Logo E-Commerce Brasil

Influenciador ou criador de conteúdo?

Por: Pedro Padis

Atuando desde 2010 com mercado digital, e-commerce e omnichannel, Pedro Padis é atualmente CEO e Sócio da Gourmetzinho Alimentos, empresa especializada em alimentação infantil congelada. Com histórico de head de E-commerce do Grupo Aste, coordenou grandes operações de marcas globais como New Balance, Kipling, Diesel entre outras. Ainda traz denso background em varejo, tendo passagens por Dia% e Walmart

Com cada dia mais força, o marketing de influência vem se tornando uma estratégia popular para as marcas alcançarem seu público-alvo de maneira orgânica e eficaz. Contudo, muitas vezes há uma confusão sobre o que é um “influenciador” e o que é um “criador de conteúdo”. Embora ambos desempenhem um papel importante no marketing de influência, existem diversas diferenças entre eles.

Confira uma análise do que é um influenciador e um criador de conteúdo e avalie qual deles pode ajudar o seu negócio a alavancar as vendas.

Os influenciadores, normalmente, são indivíduos que têm uma grande base de seguidores em suas redes sociais e têm a capacidade de influenciar as opiniões e os comportamentos de seus seguidores. Eles podem ser ou não especialistas em um determinado nicho, como moda, beleza, fitness, viagens, dentre outros. Os influenciadores têm uma presença forte nas redes sociais e são capazes de criar um ambiente atraente para o produto que estão divulgando e conseguem envolver seus seguidores.

Hoje, se fala bastante de uma tendência de se trabalhar com pequenos influenciadores. Ou seja, uma personalidade que está nas mídias sociais, sem ter, no entanto, uma base de seguidores tão grande. Por outro lado, argumenta-se que esse tipo de influenciador é capaz de construir conteúdo mais próximo do seu público, conseguindo, assim, um maior engajamento em suas redes. É nesse ponto que os conceitos começam a se misturar.

Os criadores de conteúdo, de outro lado, já são indivíduos que produzem e compartilham conteúdo original em várias plataformas, como blogs, YouTube, podcasts e redes sociais. Eles são conhecidos por sua criatividade, originalidade e habilidades de produção de informação além de, normalmente, especializarem-se em determinados tipos de temas. Os criadores de conteúdo podem não ter necessariamente uma grande base de seguidores, mas são valorizados por sua autenticidade e originalidade.

O que se pode destacar entre as principais diferenças entre influenciadores e criadores de conteúdo é o foco da divulgação. Os influenciadores geralmente estão mais preocupados em promover produtos e marcas, de preferência, dentro do seu estilo de vida. Enquanto isso, os criadores de conteúdo estão mais focados em criar conteúdo de qualidade e envolvente para seu público, seu nicho escolhido, podendo fazer publicidade se assim for conveniente à informação. Em uma comparação bem rasa, os influenciadores poderiam ser vistos como uma extensão do marketing tradicional, enquanto que os criadores de conteúdo são mais vistos como artistas, esportistas ou personalidades que têm uma atividade paralela.

Outra diferença importante é a forma como eles monetizam seu trabalho. Os influenciadores muitas vezes são pagos por meio de parcerias com marcas, que promovem produtos ou serviços em troca de remuneração. Os criadores de conteúdo, por outro lado, podem monetizar seu trabalho por meio de anúncios em seus canais, patrocínios, vendas de produtos ou serviços próprios, dentre outras formas.

Além disso, os influenciadores tendem a ter uma presença mais forte nas redes sociais, enquanto que os criadores de conteúdo podem ter uma presença mais diversificada em diferentes plataformas. Um dos pontos mais relevantes na minha opinião, é sobre os influenciadores poderem se concentrar em construir uma imagem pessoal forte e se tornarem uma referência em seu nicho, ao passo que os criadores de conteúdo podem se concentrar mais em contar histórias e criar um vínculo emocional com seu público.

Em resumo, embora influenciadores e criadores de conteúdo compartilhem algumas semelhanças, como a capacidade de alcançar e influenciar um público, existem diferenças distintas entre eles. Ambos desempenham um papel importante no marketing de influência e podem ser valiosos para as marcas, dependendo de seus objetivos e estratégias de marketing. Se você me pedisse um conselho, caso você tenha uma marca ainda em formação, eu diria para investir em criadores de conteúdo. Transmitem mais verdade e normalmente têm uma conexão mais genuína e fluida com a marca ou produto. Caso sua marca já seja consolidada, vale a pena mesclar os dois tipos de divulgação, até porque, enquanto os influenciadores são um “tiro de canhão”’, o criador de conteúdo é aquele sniper que certamente atingirá seu público desejado.