Com a pandemia do coronavírus, alguns estão procurando novas maneiras de ganhar dinheiro. Com o comércio de rua fechado e as férias frequentes, o empreendedorismo é a melhor opção para quem precisa de uma renda extra ou até mesmo para sobreviver em meio a uma crise.
De março a julho deste ano, 600 mil trabalhadores tornaram-se MEI (Microempreendedor Individual), com um crescimento de 20% ano a ano desde 2019. O mesmo aconteceu com a porcentagem de vendas online, que cresceu aproximadamente 41% de acordo com uma pesquisa divulgada pela InfoMoney.
Se você também quer uma fatia desse mercado promissor, leia nosso artigo até o final e saiba como começar a vender na Internet sem investimento.
Posso começar uma loja online sem investimentos?
É possível vender online sem realmente investir nada, mas as dicas que daremos hoje são direcionadas a pessoas que já possuem estoque, como lojas físicas que gostariam de ampliar seu público vendendo online.
Podemos colocar nesse grupo pessoas que já trabalham no e-commerce, mas existem também outras formas de ganhar dinheiro vendendo na Internet gratuitamente. Apesar de existirem plataformas de e-commerce gratuitas, após o início de uma loja online, o empreendedor em algum momento precisará investir do seu bolso para ampliar o seu negócio.
Nesse modelo de loja online, trouxemos três importantes formas de vender pela Internet e faturar muito. Veja abaixo:
1 – Marketplaces
Os marketplaces são um dos tipos de negócio que revolucionaram o mercado digital. Esse modelo conecta oferta e demanda com uma plataforma online para beneficiar empresários e clientes.
As startups de alto desempenho da atualidade, como Uber, Apple e Airbnb, todas usam esse tipo de plataforma. Em resumo, o marketplace funciona como um shopping online.
Dessa forma, os benefícios desse modelo de negócios fluem para todos os envolvidos. Os clientes podem comparar cotações e classificações de diferentes especialistas. Enquanto isso, vendedores e prestadores de serviço podem divulgar seu trabalho e conquistar mais clientes com esse “show online”. Em última análise, quem é dono do marketplace pode negociar o negócio e se beneficiar das conexões feitas.
Além disso, os gerentes do marketplace não precisam se preocupar com fabricação, estoque ou remessa. Na verdade, isso é responsabilidade do provedor da plataforma.
Afinal, o papel desse empresário é dirigir o negócio e atrair fornecedores e clientes para a plataforma. Para isso, por exemplo, pode-se usar a tecnologia do marketing digital.
Por todos esses motivos, o marketplace é um tipo de negócio inovador que revolucionou o e-commerce. Portanto, as compras online são muito mais fáceis, convenientes e eficientes.
2 – Whatsapp Business
O WhatsApp Business está ganhando cada vez mais espaço entre grandes e pequenos negócios pela facilidade de comunicação que oferece, bem como pelo potencial de apoiar as vendas em um ambiente digital.
No WhatsApp Business, você ainda pode fazer a descrição do seu negócio, colocar o endereço do atendimento físico, horário de atendimento, e-mail para comunicação e até o link das suas redes sociais ou loja virtual.
Você pode criar grupos com base nas características do consumidor, promoções, vendas online e outros propósitos. Esse recurso é chamado de lista de transmissão. Em todo o grupo, os participantes recebem mensagens normalizadas ao mesmo tempo.
O WhatsApp Business também permite que você escreva mensagens automatizadas. Essa mensagem aparecerá na primeira vez que alguém entrar em contato com você, quando você receber uma mensagem fora do horário comercial ou após um período sem contato.
Com esse recurso, você não deixará seus clientes sem resposta. Essas mensagens são muito úteis durante as horas mais movimentadas do dia, quando você está inacessível e não quer que alguém tenha que esperar muito.
E tudo isso sem investimento, apenas baixando o aplicativo e alimentando as informações da sua loja.
3 – Funil de relacionamento
Por último, mas não menos importante, para melhorar os seus canais de relacionamento comercial, não existe a necessidade de procurar novos clientes sempre, você pode apenas se lembrar daqueles que você já tem.
Manter o contato com um possível cliente ou com um cliente que já comprou na sua loja online pode ser uma ótima forma de efetuar novas vendas e ampliar seu público. A ideia é enviar uma nova oferta para um cliente que já comprou de você e construir um relacionamento com base em onde ele está no funil de vendas.
Por exemplo, se um cliente comprar um item no início do processo de cumprimento de metas, você pode contatá-lo novamente para perguntar sobre sua experiência na loja ou oferecer um desconto em sua próxima compra.
Além disso, esse follow-up de compra pode ser direcionado para o mesmo produto (se repetido) ou um produto mais caro do catálogo, graças à fidelização do cliente. Isso inclui um bom marketing de conteúdo, publicidade e contato próximo e humano com os clientes.
Você pode manter esse contato ativo em sua empresa tanto pelo WhatsApp quanto pelas redes sociais. Basta ir nutrindo que no momento certo ele irá comprar novamente.
Conclusão
Existem muitas formas de ampliar o seu negócio, mas, acredite, a Internet é uma forte aliada nesse processo de ampliação. Seja por meio dos marketplaces ou pelo marketing de conteúdo, manter o cliente na sua base pode ser sempre uma nova oportunidade.
Respeitar o processo de compra do cliente também é importante. Caso ele tenha um carrinho abandonado, por exemplo, vale entrar em contato com ele por um canal como o WhatsApp Business e saber os motivos que o levaram a desistir da compra.
Assim, você entenderá as maiores dores do seu cliente e as principais dúvidas no processo de compra. Lembrem-se: as compras online devem priorizar a experiência do usuário, então dê atenção a cada detalhe.