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Dia do Consumidor: dados sobre a segunda data comemorativa mais fraudada

Por: Rodrigo Sanchez

Diretor de Growth da ClearSale

Formado em Ciências da Computação pela FEI e pós-graduado em Estratégias de TI pelo Senac, atua há mais de 15 anos no mercado de tecnologia da informação com desenvolvimento nas áreas de vendas, gestão e relacionamento com cliente. Atualmente, é chamado para ministrar palestras e congressos na área (Febraban, Banrisul International IT Forum, Gemalto Innovation Forum entre outros).

Neste mês, em 15 de março, foi comemorado o Dia do Consumidor, data que tem se tornando importante entre os varejistas e chamado a atenção dos fraudadores. Um estudo de uma empresa especialista em soluções de prevenção e gerenciamento de risco, divulgado no início deste ano, mostra que o Dia do Consumidor foi a segunda data comemorativa com mais tentativas de fraude em 2022.

Dados de um levantamento exclusivo mostram que o ticket médio da fraude foi de R$ 1.301.

Analisando os números gerais, no último ano, o Brasil registrou 1,8% de tentativas de fraude. Somente no Dia do Consumidor, foram registrados 2,2% em quantidades de tentativas de fraude e ticket médio de golpes avaliado em R$ 1.301, ficando atrás apenas do Dia das Mães. Isso nos mostra o quão importante a data está se tornando no mercado.

Falando desse ranking com datas comemorativas que mais sofreram tentativas de fraude, o pódio é composto pelas comemorações do Dia das Mães, com 2,5% de tentativas de fraude, seguido pelo Dia do Consumidor, com 2,2%, e pelo Dia dos Namorados, com 2,1%. Olhando para valores do ticket médio das tentativas, os resultados ficam: Dia das Mães com R$ 1.298, Dia do Consumidor com R$ 1.301 e Dia dos Namorados com R$ 1.439.

Um tour pelas regiões com maiores índices de tentativas de fraude

Outro ponto que sempre gosto de destacar são as regiões mais buscadas pelos fraudadores. Aqui, mais uma vez, a região Norte apresentou o maior índice de tentativas de fraude no Dia do Consumidor, com 4,1% e ticket médio de R$ 1.267, seguida pelo Nordeste (3,0%), Centro-Oeste (2,4%), Sudeste (2,1%) e Sul (1,3%).

Para o levantamento do estudo, a empresa considerou apenas pagamentos via cartão de crédito no e-commerce, e o período considerado para o Dia do Consumidor foi de 14 a 15 de março de 2022. Além disso, foram consideradas tentativas de fraude todas as transações que, por algum motivo, foram classificadas como suspeitas ou que foram confirmadas como fraude.

Por fim: como evitar as fraudes?

Falar os dados é de extrema importância para o mercado, mas citar as formas de proteção é essencial para garantirmos um mundo com menos fraudes, crime que é cometido por quadrilhas especializadas que estão cada vez mais dinâmicas e sofisticadas. Abaixo, seguem algumas dicas simples, mas que fazem toda a diferença.

Use senhas fortes

Fuja das senhas óbvias, como iniciais e data de nascimento. Use códigos fortes com letras maiúsculas, minúsculas, símbolos e números. E, claro, lembre-se: para garantir ainda mais segurança, jamais utilize a mesma para mais de uma conta.

Tenha cuidado com links estranhos

Algumas quadrilhas especializadas criam sites falsos, idênticos aos verdadeiros, para roubar dados. Com essas informações, posteriormente, os criminosos conseguem efetivar suas fraudes. Portanto, atenção redobrada com pedidos de recadastramento, trocas de senha não programadas ou links suspeitos.

Desconfie de promoções absurdas

Phishing (pesca de dados) é um tipo de ação fraudulenta que vem crescendo cada vez mais no ambiente online. Geralmente, o criminoso envia para os usuários e-mails com pretexto de ofertas imperdíveis ou exclusivas. No entanto, são mensagens contendo links para a captura de senhas e coisas do tipo. Verifique sempre a página oficial da loja e pesquise a reputação e a idoneidade da empresa em questão.

A informação é uma excelente forma de dificultar o roubo de dados por parte dos fraudadores. Sem a posse deles, os fraudadores dificilmente conseguem ter sucesso para efetivar fraudes. Em outras palavras, ajudar o cliente é colaborar para a construção de um mercado cada vez mais seguro.