Logo E-Commerce Brasil

Muitos visitantes e poucas conversões no e-commerce? Entenda o que pode estar errado e como resolver

Por: Raisa Bresolin

COO e Fundadora da Widde

Especialista em Video Commerce. Raísa Bresolin é COO e Fundadora da Widde, a principal empresa de Video Commerce no Brasil. Atua com soluções digitais desde 2016 e hoje em dia oferece mentorias para grupos de lojistas que buscam melhorar a experiência de compra no ecommerce.

A taxa de conversão do seu e-commerce está baixa, mesmo com um alto volume de tráfego? Talvez o problema não seja os leads desqualificados, e sim a experiência dentro do e-commerce.

Geralmente, acontecem dois cenários principais em conversões baixas:

1º o cliente já conhece sua marca, mas ficou com dúvidas sobre os produtos;
2º o consumidor não conhece a sua marca e encontrou a sua loja por pesquisas ou por meio de anúncios.

Ao entrar, deparou-se com as mesmas dúvidas sobre produtos do 1º cenário, somada à insegurança de comprar com quem ainda não conhece.

De qualquer forma, você teve um bom trabalho para levar pessoas para o seu site, mas ao chegar, elas não estão realizando a ação mais importante: a compra, principalmente por objeções não resolvidas. Segundo o E-commerce Trends 2025, 84% dos consumidores já deixaram de comprar on-line por medo do produto não ser da mesma forma como foi descrito.

Ou seja, isso é mais frequente do que você imagina!

O e-commerce tradicional costuma ser um canal que funciona como um catálogo virtual com fotos de ensaios profissionais. Por mais que seja um material bonito, está longe de ser suficiente para tirar dúvidas que surgem sobre os itens, quando se trata apenas de fotos e textos.

Uma vez que 79% dos consumidores brasileiros pesquisam antes da decisão final de compra, para ver reviews do produto e entender como ele é na vida real, segundo o estudo Global Consumer Insights Survey (GCIS) da PwC.

Quando se utiliza vídeos no seu e-commerce, é possível capturar a atenção do consumidor sem aumentar o CAC, além de auxiliar a entender como é o produto de fato, impactando na decisão de compra.

Por isso, cada vez mais a tendência do Video Commerce tem se tornado uma grande estratégia para aumentar conversões e otimizar investimentos em tráfego para o site.

Veja um exemplo abaixo:

Como fazer conteúdos que vendem?

Os melhores conteúdos para vender mais são os que mostram detalhes dos produtos, dicas de uso e tiram as objeções do cliente. Além disso, ter uma pessoa no vídeo aumenta a sensação de proximidade, como se o consumidor estivesse falando com um vendedor da loja.

Uma pesquisa da Nielsen revelou que 49% do impacto nas vendas incrementais está ligado ao criativo, o que mostra a importância de trazer um bom material para os canais da marca.

Portanto, acompanhe os resultados dos vídeos no seu e-commerce e faça testes para entender o que o seu público gostaria de ver. Essa é uma grande tendência que a sua marca não pode mais deixar de acompanhar.