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Como usar a gamificação no e-commerce para encantar clientes

Por: Lucimara Leandro

Jornalista que ama escrever e ouvir histórias. Produtora de conteúdo no Melhor Envio, plataforma responsável por simplificar a cotação de frete e ajudar milhares de lojistas a reduzir os custos com serviços de envio.

A gamificação, ou gamification em inglês, é uma estratégia que utiliza conceitos dos jogos (como bonificação, premiação, pontos, níveis, entre outros) para entreter, engajar e motivar o cliente a realizar uma determinada ação.

No e-commerce, a gamificação pode ser usada para atrair novos leads, aumentar as vendas e melhorar a satisfação dos consumidores.

No e-commerce, a gamificação pode ser usada para atrair novos leads, aumentar as vendas e melhorar a satisfação dos consumidores, seja por meio de experiências lúdicas ou joguinhos.

A seguir, separamos alguns elementos da gamificação para aplicar no seu negócio.

Recompensas

Para estimular a interação dos clientes com os games ou desafios lúdicos, você precisa oferecer alguma recompensa. A premiação deve variar conforme os esforços aplicados pelo jogador. Dessa forma, quanto mais complexa e trabalhosa for a atividade, mais atrativo deve ser o prêmio final. Caso contrário, a pessoa pode perder o interesse de interagir novamente.

O ideal é oferecer recompensas como pontos, moedas ou dinheiro virtual sempre que o cliente realizar uma compra, deixar uma avaliação ou realizar um desafio específico. Para manter o interesse, algumas lojas permitem a coleta de recompensas diariamente e disponibilizam diferentes joguinhos. Assim, a pessoa se diverte e ainda acumula pontos.

Outro elemento da gamificação que funciona bem no e-commerce são os níveis. A proposta é que o usuário cumpra determinadas ações dentro do seu site e, assim, consiga desbloquear benefícios, conforme for passando de nível.

Inclusive, esse tipo de ação pode fazer parte do programa de fidelidade da sua loja virtual. Nesse caso, é possível recompensar pessoas que fazem compras recorrentes.

Por exemplo, após realizar três compras acima de R$ 99, o cliente passa para o nível 2 e desbloqueia o frete fixo e um mimo surpresa. A dica para ter sucesso é oferecer ofertas exclusivas e que realmente despertem o interesse do cliente em continuar comprando na sua loja virtual. Definir um valor mínimo de compras para mudar de nível também é uma ótima opção para quem precisa elevar o ticket médio do negócio.

Desafios

Games com desafios onde o jogador pode ganhar ou perder os pontos acumulados tendem a chamar a atenção de quem gosta de competição. Uma sugestão é oferecer benefícios que saltem aos olhos dos clientes, como o frete grátis ou a possibilidade de trocar os pontos por produtos, por exemplo.

Storytelling

O storytelling é mais um elemento que deve ser explorado no e-commerce. Enquanto algumas pessoas são movidas por desafios e competições, outras preferem criar conexões e se envolver. Logo, para atender a esse segundo perfil de clientes, incorpore conceitos de storytelling nas suas estratégias de gamificação.

Um exemplo de jogos que geram conexão são os que permitem a criação de bichinhos virtuais. Para cativar o usuário, permita personalizações na aparência do pet e nos cenários. Outro truque é oferecer recompensas sempre que o jogador cumprir determinadas tarefas e deixar que a pessoa decida o que fazer com as recompensas: comprar mais itens para o animalzinho ou trocar por prêmios e descontos na sua loja.

Bônus: leve a gamificação para fora da sua loja virtual

E para fechar, que tal levar a gamificação para fora do seu e-commerce? Para isso, você deve incluir elementos dos jogos nas estratégias de marketing digital do seu negócio.

Ao integrar ferramentas como a roleta de prêmios no e-mail marketing, o consumidor vai ter contato com uma experiência gamificada fora do ambiente da sua loja virtual. Além de surpreender positivamente a clientela, você aumenta as chances de conversão.

Por exemplo, se o motivo do e-mail marketing é reverter o abandono de carrinho, vale inserir benefícios como cupons de desconto, frete gratuito ou um brinde extra para incentivar a pessoa a rodar a roleta, ganhar o benefício e finalizar a compra.

E se você já usa a gamificação no seu e-commerce, conte para gente nos comentários os resultados alcançados com essa estratégia.

Leia também: Gamificação como estratégia para engajar consumidores