Acesso rápido

Mapa de calor: aprenda a mapear o comportamento do cliente na sua loja

por Ana Luiza Araujo Sexta-feira, 20 de julho de 2018   Tempo de leitura: 4 minutos

Quantas vezes questionamos o porquê de um produto ou uma campanha anunciada na loja não estar performando bem? Por que a loja não está tendo o envolvimento esperado? Por que a taxa de rejeição está alta? A resposta para todas essas perguntas, na maioria das vezes, pode ser respondida por meio do mapa de calor.

O mapa de calor é uma ferramenta fundamental, criada para obter uma visão geral do comportamento do usuário no e-commerce e ajudar a prever o comportamento futuro também.

A análise do mapa mostra com quais elementos os usuários interagem mais. Muitas vezes, o comportamento do consumidor na loja não é sempre como achamos que seria, pois pode haver um problema de navegação, conteúdo confuso ou até mesmo uma ação esperada que não está sendo tomada.

Inicialmente é importante identificar quais são as áreas mais atrativas e as mais ignoradas da sua loja. É possível observar todas as áreas que estão recebendo muita atenção, cliques, e quais aquelas que não estão despertando nenhum interesse.

Cliques em áreas que não tem link e que não estão levando o usuário à lugar nenhum também são fáceis de identificar.

Uma série de ações simples podem ajudar a otimizar o design do seu site, para que seus visitantes possam encontrar o que estão procurando e o que você quer vender mais:

1 – O conteúdo mais importante para seus usuários deve estar no topo da página. As pessoas scrollam a página, mas sua atenção tende a diminuir ao longo do caminho.

2 – As pessoas compram o que vêem. Use componentes visuais para destacar o que é importante e prender a atenção do consumidor para aquilo que você deseja vender.

Um estudo recente da neurociência da Caltech descobriu que, em rápidas velocidades de decisão (quando apressado ou distraído), o impacto visual influencia mais as escolhas do que as preferências do consumidor. Isso significa que, quando seus visitantes estão com pressa, eles pensarão menos sobre suas preferências pessoais e tenderão a fazer escolhas com base no que eles mais notarem.

3 – Cuidado com os elementos que se assemelham a banners de propaganda: eles possivelmente receberão menos atenção.

4 – Verifique se todas as áreas clicadas possuem link. Você pode estar perdendo uma ótima oportunidade de conduzir o consumidor à uma página importante e realizar uma conversão.

5 – Quais são as áreas mais ignoradas? Áreas que recebem muitos cliques devem ser valorizadas. Áreas com pouco engajamento devem ser removidas e dar espaço à outras de maior interesse.

6 – Identifique qual é o departamento que desperta maior interesse e dê destaque a ele.

7 –  Saiba qual área possui “excesso de calor”. O excesso de “calor” no início da página e pouco “calor” no final da página pode significar que o conteúdo não é tão interessante e, por isso, não prendeu a atenção do usuário até o footer.

Combinar teste A / B com o mapa de calor pode ajudar a melhorar ainda mais a performance da sua loja. No teste A/B você pode direcionar o tráfego entre duas ou mais versões da mesma página e analisar o comportamento de cada uma delas.

Com as menores alterações no design de sua página, você poderá ver grandes mudanças no comportamento dos visitantes e, consequentemente, um aumento na conversão.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

O projeto E-Commerce Brasil é mantido pelas empresas:

Oferecimento:
Hospedado por: Dialhost Transmissão de Webinars: Recrutamento & Seleção: Dialhost Métricas & Analytics: MetricasBoss

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.