Logo E-Commerce Brasil

Foco em investimento em Infraestrutura atrasa a inovação digital na América Latina

A recente pesquisa do Gartner “2016 CEO Survey: In Latin America, Globalization Beats Localization” mostra que buscar formas de otimizar custo e ampliar a eficiência operacional figuram entre as principais prioridades dos líderes de TI das empresas da América Latina em 2016.

Não gosto muito de pesquisas com rótulos de América Latina. Se hoje trabalhamos estratégias de marketing “one-to-one” com personalização individual em modelos de negócio, como podemos analisar o mercado achando que a América Latina é um bairro? Mas ainda assim, o fato é que a inclinação para fazer mais com menos contrasta com a necessidade de, em paralelo, encontrar vertentes de aplicar recursos em tecnologias que agreguem diferenciais aos negócios e alavanquem a transformação digital – especialmente em um momento econômico incerto.

O Gartner listou as seguintes prioridades dos CIOs na América Latina para 2016.

  1. Infraestrutura e data center
  2. Business intelligence e analytics
  3. Cloud
  4. ERP
  5. Redes, voz e comunicação
  6. Digitalização e digital marketing
  7. Segurança
  8. Mobilidade
  9. Aplicações específicas da indústria
  10. CRM
  11. Modernização de sistemas legados

Na minha análise temos dois grandes agressores constatados nesta lista. Se ainda temos a maior parte dos CIOs preocupados com investimentos em infra quando deveriam estar focados em Cloud – para eliminar custos de infra e fomentar a inovação digital – significa que teremos um duro caminho até chegarmos em modelos de gestão, negócios e principalmente orçamentários que privilegiem a inovação digital. Outro ponto de destaque – negativo – é termos que investir ainda hoje tanto esforço em “rede e telecom”, que ao meu ver são investimentos primários e não deveriam estar dispendendo tanto esforço.

O conceito Digital traz uma nova perspectiva de parceria entre as áreas de Negócios, Marketing e Tecnologia no Brasil e no mundo. A Accenture traz em sua pesquisa “Integração do Marketing com a Tecnologia é prioridade para executivos brasileiros” que os CMOs (Heads de Marketing) brasileiros (65%) afirmam fornecer os subsídios adequados para a área de Tecnologia, mas a entrega costuma ficar abaixo de suas expectativas. Os CIOs, por outro lado, admitem que a complexidade em monitorar canais específicos dificultam o desenvolvimento de uma plataforma multicanal. Ainda na pesquisa, metade dos CIOs brasileiros entendem que um dos principais desafios para enfrentar a era Digital foi o fato de, no passado, terem subestimado novos canais, enquanto os executivos de outros países citam, principalmente, a falta de capacitação para lidar com as complexidades de integração.

Com isso crio aqui a ordem de prioridades que eu imagino ideal para promover a TI estratégica, o Digital, a personalização do atendimento aos nossos clientes e sobretudo a Inovação:

  1. Business intelligence e analytics
  2. Cloud
  3. Mobilidade
  4. Digitalização e digital marketing
  5. CRM
  6. Segurança
  7. Aplicações específicas da indústria
  8. ERP
  9. Infraestrutura e data center
  10. Redes, voz e comunicação
  11. Modernização de sistemas legados