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Eficiência: como o OMS ajuda no gerenciamento de pedidos e melhora a experiência do cliente no e-commerce

Por: Carol Sampaio

Vice-Presidente da InfraShop da Infracommerce

Executiva de negócios e especialista em transformação digital, possui mais de 15 anos de experiência em startups e grandes corporações globais nos setores de varejo, indústria da moda e tecnologia. Carol é graduada em Marketing e Publicidade pela ESPM, com pós graduação no IBMEC e especialização internacional em Negócios Digitais no MIT, na Kellog School of Management e no Digital Marketing Institute of London.

A tecnologia e a liderança feminina têm ganhado cada vez mais espaço em nosso cotidiano, principalmente de forma associada, o que até então era raridade no cenário Tech. Prova disso são os resultados que o mercado tem apresentado a todas nós.

Para contribuir com esse cenário e com as grandes ideias e estratégias dessas empreendedoras, compartilharei com vocês a importância da adoção de soluções de tecnologia capazes de digitalizar os seus negócios de forma completa e integrada, pensando nas necessidades atuais, mas também em viabilizar a evolução deles de forma eficiente, ágil e escalonável.

A implementação de um OMS eficiente permite que as empresas otimizem seus processos de gerenciamento de pedidos, regras comerciais e de negócios de forma circular.

Uma dessas soluções é o OMS – Order Management System -, que faz parte do ecossistema de produtos digitais com o qual trabalhamos diariamente auxiliando as empresas a otimizarem os seus negócios.

O nosso OMS (Order Management System), ou Sistema de Gerenciamento de Pedidos, foi desenvolvido por uma equipe especialista e multidisciplinar que opera negócios digitais no dia a dia e, por isso, pode auxiliar os e-commerces brasileiros e suas múltiplas complexidades e desafios de várias maneiras, por meio da sua flexibilidade e agilidade.

A implementação de um OMS eficiente permite que as empresas otimizem seus processos de gerenciamento de pedidos, regras comerciais e de negócios de forma circular, fluindo desde o momento em que a compra é realizada, passando pela entrega final ao cliente, incluindo o processo de reversa e também o gerenciamento de dados para CRM (recorrência de compras, behavior targetting, recomendações de produtos etc.), seja esse ciclo uma jornada B2C, B2B, marketplace ou omnichannel.

Mas como essa ferramenta auxiliará seu negócio na prática?

Centralização de pedidos

Centralize os pedidos captados em qualquer canal de vendas (site, redes sociais, aplicativos, televendas, lojas físicas, representantes comerciais etc.) em um único local e, assim, foque no seu cliente e integre os seus canais. Dessa forma, você melhora a experiência do seu consumidor e aumenta as suas vendas.

Controle de estoque

O nosso OMS é headless e agnóstico de tecnologia, ou seja, ele é capaz de integrar-se ao sistema de controle de estoque de sua empresa ou de controlar, ele mesmo, os estoques oriundos de múltiplas origens, assim como parametrizar e executar regras de reserva, proteção de estoque etc., fornecendo e processando informações near real time e evitando a venda de produtos indisponíveis. Isso permite uma maior satisfação do seu cliente, o aumento das suas taxas de conversão e a realização de ações proativas, como a reposição automática de produtos com maior demanda.

Rastreamento de pedidos

Acompanhe o status de cada pedido em cada uma de suas etapas, desde a captação, processamento, separação, envio, até a chegada na mão do seu cliente e as etapas de reversa, nos casos em que elas acontecem. Com isso, você consegue não só gerenciar, mas também melhorar o nível de serviço oferecido e aumentar a fidelização do seu cliente.

Gerenciamento de devoluções

A satisfação do seu cliente também está na possibilidade de devolver/trocar um produto de forma rápida, e essas informações estarão à sua disposição para a execução de ações adequadas de reembolso, substituição de produtos e apoio às dúvidas e melhor atendimento.

Integração com parceiros logísticos

Se seu negócio possui parceiros logísticos, o sistema também poderá integrá-lo, realizando leilões para o melhor atendimento de um determinado pedido (preço de frete, proximidade do endereço de entrega etc.), assim como automatizar e facilitar a comunicação entre eles, trazendo mais velocidade no momento de fechamento da compra e uma melhor gestão dos seus fornecedores.

Além disso, um OMS realmente potente fornece, adicionalmente a todas essas capacidades, a possibilidade de gerenciamento e parametrização de regras para o catálogo de produto, preços, promoções e muito mais. A eficiência operacional é algo essencial para o seu negócio, e esse é um sistema que vai ao encontro desses objetivos, promovendo redução de custos, melhoria contínua nos processos e gerenciamento de dados, aumento das vendas e principalmente, a possibilidade de uma experiência de compra diferenciada ao seu cliente.