Fraudes no e-commerce ainda dão dor de cabeça para muitos varejistas[/caption]
Uma pesquisa da Vesta foi destaque no E-commerce Brasil após apontar que o e-commerce pode perder R$ 7 bilhões por falhas no combate à fraude. Conforme a pesquisa, quase metade dos entrevistados (41,8%) informaram que tiveram alguma compra online bloqueada, recusada ou atrasada durante o processo de verificação por suspeita de fraude. Com isso, 35,9% dessa parcela de compradores acabou desistindo da compra.
Entre todas as pessoas que compram online, 95% consomem com frequências em marketplaces. Naturalmente, o número de tentativas de golpe é maior nesses contextos, gerando insegurança especialmente aos novos compradores. O importante delivery também apresenta diversos relatos de tentativas de golpe, conforme destacou o site Reclame Aqui. Essas fraudes, no entanto, nem sempre ocorrem no ambiente online - como a cobrança de uma taxa extra indevida no ato da entrega, por exemplo.
Fraudes no e-commerce: o que tem sido feito para minimizar esses problemas?
A pandemia acelerou uma tendência: a redução no uso do dinheiro físico e isso pode aumentar as fraudes no e-commerce. Com as pessoas mais em casa, o número de carteiras digitais cresceu 43,5% em 2020 só no Brasil, além da queda de 24,9% no uso de dinheiro nos últimos três anos, conforme os dados do relatório The Global Payments Report 2021 do FIS, apresentados pelo CEO da Konduto, Tom Canabarro, durante o The Future of E-commerce Payments 2021.
Os números viabilizaram o recorde de vendas no e-commerce em 2020, o aumento do ticket médio e a chegada de novos compradores. Tudo isso continua em expansão, como já escrevi na minha coluna. Por outro lado, também aumenta a preocupação em relação à segurança dos dados dos usuários na internet, cujo impacto ressoa inevitavelmente nas transações online.
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Fraudes no e-commerce ainda dão dor de cabeça para muitos varejistas[/caption]
Uma pesquisa da Vesta foi destaque no E-commerce Brasil após apontar que o e-commerce pode perder R$ 7 bilhões por falhas no combate à fraude. Conforme a pesquisa, quase metade dos entrevistados (41,8%) informaram que tiveram alguma compra online bloqueada, recusada ou atrasada durante o processo de verificação por suspeita de fraude. Com isso, 35,9% dessa parcela de compradores acabou desistindo da compra.
Entre todas as pessoas que compram online, 95% consomem com frequências em marketplaces. Naturalmente, o número de tentativas de golpe é maior nesses contextos, gerando insegurança especialmente aos novos compradores. O importante delivery também apresenta diversos relatos de tentativas de golpe, conforme destacou o site Reclame Aqui. Essas fraudes, no entanto, nem sempre ocorrem no ambiente online - como a cobrança de uma taxa extra indevida no ato da entrega, por exemplo.
Fraudes no e-commerce ainda dão dor de cabeça para muitos varejistas[/caption]
Uma pesquisa da Vesta foi destaque no E-commerce Brasil após apontar que o e-commerce pode perder R$ 7 bilhões por falhas no combate à fraude. Conforme a pesquisa, quase metade dos entrevistados (41,8%) informaram que tiveram alguma compra online bloqueada, recusada ou atrasada durante o processo de verificação por suspeita de fraude. Com isso, 35,9% dessa parcela de compradores acabou desistindo da compra.
Entre todas as pessoas que compram online, 95% consomem com frequências em marketplaces. Naturalmente, o número de tentativas de golpe é maior nesses contextos, gerando insegurança especialmente aos novos compradores. O importante delivery também apresenta diversos relatos de tentativas de golpe, conforme destacou o site Reclame Aqui. Essas fraudes, no entanto, nem sempre ocorrem no ambiente online - como a cobrança de uma taxa extra indevida no ato da entrega, por exemplo.