Depois que a loja virtual é lançada, a preocupação é outra. As atenções são dirigidas para performance em vendas, geração de trafego qualificado, aumento da conversão de vendas, elevação de ticket, recompras etc. Muito pode e deve ser feito pós lançamento da loja virtual. É um trabalho continuo e analítico na busca pela eficiência, então uma boa parceira se faz necessário entre varejista e fornecedor da Plataforma.

A importância dos serviços prestados pós implantação da loja virtual
Pensou em migrar de Plataforma de E-Commerce ou então iniciar uma startup para lançar a loja virtual? Perfeito, então você terá de avaliar diferentes soluções e fornecedores que vão tirar seu projeto do papel e executar os serviços de instalação ao longo dos meses.
Imagino que você avalie características técnicas da Plataforma de E-Commerce, robustez da solução, capacidade de escalabilidade, performance da operação, aderência do seu projeto a Plataforma, design, SEO, integrações com ERP/Back-Office, integrações com o ecossistema, custo do projeto, prazo do projeto etc.
Agora você já pensou no conjunto de serviços pós implantação como: suporte as dúvidas, evoluções customizadas, atualizações e atendimento a anomalias da Plataforma e do ecossistema integrado a loja virtual?
Onda 1 e Onda 2
Este portfólio de serviços pós implantação é designado “Onda 2”. Enquanto a “Onda 1” é responsável pelas atividades de criar, desenvolver e instalar o E-Commerce, onde tudo tem data para começar e terminar, a Onda 2 é responsável por manter a operação de E-Commerce no ar e garantir a evolução da operação e do negócio. Com essa visão modular, fica claro enxergar a importância das atividades pós- implantação do E-Commerce.
Diferente da Onda 1, a Onda 2 tem longa duração (18, 24, 36, 48... meses) e o relacionamento entre o varejista e o fornecedor da Plataforma de e-Commerce será colocado a prova.