
Por que o tráfego orgânico é o santo graal do e-commerce?
Uma pesquisa da ABComm mostrou que 53% das compras online começam em buscas orgânicas. Isso trouxe à tona a importância do tráfego orgânico nos negócios. Claro que propagandas e anúncios são funcionais, mas boa parte dos seus clientes vêm devido a uma demanda pessoal.
Claro que, para garantir um resultado orgânico pro seu negócio, é preciso mantê-lo otimizado. E-commerces com SEO aplicado corretamente têm CAC 40% menor que os que dependem apenas de anúncios. Isso mostra como o SEO pode contribuir no seu tráfego orgânico e ampliar suas vendas.
Vantagens do tráfego orgânico
O tráfego orgânico é sempre a melhor alternativa. Isso porque traz diversos benefícios para os empresários. Dentre eles, podemos mencionar o custo zero por clique. Você irá adquirir cliente de forma natural e sem gastos desnecessários.
Os seus clientes que vêm graças ao tráfego orgânico têm alta intenção de compra. Isso acontece porque eles estão em busca de algo específico e já sabem exatamente o que querem. Além disso, há outra vantagem, que é o fato de o tráfego orgânico nunca se perder. Um conteúdo bem rankeado pode gerar engajamento por anos.
Táticas para converter tráfego orgânico
O tráfego orgânico vai acontecer se você utilizar os recursos certos e aplicar a otimização necessária fazendo a propaganda de produtos nas horas certas. Porém, também é necessário manter aquele visitante e torná-lo seu cliente, gerando lucro. Para isso, é preciso buscar implementar algumas táticas bem eficientes. Confira as principais abaixo.
1. Páginas de produto otimizadas para conversão
O SEO é indispensável para qualquer e-commerce. Você precisa otimizar seu produto para a conversão adequada. Algumas formas de fazer isso é incluindo a palavra-chave no título, adicionando bullet points, destacando benefícios e fotos + vídeos com alta resolução, que aumentam a conversão em até 80%.
2. Conteúdo educacional que vende
Você precisa mostrar para o visitante as razões pelas quais ele deveria escolher o seu produto no mercado online, fazendo uma propaganda dele. Uma das formas de fazer isso é usando o blog para escrever guias de como escolher o produto que você vende. Por exemplo, indicando os melhores seguros de carros online para eles se seu foco é vender seguros de veículos.
Além dessa, você pode incluir um comparativo no seu site entre o seu produto e o da concorrência.
3. Gatilhos de urgência e confiança
Você pode incluir avisos de estoque limitado no seu site ou adicionar selos de ofertas exclusivas. Assim, o cliente terá um sentimento de urgência e entenderá que precisa adquirir o seu produto o mais rápido possível. Selos de segurança e depoimentos reais com fotos geram sentimento de conforto e segurança. Dessa forma, os clientes tendem a confiar no seu negócio e adquirir os produtos.
Erros que matam sua taxa de conversão
A conversão teoricamente acontece sem que você faça nada, mas algumas ações suas no seu e-commerce podem prejudicar drasticamente a conversão orgânica que você vai ter. Em geral, são coisas que tornam sua plataforma de difícil navegação e sem graça.
Se os visitantes precisarem, por exemplo, fazer um cadastro antes de realizar uma compra, eles podem desistir de navegar no seu site. Descrições genéricas também afastam possíveis compradores e prejudicam a conversão.
Com mais de 70% das compras feitas por meio do celular, a otimização para esse tipo de dispositivo também é necessária. Se sua plataforma exigir um computador ou notebook para ser acessada com facilidade, então a sua conversão cairá significativamente.
Ferramentas para monitorar e melhorar
Existem diversas ferramentas que podem te ajudar a monitorar a sua taxa de conversão e melhorar onde for necessário. Elas não vão ditar tudo sobre o seu negócio, mas servem para dar um norte e auxiliar, evitando erros graves na hora de otimizar o seu site e apostar no tráfego orgânico. Isso geralmente rende bons resultados.
A principal dessas ferramentas é o Google Analytics, que pode te auxiliar na hora de mapear seus usuários. Outras podem te mostrar como gravar sessões e identificar gargalos. O PageSpeed Insights testa a velocidade do seu site para ver se ele é responsivo o suficiente para atrair os consumidores. É importante lembrar que os visitantes preferem sites com carregamento em até 2s.
O ciclo virtuoso do SEO
O SEO é o carro-chefe de qualquer negócio online. É ele que define se você terá boas taxas de conversão e tráfego orgânico. Para se manter em destaque com o seu negócio, você precisa atrair tráfego com conteúdo relevante, converter com páginas otimizadas e reter com pós-venda excepcional.
Então, agora você sabe que a análise de SEO do seu negócio é, provavelmente, o primeiro passo para fazê-lo deslanchar no mercado.