Logo E-Commerce Brasil

Do tráfego ao caixa: estratégias para converter visitantes orgânicos em clientes

Por: Guilherme da Luz

Guilherme é sócio-fundador e especialista em SEO da GLUZ Digital. Com mais de 15 anos de experiência, foi responsável por desenvolver estratégias de SEO de alto impacto para produtos financeiros no Brasil, atuando nos segmentos de auto, saúde, viagem, entre outros, e produzindo os principais portais do país para geração de leads nesses mercados. Paralelamente, assumiu a liderança dos principais projetos de SEO da Microsoft Brasil, prestando consultoria e implementando ações estratégicas para aumentar a visibilidade da marca nos mecanismos de busca. A GLUZ Digital já colaborou com marcas globais como Bytedance, Microsoft, Wondershare, Hostinger e ExpressVPN.

Ver página do autor
Imagem: Pexels

Por que o tráfego orgânico é o santo graal do e-commerce?

Uma pesquisa da ABComm mostrou que 53% das compras online começam em buscas orgânicas. Isso trouxe à tona a importância do tráfego orgânico nos negócios. Claro que propagandas e anúncios são funcionais, mas boa parte dos seus clientes vêm devido a uma demanda pessoal.

Claro que, para garantir um resultado orgânico pro seu negócio, é preciso mantê-lo otimizado. E-commerces com SEO aplicado corretamente têm CAC 40% menor que os que dependem apenas de anúncios. Isso mostra como o SEO pode contribuir no seu tráfego orgânico e ampliar suas vendas.

Vantagens do tráfego orgânico

O tráfego orgânico é sempre a melhor alternativa. Isso porque traz diversos benefícios para os empresários. Dentre eles, podemos mencionar o custo zero por clique. Você irá adquirir cliente de forma natural e sem gastos desnecessários.

Os seus clientes que vêm graças ao tráfego orgânico têm alta intenção de compra. Isso acontece porque eles estão em busca de algo específico e já sabem exatamente o que querem. Além disso, há outra vantagem, que é o fato de o tráfego orgânico nunca se perder. Um conteúdo bem rankeado pode gerar engajamento por anos.

Táticas para converter tráfego orgânico

O tráfego orgânico vai acontecer se você utilizar os recursos certos e aplicar a otimização necessária fazendo a propaganda de produtos nas horas certas. Porém, também é necessário manter aquele visitante e torná-lo seu cliente, gerando lucro. Para isso, é preciso buscar implementar algumas táticas bem eficientes. Confira as principais abaixo.

1. Páginas de produto otimizadas para conversão

O SEO é indispensável para qualquer e-commerce. Você precisa otimizar seu produto para a conversão adequada. Algumas formas de fazer isso é incluindo a palavra-chave no título, adicionando bullet points, destacando benefícios e fotos + vídeos com alta resolução, que aumentam a conversão em até 80%.

2. Conteúdo educacional que vende

Você precisa mostrar para o visitante as razões pelas quais ele deveria escolher o seu produto no mercado online, fazendo uma propaganda dele. Uma das formas de fazer isso é usando o blog para escrever guias de como escolher o produto que você vende. Por exemplo, indicando os melhores seguros de carros online para eles se seu foco é vender seguros de veículos.

Além dessa, você pode incluir um comparativo no seu site entre o seu produto e o da concorrência.

3. Gatilhos de urgência e confiança

Você pode incluir avisos de estoque limitado no seu site ou adicionar selos de ofertas exclusivas. Assim, o cliente terá um sentimento de urgência e entenderá que precisa adquirir o seu produto o mais rápido possível. Selos de segurança e depoimentos reais com fotos geram sentimento de conforto e segurança. Dessa forma, os clientes tendem a confiar no seu negócio e adquirir os produtos.

Erros que matam sua taxa de conversão

A conversão teoricamente acontece sem que você faça nada, mas algumas ações suas no seu e-commerce podem prejudicar drasticamente a conversão orgânica que você vai ter. Em geral, são coisas que tornam sua plataforma de difícil navegação e sem graça.

Se os visitantes precisarem, por exemplo, fazer um cadastro antes de realizar uma compra, eles podem desistir de navegar no seu site. Descrições genéricas também afastam possíveis compradores e prejudicam a conversão.

    Com mais de 70% das compras feitas por meio do celular, a otimização para esse tipo de dispositivo também é necessária. Se sua plataforma exigir um computador ou notebook para ser acessada com facilidade, então a sua conversão cairá significativamente.

    Ferramentas para monitorar e melhorar

    Existem diversas ferramentas que podem te ajudar a monitorar a sua taxa de conversão e melhorar onde for necessário. Elas não vão ditar tudo sobre o seu negócio, mas servem para dar um norte e auxiliar, evitando erros graves na hora de otimizar o seu site e apostar no tráfego orgânico. Isso geralmente rende bons resultados.

    A principal dessas ferramentas é o Google Analytics, que pode te auxiliar na hora de mapear seus usuários. Outras podem te mostrar como gravar sessões e identificar gargalos. O PageSpeed Insights testa a velocidade do seu site para ver se ele é responsivo o suficiente para atrair os consumidores. É importante lembrar que os visitantes preferem sites com carregamento em até 2s.

    O ciclo virtuoso do SEO

    O SEO é o carro-chefe de qualquer negócio online. É ele que define se você terá boas taxas de conversão e tráfego orgânico. Para se manter em destaque com o seu negócio, você precisa atrair tráfego com conteúdo relevante, converter com páginas otimizadas e reter com pós-venda excepcional.

    Então, agora você sabe que a análise de SEO do seu negócio é, provavelmente, o primeiro passo para fazê-lo deslanchar no mercado.