1 - Domain Authority é uma das mais importantes estatísticas de SEO
Se você tivesse de tirar uma dúvida sobre alimentação, você procuraria o nutrólogo mais reconhecido do país ou iria atrás de uma pessoa que ninguém conhece e que você nunca ouviu falar? Provavelmente ia escolher a primeira opção, correto? É assim com todo mundo, inclusive com o Google. Para entender quem é “especialista” em algo e quem não é, o Google usa um sistema chamado Domain Authority, em que ele considera vários fatores para determinar a autoridade de um domínio. Para uma loja virtual, esse é um elemento essencial para ter novos clientes. Afinal, quanto mais autoridade perante o Google, mais tráfego orgânico e vendas você terá. Para conseguir aumentar o seu Domain Authority, no entanto, é necessário seguir uma série de estratégias. Confira algumas a seguir:- faça guest post com outras páginas do mesmo setor e de alta autoridade;
- use certificado SSL no seu e-commerce;
- elimine backlinks de má qualidade;
- crie conteúdos virais em relação aos seus produtos.
2 - A Taxa de cliques é vital para o seu SEO
Uma das estatísticas de SEO mais importantes para o Google é a Taxa de Cliques, também chamada de CTR. Basicamente, ela mede a relação entre as pessoas enxergam o seu resultado no buscador e as que clicam para ver o seu conteúdo. Por exemplo, se 100 pessoas enxergaram o seu resultado no Google, mas somente 40 clicaram, então a sua Taxa de Cliques é de 40%. Essa métrica é vital pois o Google compreende que quem deve estar em primeiro lugar é quem atrai mais cliques. É claro que não é só isso que o buscador considera (daremos um bom exemplo sobre o caso no próximo item), mas esse é um valor essencial. Portanto, você precisa controlar a sua Taxa de Cliques e realizar ações para aumentá-la. Veja algumas sugestões abaixo:- trabalhe as meta tags para seus produtos/páginas;
- invista em uma meta description que cative o usuário;
- tente ser o mais preciso a descrever o seu produto;
- pense no que o usuário espera obter e faça uma otimização com base nisso.
3 - Dwell Time dá o contexto que o Google precisa
Você já ouviu falar na expressão “Não julgue um livro pela capa”? Bom, o Google também já ouviu isso. Embora ele efetivamente julgue um livro pela capa ao considerar a sua taxa de cliques para poder definir quem fica em primeiro ou em segundo no buscador, ele também usa o Dwell Time como fornecedor de contexto. Dwell time é uma estatística de SEO que mede quanto tempo um usuário permanece na página que ele clicou. Isso ajuda a explicar para o Google quão satisfatório foi aquele conteúdo. Afinal, se uma pessoa clica na página e sai logo em seguida para clicar em outra, é sinal de que o conteúdo que ela encontrou não foi satisfatório. Já se ela clica e fica ali por minutos, sem voltar a pesquisar, então o Google compreende que aquele conteúdo é de valor. É importante ter um Dwell Time aceitável nas suas páginas para poder informar ao Google que você está satisfazendo as pessoas que entram no seu site. Isso fará com que o buscador indique seu conteúdo para mais gente. Para isso, é necessário investir em entregar de fato o que você prometeu no SEO Title no item anterior. Além disso, existem várias táticas que ajudam a aumentar o Dwell Time do seu público. Por exemplo:- insira um vídeo no conteúdo;
- faça um copywriting chamativo e cativante;
- melhore seu tempo de carregamento;
- use um mapa de calor para identificar quais seções do conteúdo você perde mais pessoas.
4 - O tempo de carregamento de página é muito importante
Uma das estatísticas de SEO mais importantes para um e-commerce é o tempo de carregamento de página. Isso porque as pessoas já são mais desconfiadas do que o normal em comprar um produto de quem elas não conhecem. Quando a página demora a carregar, elas ficam ainda mais ansiosas e prontas para abandonar o carrinho. Além disso, o Google considera o tempo de carregamento de página como uma métrica essencial para colocar um site na primeira página. Se o seu site demora mais para carregar do que a média dos seus concorrentes, pode ter certeza que o Google vai deixá-lo para trás, se possível. Para melhorar o seu tempo de carregamento, faça o seguinte:- otimize todas as imagens para as suas versões web, que consomem menos banda de conexão;
- otimize o seu código para deixá-lo mais limpo e fácil de carregar;
- use a compactação Gzip;
- crie AMPs para o seu site;
- evite redirecionamentos múltiplos;
- use cache no seu servidor.