Se você é fissurado em dados ou gosta de utilizá-los na hora de estabelecer a estratégia de marketing do seu e-commerce, precisa dominar as principais estatísticas de SEO para o setor.
Afinal, não adianta nada usar uma abordagem baseada em dados se você não está com as estatísticas corretas na sua mão.
Isso se torna ainda mais importante com as mudanças que a pandemia do novo coronavírus está impondo.
Ou seja: os e-commerce se tornaram praticamente a única via de vendas para muitas lojas mas, ao mesmo tempo, não há verba para contratar uma agência de marketing especializada no assunto.
Por isso, para manter sua loja virtual com destaque, é preciso conhecer as principais estatística de SEO para controlar a otimização da sua página para motores de busca.
Quer saber quais são elas? Então siga a leitura!
1 – Domain Authority é uma das mais importantes estatísticas de SEO
Se você tivesse de tirar uma dúvida sobre alimentação, você procuraria o nutrólogo mais reconhecido do país ou iria atrás de uma pessoa que ninguém conhece e que você nunca ouviu falar?
Provavelmente ia escolher a primeira opção, correto? É assim com todo mundo, inclusive com o Google.
Para entender quem é “especialista” em algo e quem não é, o Google usa um sistema chamado Domain Authority, em que ele considera vários fatores para determinar a autoridade de um domínio.
Para uma loja virtual, esse é um elemento essencial para ter novos clientes. Afinal, quanto mais autoridade perante o Google, mais tráfego orgânico e vendas você terá.
Para conseguir aumentar o seu Domain Authority, no entanto, é necessário seguir uma série de estratégias. Confira algumas a seguir:
- faça guest post com outras páginas do mesmo setor e de alta autoridade;
- use certificado SSL no seu e-commerce;
- elimine backlinks de má qualidade;
- crie conteúdos virais em relação aos seus produtos.
2 – A Taxa de cliques é vital para o seu SEO
Uma das estatísticas de SEO mais importantes para o Google é a Taxa de Cliques, também chamada de CTR. Basicamente, ela mede a relação entre as pessoas enxergam o seu resultado no buscador e as que clicam para ver o seu conteúdo.
Por exemplo, se 100 pessoas enxergaram o seu resultado no Google, mas somente 40 clicaram, então a sua Taxa de Cliques é de 40%.
Essa métrica é vital pois o Google compreende que quem deve estar em primeiro lugar é quem atrai mais cliques. É claro que não é só isso que o buscador considera (daremos um bom exemplo sobre o caso no próximo item), mas esse é um valor essencial.
Portanto, você precisa controlar a sua Taxa de Cliques e realizar ações para aumentá-la. Veja algumas sugestões abaixo:
- trabalhe as meta tags para seus produtos/páginas;
- invista em uma meta description que cative o usuário;
- tente ser o mais preciso a descrever o seu produto;
- pense no que o usuário espera obter e faça uma otimização com base nisso.
3 – Dwell Time dá o contexto que o Google precisa
Você já ouviu falar na expressão “Não julgue um livro pela capa”? Bom, o Google também já ouviu isso.
Embora ele efetivamente julgue um livro pela capa ao considerar a sua taxa de cliques para poder definir quem fica em primeiro ou em segundo no buscador, ele também usa o Dwell Time como fornecedor de contexto.
Dwell time é uma estatística de SEO que mede quanto tempo um usuário permanece na página que ele clicou. Isso ajuda a explicar para o Google quão satisfatório foi aquele conteúdo. Afinal, se uma pessoa clica na página e sai logo em seguida para clicar em outra, é sinal de que o conteúdo que ela encontrou não foi satisfatório.
Já se ela clica e fica ali por minutos, sem voltar a pesquisar, então o Google compreende que aquele conteúdo é de valor.
É importante ter um Dwell Time aceitável nas suas páginas para poder informar ao Google que você está satisfazendo as pessoas que entram no seu site. Isso fará com que o buscador indique seu conteúdo para mais gente.
Para isso, é necessário investir em entregar de fato o que você prometeu no SEO Title no item anterior.
Além disso, existem várias táticas que ajudam a aumentar o Dwell Time do seu público. Por exemplo:
- insira um vídeo no conteúdo;
- faça um copywriting chamativo e cativante;
- melhore seu tempo de carregamento;
- use um mapa de calor para identificar quais seções do conteúdo você perde mais pessoas.
4 – O tempo de carregamento de página é muito importante
Uma das estatísticas de SEO mais importantes para um e-commerce é o tempo de carregamento de página. Isso porque as pessoas já são mais desconfiadas do que o normal em comprar um produto de quem elas não conhecem.
Quando a página demora a carregar, elas ficam ainda mais ansiosas e prontas para abandonar o carrinho.
Além disso, o Google considera o tempo de carregamento de página como uma métrica essencial para colocar um site na primeira página.
Se o seu site demora mais para carregar do que a média dos seus concorrentes, pode ter certeza que o Google vai deixá-lo para trás, se possível.
Para melhorar o seu tempo de carregamento, faça o seguinte:
- otimize todas as imagens para as suas versões web, que consomem menos banda de conexão;
- otimize o seu código para deixá-lo mais limpo e fácil de carregar;
- use a compactação Gzip;
- crie AMPs para o seu site;
- evite redirecionamentos múltiplos;
- use cache no seu servidor.
Essas são as principais estatísticas de SEO que influenciam o seu e-commerce no Google. Mantendo atenção sobre elas, você conseguirá otimizar a sua página e garantir que ela subirá algumas posições nos resultados e atrairá mais clientes.
Dessa forma, você conseguirá manter um bom fluxo de tráfego orgânico para o seu site e manterá as vendas em alta mesmo em períodos de baixa demanda.
Lembre-se de que isso é só o começo. Ainda existem muitas outras estatísticas e métricas que devem ser usadas para o gerenciamento da sua loja em outros fatores, como a taxa de abandono de carrinhos, o preço do frete e sua campanha nas redes sociais.
E aí, o artigo foi útil para você? Quais dessas estatísticas de SEO você já acompanhava? Comente a sua opinião!