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SEO para e-commerce: o que fazer para seu e-commerce se destacar?

Por: Guilherme da Luz

É especialista em Organic Search pela Quinstreet Brasil (Nasdaq: QNST). Com 15 anos de experiência de mercado, já trabalhou com algumas das maiores marcas que atuam online e offline, incluindo Google, Microsoft, Benetton, BBC, Avon, Heineken, Mars, Jaguar, Sotheby’s, entre outras. Tem contribuído na adaptação de campanhas publicitárias internacionais para o Brasil (Transcreation), além de estar sempre encontrando oportunidades para atrair, envolver e converter público-alvos por meio da busca orgânica. Seguroauto.org, Planodesaude.net e Emprestimo.org são alguns de seus trabalhos que se destacam no topo das pesquisas no Google, em mercados extremamente competitivos.

Cada vez mais empresas disponibilizam lojas online para atender seus clientes e atrair mais consumidores. O que nem todo mundo sabe é que a estratégia de SEO para e-commerce pode ser essencial para quem quer aumentar o faturamento.

A verdade é que vender online não é tão simples quanto parece, especialmente em tempos em que a competição é acirrada.

Para complicar ainda mais, a publicidade paga de ferramentas como o Google nem sempre traz os clientes ideais e, para muitos, representa um gasto que não pode ser feito frequentemente.

Nesse sentido, o SEO para e-commerce surge como uma boa opção, especialmente quando você compreende os detalhes técnicos da estratégia.

Veja, a seguir, como aplicar o SEO para e-commerce e fazer a sua loja virtual se destacar.

O que é e por que investir em SEO?

Antes das dicas técnicas e práticas, vale relembrar o que é SEO e por que os e-commerces estão investindo nessa estratégia.

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, a Otimização para Motores de Busca, em português.
Trata-se de um conjunto de práticas voltadas para melhorar a visibilidade e a classificação de um site nos resultados dos motores de busca, como o Google, o Bing e o Yahoo.

O objetivo do SEO é aumentar o tráfego orgânico, ou seja, o tráfego não pago, para o seu site. Menos investimento, com mais resultado.

Para isso, as estratégias focam na experiência do usuário como um todo, desde o momento da pesquisa até o processo de compra. E uma das ferramentas essenciais é o uso de palavras-chave e textos em uma página online.

O tema é tão importante e capaz de provocar tanto impacto, que as melhores ferramentas de criadores de sites correspondem às necessidades de SEO.

Ou seja, se você fizer a sua loja online em uma plataforma de qualidade, conseguirá otimizá-la de acordo com as práticas de SEO, sem pesar na velocidade de carregamento ou na capacidade de resposta.

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Mas por que investir em SEO? Aqui vão alguns bons motivos!

– Aumento de visibilidade nos resultados de pesquisas online
– Maior tráfego qualificado, com mais pessoas que estão interessadas no que você oferece
– Boa relação de custo-benefício, uma vez que é uma estratégia de marketing digital acessível
– Colaboração para o desenvolvimento da sua credibilidade e autoridade em um assunto
– Melhor experiência do usuário de ponta a ponta
– Possibilidade de mensurar as métricas e analisar o que funciona (ou não) com o seu público

O SEO no seu e-commerce

De fato, existem ótimos motivos para investir em uma estratégia de SEO para e-commerce.
Se antes muita gente enxergava essa técnica somente para sites tradicionais e institucionais, hoje já é de conhecimento público que o SEO funciona em lojas virtuais.

A estimativa é de que existam hoje mais de 500 mil e-commerces ativos no Brasil. Assim, se tem uma estratégia que pode te ajudar a se destacar online gastando pouco, você precisa testar.

Veja algumas orientações para colocar em prática o quanto antes:

1. Colete dados e acompanhe seu e-commerce

A melhor forma de entender o quanto o SEO para e-commerce está funcionando é com a coleta e análise de dados. Para isso, vamos usar o Google Analytics e o Google Search Console.

O Google Analytics é uma ferramenta que pode fornecer informações valiosas sobre o desempenho do seu site.

Para configurar o Google Analytics corretamente, você pode instalar a tag do Google na página de duas maneiras: manualmente, inserindo o código no seu site, ou automaticamente, usando um construtor de sites ou um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS).

Feito isso, você vai integrar seu e-commerce com o Google Search Console. Nesse sentido, você pode optar por inserir um domínio, e a verificação da propriedade é feita por meio de um registro DNS.

