Mapa de calor: aprenda a mapear o comportamento do cliente na sua loja
Quantas vezes questionamos o porquê de um produto ou uma campanha anunciada na loja não estar performando bem? Por que a loja não está tendo o envolvimento esperado? Por que a taxa de rejeição está alta? A resposta para todas essas perguntas, na maioria das vezes, pode ser respondida por meio do mapa de calor.
O mapa de calor é uma ferramenta fundamental, criada para obter uma visão geral do comportamento do usuário no e-commerce e ajudar a prever o comportamento futuro também.
A análise do mapa mostra com quais elementos os usuários interagem mais. Muitas vezes, o comportamento do consumidor na loja não é sempre como achamos que seria, pois pode haver um problema de navegação, conteúdo confuso ou até mesmo uma ação esperada que não está sendo tomada.
Inicialmente é importante identificar quais são as áreas mais atrativas e as mais ignoradas da sua loja. É possível observar todas as áreas que estão recebendo muita atenção, cliques, e quais aquelas que não estão despertando nenhum interesse.
Cliques em áreas que não tem link e que não estão levando o usuário à lugar nenhum também são fáceis de identificar.
Uma série de ações simples podem ajudar a otimizar o design do seu site, para que seus visitantes possam encontrar o que estão procurando e o que você quer vender mais:
1 – O conteúdo mais importante para seus usuários deve estar no topo da página. As pessoas scrollam a página, mas sua atenção tende a diminuir ao longo do caminho.
2 – As pessoas compram o que vêem. Use componentes visuais para destacar o que é importante e prender a atenção do consumidor para aquilo que você deseja vender.
Um estudo recente da neurociência da Caltech descobriu que, em rápidas velocidades de decisão (quando apressado ou distraído), o impacto visual influencia mais as escolhas do que as preferências do consumidor. Isso significa que, quando seus visitantes estão com pressa, eles pensarão menos sobre suas preferências pessoais e tenderão a fazer escolhas com base no que eles mais notarem.
3 – Cuidado com os elementos que se assemelham a banners de propaganda: eles possivelmente receberão menos atenção.
4 – Verifique se todas as áreas clicadas possuem link. Você pode estar perdendo uma ótima oportunidade de conduzir o consumidor à uma página importante e realizar uma conversão.
5 – Quais são as áreas mais ignoradas? Áreas que recebem muitos cliques devem ser valorizadas. Áreas com pouco engajamento devem ser removidas e dar espaço à outras de maior interesse.
6 – Identifique qual é o departamento que desperta maior interesse e dê destaque a ele.
7 – Saiba qual área possui “excesso de calor”. O excesso de “calor” no início da página e pouco “calor” no final da página pode significar que o conteúdo não é tão interessante e, por isso, não prendeu a atenção do usuário até o footer.
Combinar teste A / B com o mapa de calor pode ajudar a melhorar ainda mais a performance da sua loja. No teste A/B você pode direcionar o tráfego entre duas ou mais versões da mesma página e analisar o comportamento de cada uma delas.
Com as menores alterações no design de sua página, você poderá ver grandes mudanças no comportamento dos visitantes e, consequentemente, um aumento na conversão.