de e-commerce interajam diretamente com o sistema do parceiro transportador. O uso dessa modalidade facilita o processo para os embarcadores que já possuem suas próprias lojas digitais. Isso porque as transportadoras conseguem disponibilizar módulos de extensão e plugins para diversas plataformas de e-commerce como Vtex, Nuvemshop, Woo Comerce, Magento e Intelipost, de forma aberta e livre.

Já na integração via API (Interface de Programação de Aplicações), o sistema do embarcador interage diretamente com o sistema do operador logístico na internet.

Inovações trazidas pela integração logística

Além das facilidades e dos benefícios dos processos e plataformas, a integração logística faz com que o embarcador passe a ter acesso aos diversos serviços inovadores de entregas e coletas das transportadoras. Fazem parte deles as soluções tecnológicas que melhoram a experiência do delivery, como as ferramentas que interagem com o consumidor, avisando o horário de entrega da encomenda, com acuracidade de até uma hora do informado. Esse tipo de notificação avançada está elevando a taxa de sucesso da primeira tentativa de entrega e aprimorando a jornada de compra online.

As soluções OOH (Out Of Home, Fora de Casa, na tradução do inglês), que representam uma alternativa ao home delivery, também fazem parte desse rol de serviços inovadores, pois englobam os lockers e os PUDOS (os pontos de Pick up e Drop off), que permitem retiradas e depósitos de encomendas em pontos comerciais parceiros das transportadoras, localizados próximos do trabalho ou residência. Ampliam fortemente as vantagens para embarcadores, sellers e consumidores, e são soluções mais econômicas e sustentáveis.

Considerando que as vendas pela internet tendem a crescer ainda mais, é fundamental, portanto, que a integração logística ocorra de maneira descomplicada e que suas plataformas sejam constantemente aprimoradas, para atender a embarcadores de todos os tamanhos e, ao mesmo tempo, colaborar com o sucesso das coletas e entregas do e-commerce.

Leia também: Desafios, oportunidades e tecnologia no setor de entregas de última milha