Muitos clientes ficam acordados durante a madrugada em busca de bons preços de produtos. Isso já é uma verdade há muitos anos nas compras online.
Com a pandemia, tal hábito tomou maiores proporções e as empresas estão preparadas para atender essa demanda. Gosto de reforçar que atender a esse “cliente da madrugada” da melhor forma torna-se um diferencial competitivo em relação aos seus concorrentes.
Quer saber mais sobre esse tema? Continue a leitura.
Hábito de compra na madrugada
Nos últimos anos, o hábito de compra durante a madrugada vem apresentando crescimento. De acordo com dados da Rede, administradora de meios de pagamentos, houve um crescimento de 40% nas vendas online entre meia noite e 3h da manhã.
Além da facilidade que as tecnologias trouxeram, como aplicativos e 4G, existe também a crença em melhores preços e promoções durante esse período.
Esse hábito também foi muito estimulado devido à pandemia, onde, infelizmente, as pessoas estão com problemas de insônia por conta do isolamento e afins.
De acordo com a Nielsen, as compras da Black Friday em 2020 durante a madrugada foram 41% maiores que em 2019, e essa tendência tende a continuar em 2021. O valor das compras feitas durante a madrugada teve um crescimento de 10%, alcançando a média de R$576.
Experiência para os consumidores da madrugada
Para esses consumidores da madrugada, oferecer uma boa experiência na jornada de compra também é essencial. Dessa forma, é preciso oferecer uma comunicação omnichannel e em tempo integral. Nese desafio, uma plataforma de atendimento pode ajudar e muito.
Com um chatbot com Inteligência Artificial, por exemplo, você pode centralizar todos os canais de comunicação em uma única ferramenta — e, assim, garantir um atendimento otimizado e ágil.
Consequentemente, seu cliente da madrugada terá um bom atendimento ainda que a equipe não esteja disponível. Afinal, com a Inteligência Artificial a conversa do bot fica muito natural, similar à de um humano. Ou seja, melhora e muito a experiência do atendimento.
Além disso, com vários canais de compra disponíveis — como app, WhatsApp e site — é ideal que você centralize essa comunicação em uma única plataforma, a fim de garantir respostas rápidas e satisfatórias a todos os clientes.
Para montar uma boa estrutura de atendimento e vendas, seja na madrugada ou não, é essencial conhecer o cliente. Entender em qual canal ele mais está presente, qual o pico de acesso ao site e ao atendimento.
Isso vai garantir que sua estratégia esteja 100% voltada ao cliente e a melhorar a jornada de compra do mesmo.
Portanto, sabemos que consumidores da madrugada representam uma boa fonte de vendas para as empresas. E, para conquistar essa demanda, a empresa também deve estar preparada para o atendimento da melhor forma.
Por isso, investir em tecnologias de atendimento se faz tão necessário. Busque plataformas de atendimento que contem com Inteligência Artificial. Dessa forma, você terá um atendimento em tempo integral, com a garantia da melhor experiência e a conquista de clientes (e mais vendas) para o seu negócio.