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Dicas para vender mais nos marketplaces: retire na loja

Por: Cleber Piçarro

CEO da Nerus S/A empresa especializada na transformação vendas físicas em vendas omnichannel. É graduado em Ciência da Computação (PUC-MG) e Administração pela (UFMG). Possui MBA pelo IBMEC e certificado PMI (PMP), Mestrado em estratégia PUC MG. Ex- diretor da TOTVS S/A e da RM Sistemas S/A onde atuou por 18 anos.

Vender no marketplace e retirar na loja? Isso existe? Diversos clientes ainda tem dúvida sobre isso.

Sim, isso existe e é forte. De acordo com informações oferecidas pela própria Magazine Luiza no começo de 2020 (ainda com lojas abertas), essa modalidade de venda representava quase 30% das vendas de tudo que era vendido pelo marketplace.

Ok, você pode pensar: “isso não me interessa, pois tenho uma rede de lojas e gostaria que os produtos fossem retirados na minha loja”. Fique tranquilo. Hoje, Mercado Livre, B2W (Americanas) e Magazine Luiza já oferecem as duas modalidades. Ou seja, eles tanto entregam o produto direto na loja própria, caso tenha uma rede, como recebem nas lojas de terceiros. A B2W e o Mercado Livre já oferecem pontos de entrega terceirizados, inclusive.

O que eu ganho com isso? Aprendizado (maior volume de vendas); redução do frete (pois o cliente irá retirar na loja); e maior flexibilidade para quem não tem condições de estar em casa o dia inteiro.

Que sentido o retire na loja tem em termos de marketing?

Caso você tenha uma rede de lojas (muitos varejistas e atacadistas possuem uma estrutura própria), pode aproveitá-la para facilitar a vida dos consumidores que moram perto ou passam perto de um ponto. Isso aumenta a confiança de receber a mercadoria e também oferece um contato humano em caso de qualquer problema.

Maior confiança significa mais vendas. Para aqueles que possuem uma rede própria, também significa maior fluxo no ponto de venda (lojas), com maior chance de vender.

Algumas pesquisas apontam que o “retire na loja” pode aumentar entre 3% a 5% na venda física (ou até mais dependendo da sua força de vendas). Além disso, se tiver um cuidado no atendimento do consumidor que vai na loja, consegue até capturar informações importantes para o seu marketing. Neste caso, o marketplace realmente vai colocar o cliente à frente — basta apenas “conversar direito” com ele.

Que sentido tem isso em termos logísticos?

A logística é certamente o maior ganho. Quando o consumidor opta por retirar na loja já existe uma economia direta na “última milha” (entrega porta-a-porta). Uma logística mais concentrada pode deixar todos os pedidos da região em um único ponto sem ter que rodar casa a casa. Além disso, elimina o famoso “o cliente não estava em casa”. Isso acaba.

Outra vantagem do retire na loja é a velocidade. Como tudo vai junto para a loja de retirada, a entrega acontece muito mais rápido. Tempo é uma das grandes variáveis do e-commerce. Quanto mais rápido, mais vendas.

Por último e não menos importante, a redução de fraudes. Afinal, o consumidor precisa se apresentar com um documento, o que diminui muito as entregas erradas.