Pretendo aqui neste artigo, colocar em nosso mundo digital o assunto mais comentado nas rodas de bares dos últimos tempos e que certamente se manterá por algum tempo, a crise econômica na qual estamos vivendo. Vou trazer para o nosso universo de e-commerce e mercado digital “alguns conselhos” com a visão prática de como podemos manter, ganhar e enxergar oportunidades diante deste cenário. Muita mágica no e-commerce é prometida ou conceituada, se me permitem vou aqui ser extremamente empírico.
Primeiramente nunca tome medidas radicais como cortar investimentos de mídia tradicionais no seu e-commerce, reduzir funcionários na operação, corte de parceiros, declínio na entrada de novos projetos e frentes. Manter os pilares da estrutura de seu negócio somado a práticas de fidelização de seus clientes, não deixando de lado investimento processual, de mão de obra e infra em novos canais de vendas saudáveis, digo que é o caminho.
Uma conversa com os parceiros atuais deve ser mantida, sempre no racional de ”dividir a conta”, a política do ganha-ganha deve prevalecer, um acordo de médio a longo prazo pode trazer ganhos em grande escala para ambos. Chame seu parceiro, apresente uma proposta a longo prazo de adesão com redução do pacote pago hoje! Isso pode se estender aos parceiros de mídias, como parceiros logísticos, comerciais e outros. Qualquer ganho que possa ter irá beneficiar um fôlego ao seu negócio, ganhos comerciais trará ganhos de margens nos produtos para que possa, por exemplo, abrir vantagens comerciais aos seus clientes, como frete grátis , uma redução de CPC pago irá lhe proporcionar ver a possibilidade de abrir parcelamento maior em seu site, beneficiando o seu consumidor. A loja virtual nada mais é que uma cadeia de despesas no qual qualquer redução permite oferecer vantagens comerciais para ganhar mercado e aumentar as vendas.
Outra estratégia muito inteligente é política de fidelização de seu cliente! Oferecer descontos maiores em mídias “não pagas”, como as mídias sociais, email marketing, apps, e sites parceiros irá te propiciar aumentar a fonte de receita em canais onde o custo do cliente é bem menor. A estratégia mais inteligente é fidelizar o cliente que já está em sua base gerando recorrência de compra, uma vez que o custo para aquisição de novos clientes é proporcionalmente maior. Manter ou adquirir práticas de marketing digital por remarketing de certo modo são políticas de fidelização.
Desenvolver, investir ou manter o desenvolvimento de novos canais também é essencial. Em todo cenário no qual é tido como em crise, sempre apresenta oportunidades de ganhos seja por tendências, nichos ou novos mercados. Apostar em móbile neste momento me parece certamente positivo, o crescimento das vendas via celular ou tablet já é uma realidade, fora que a ansiedade pela chegada dos pushs promocionais já faz parte do comportamento do usuário e consumidor digital.
Por último, mas não menos importante, é focar em melhoria de processo, pois é fundamental. Melhorar os índices de entregas, otimizar o atendimento no seu SAC e diminuir as reclamações fará com quem seus clientes continuem comprando com você, além de fazer propaganda indireta da sua marca beneficiando a entrada de novos usuários e aumento o tráfego em seu site.
Todos os processos descritos dependem de tópicos e praticas especificas no qual nos próximos artigos pretendo comentar. Procurei trazer a linguagem do texto para uma realidade mais prática e não conceitual para auxiliar principalmente os pequenos lojistas. Espero ter contribuído. Dúvidas, sugestões fiquem a vontade!