A Black Friday se tornou uma das datas mais importantes do varejo brasileiro. Só em 2020 foram realizadas 7,6 milhões de compras online que passaram de R$ 5,1 bilhões de faturamento, número 31% maior do que no ano anterior, segundo os dados levantados pela Neotrust.
Para quem trabalha com comércio, seja online ou físico, sei que a Black Friday começa muito antes da famosa última sexta-feira de novembro. Afinal, é necessário muito planejamento e estudo para acertar as estratégias e obter maior lucro.
Para a Black Friday de 2021, algumas pesquisas feitas com os consumidores brasileiros revelaram alguns dos principais fatores que provavelmente influenciarão a decisão de compra dos consumidores.
Acredito que entender o que faz o cliente comprar, além do senso de urgência das promoções, é fundamental para moldar as estratégias do evento para atrair, encantar e reter os consumidores.
Segundo pesquisa desenvolvida pelo Facebook com foco nas tendências da Black Friday 2021 no Brasil, os critérios decisivos para a compra de produtos são:
- Frete grátis (54%);
- Preço do produto (51%);
- Qualidade do produto (48%).
Já para serviços, os destaques estão para:
- Streaming de vídeo (27%);
- Curso de idiomas (23%);
- Cursos de capacitação profissional (21%).
Já segundo dados de pesquisa realizada pela Méliuz, a realização de “sonhos de consumo”, compras cada vez mais online e ofertas personalizadas terão peso nas escolhas dos consumidores.
Frete com curto prazo e barato é tendência antes e depois da Black Friday
Frete é um dos principais fatores de decisão de compra online em 2021. É o que presenciamos na “
corrida da entrega rápida” entre os principais marketplaces do Brasil. Ou seja, empresas que investiram em soluções logísticas para oferecer boas condições de frete tanto para os lojistas, como para o cliente final.
Promoções verdadeiras e atrativas
O público está com altas expectativas de ofertas para a Black Friday. Os clientes estão cada vez mais monitorando preços para garantir boas compras. Por isso, é importante que os vendedores estejam atentos aos preços dos concorrentes e se planejem para trabalhar com ofertas promoções.
Qualidade do produto
A qualidade do produto também será um fator decisivo para as compras da Black Friday 2021. Mas como os
consumidores sabem se o produto é de qualidade ou não? Através das avaliações de outros clientes na internet, como os comentários na página do produto, publicações no Reclame Aqui ou reviews e
unboxing de influenciadores na internet.
Por isso, é necessário incentivar que os clientes que já adquiriram determinados produtos deixem avaliações para ajudar a reter novos clientes. Além, claro, de responder de maneira assertiva possíveis comentários no Reclame Aqui e avaliar ações de marketing de influência.
Realização de “sonhos de consumo”
Enquanto no ano de 2020 os consumidores focaram em adquirir produtos essenciais, em 2021 com o avanço da vacinação, flexibilização de restrições e melhora gradual da economia, as pessoas estão mais seguras e esperançosas em retomar as atividades normais. Por isso, a tendência para a Black Friday deste ano é que mais clientes retomem a compra de itens de desejo, os famosos “sonhos de consumo”.
Compras online estão cada vez mais presentes na rotina dos brasileiros
Mais uma vez, o e-commerce é destaque nas tendências na Black Friday. Segundo os dados do levantamento feito pela Méliuz, 56,7% dos consumidores pretendem fazer somente compras pela internet. Já 28,2% dos entrevistados vão optar pelo consumo híbrido: tanto compra pela internet, quanto em lojas físicas.
Devido ao avanço da
maturidade digital de diferentes perfis de cliente em 2020, acredito que é muito esperado mais uma Black Friday histórica para o e-commerce no Brasil.
Ofertas personalizadas
Campanhas bem segmentadas são muito relevantes para o sucesso nas vendas online durante a Black Friday em 2021. Segundo dados do Facebook, 80% dos entrevistados na pesquisa apontaram que gostariam de receber ofertas personalizadas para compras durante o período de promoção.
Principalmente quem vende nos marketplaces ou possui e-commerce, deve estar atento a todos os dados para utilizar estratégias compatíveis com o público-alvo e estar onde seus clientes estão.
Para concluir, na Black Friday 2021 os vendedores devem focar em:
- Oferecer boas condições de frete;
- Praticar ofertas reais e atrativas;
- Trabalhar muito bem na apresentação da qualidade dos produtos e conquistar avaliações positivas;
- Garantir a alta qualidade e eficiência das vendas online: quem ainda não tem uma boa operação no digital pode optar por começar a vender nos marketplaces. Trata-se de uma estratégia acessível que permitirá sua empresa contar com diversos benefícios de plataformas gigantes, como vender no Mercado Livre, Amazon e/ou Magalu, por exemplo;
- Promover campanhas promocionais personalizadas.