Outra opção é inserir o prefixo do URL, onde você poderá escolher entre várias opções de verificação, como um arquivo HTML, uma tag HTML, uma conta do Google Analytics, o gerenciador de tags do Google ou um provedor de nome de domínio.

Com o tempo, o Search Console vai apresentar informações sobre o seu site, como qual conteúdo é o mais popular, como as pessoas chegam até você, enfim.

Tanto os dados do Analytics quanto do Search Console podem dar insights preciosos do que melhorar no seu e-commerce.

2. Otimize a estrutura do seu site

O próprio nome da técnica diz muito SEO – O de otimização. Assim, é sempre bom verificar e otimizar a estrutura do seu e-commerce da forma certa.

Primeiro, analise a arquitetura de informação do seu site. Quanto mais simples for o caminho para o usuário encontrar o que deseja, melhor.

O ideal é optar por uma arquitetura simples e manter cada página a não mais do que três cliques da página inicial da sua loja.

Nesse sentido, com caminhos mais curtos e menos categorias, é possível que você alcance URLs amigáveis. Uma URL amigável é aquele link curto, sem tantas quebras de “/” Portanto, crie URLs de páginas curtos, mas ainda descritivos.

Por fim, uma etapa de otimização é revisar seu site para procurar por conteúdos duplicados. Não é bom ter várias páginas com o mesmo texto, e é ainda pior ter textos copiados de sites externos. Sempre crie algo novo!

3. Pesquisas de palavras

Se estamos falando de SEO para e-commerce, estamos falando do uso estratégico de palavras-chave, que são a maneira como as pessoas buscam pelo mesmo tipo de produto ou serviço que você oferece online.

O primeiro passo é pesquisar no seu nicho de negócios para entender como seus clientes em potencial procuram por itens do seu setor e entender suas dores e necessidades.

Faça uma lista com todas as palavras-chave que você pode incluir em descrições do e-commerce, incluindo aquelas que começam com “como” ou “o que é”. O Search Console também pode fornecer bons insights sobre os termos que chamam a atenção do seu público.

Mas atenção: nem todas as palavras-chave que você vai listar são relevantes e valem a pena usar. Aqui, chegamos ao próximo passo, que é filtrar seus resultados usando métricas críticas, como volume e dificuldade de pesquisa de palavras-chave.

Para isso, você deve usar plataformas que indicam o quanto um termo é pesquisado. SE Ranking, Ubersuggest e Semrush são algumas opções.

Finalmente, olhe para seus concorrentes. Veja o que eles estão usando de SEO para e-commerce nas palavras-chave.

4. As imagens também contam

Embora a estratégia de SEO para e-commerce envolva muito o uso de palavras, também é possível otimizar as imagens do seu e-commerce. Isso porque as fotos dos produtos contam pontos na experiência do usuário.

Assim, utilize imagens de boa qualidade, com as dimensões adequadas para o seu e-commerce. Hoje, o formato Web-p é o mais indicado para sites, uma vez que é mais leve.

Você pode adicionar uma descrição alternativa para a imagem, que é útil tanto para erros de carregamento quanto para a acessibilidade de pessoas cegas. Nessa descrição, você também pode usar palavras-chave relacionadas.

5. Responsividade

Um site responsivo é aquele que se adapta corretamente a qualquer tipo de tela – seja de computador, tablet ou smartphone.

Ao aplicar uma estratégia de SEO para e-commerce, lembre-se de conferir como o site responsivo se comporta. Afinal, você precisa garantir que seu usuário de smartphone e tablet terão ótimas experiências.

Hoje, a responsividade é tão importante que o Google não exibe nos seus resultados de pesquisas sites que não se adaptam aos diversos dispositivos.

Caso você tenha optado por um e-commerce feito com criadores de sites, certifique-se de que a sua plataforma oferece essa praticidade. Isso pode fazer toda a diferença!

Aplique o SEO para e-commerce

Se você tem uma loja virtual, precisa ser estratégico para se destacar. E uma das melhores estratégias está nas práticas de SEO.

Implementar o SEO para e-commerce envolve uma série de detalhes técnicos, que valem a pena conhecer e investir. Afinal, é um pequeno esforço que pode provocar grandes resultados.

Que tal checar o seu site hoje mesmo? Você pode descobrir que está perdendo dinheiro por deixar de fazer ajustes simples!