A indústria de comércio eletrônico não seria nada sem a internet. Desde 1991, quando a internet se tornou acessível ao público, as empresas começaram a vender seus produtos online, criando o que conhecemos como indústria de comércio eletrônico. É evidente que percorremos um longo caminho desde o surgimento da internet, mas, com os constantes avanços da tecnologia, o e-commerce vem crescendo a um ritmo exponencial.
Os varejistas da internet estão sempre procurando novas maneiras de aprimorar a experiência do cliente, reduzir os prazos de entrega e simplificar o processo de pedidos. Existem algumas novas tecnologias radicais de e-commerce que estão no noticiário, como drones voadores, que em breve se tornarão a norma no mundo do varejo online.
Mesmo em 2022, receber pacotes via entrega por drone ainda pode parecer um tanto distópico e fantástico. No entanto, muitos gigantes da tecnologia estão saudando os drones como o futuro da entrega de comércio eletrônico.
O que é um serviço de entrega por drone?
Isso envolve a entrega de pacotes com um UAV (veículo aéreo não tripulado) que é controlado remotamente. Esse método de entrega é especialmente útil para pacotes pequenos. Coisas como livros, documentos, remédios e alimentos podem ser entregues sem problemas.
Para os varejistas online, a entrega de pacotes por drone significa que ficou muito mais fácil e rápido entregar pedidos diretamente na porta do cliente.
Depois que um pedido é recebido, o item é embalado em um depósito de atendimento próximo, e despachado por meio de uma embalagem especial. Em seguida, é anexado a um drone que decola do armazém.
A Amazon se apossou do conceito e o aplicou à logística de comércio eletrônico com o anúncio do Amazon Prime Air, um sistema de entrega projetado para colocar os pacotes nas mãos do cliente em menos de meia hora. O conceito ainda não está em vigor, mas é inevitável, considerando o histórico de adoção de inovação da Amazon.
Acesso mais fácil a áreas remotas
Populações rurais e de difícil acesso se beneficiaram muito das entregas por drones. Eles têm sido usados para suprimentos críticos, como remédios e equipamentos que salvam vidas, para pessoas que precisam deles rapidamente.
Melhor satisfação do cliente
Os drones levariam o serviço a um nível totalmente novo com entregas mais rápidas e sem complicações – os drones serão de propriedade e operados pelos próprios varejistas, que não dependerão de transportadoras terceirizadas para entregar produtos. Assim, os clientes terão seus produtos entregues em sua porta mais rapidamente, o que ajudará a melhorar a experiência do cliente.
Uma opção de entrega ecológica
Eles dirigem com baterias Li-Po, e pesquisas estão sendo feitas para utilizar células de hidrogênio para alimentar drones, o que é ainda melhor para o meio ambiente.
Logo as entregas com drones serão realidade, porém, a fraqueza mais significativa dos drones são suas restrições de peso e distância. Esse tipo de entrega só pode ser utilizado para embalagens menores, e mais leves fornecidas em áreas pequenas.