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Descomplicando as formas de pagamento no e-commerce

Por: Josele Delazeri de Oliveira

Head de Canais e Parceiros da Get Commerce. Coordenadora do projeto de Empoderamento feminino da Get Commerce. Mais de dez anos de experiência na área de empreendedorismo digital. Líder da Embaixada Geração de Valor. Líder do Grupo Mulheres do Brasil, Núcleo Santa Maria. Mestre em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Maria. Graduada em Administração (2003) e em Sistemas de Informação(1999). Pós-graduada em Psicopedagogia, Gestão Empreendedora de Negócios e Gestão de Negócios e Intuição ( com módulo realizado na Itália). Pós graduanda em Psicologia Positiva pela PUC RS. Atuou por mais de 15 anos como docente no ensino superior, com ênfase na área de Empreendedorismo Digital. Docente de Pós graduação na área de empreendedorismo.

A decisão sobre o meio de pagamento ideal para sua loja virtual é tão importante, que podemos até equiparar à escolha dos produtos que serão vendidos. É preciso ter em mente que, além de influenciar no fechamento de novas vendas, o meio de pagamento também representa uma parcela dos custos operacionais do seu negócio.

Ao escolher uma plataforma de comércio eletrônico, você precisará decidir sobre as formas de pagamento que aceitará. Ao configurar uma loja online, descobrir quais tipos de métodos de pagamento usar é essencial para o seu negócio. Aqui teremos algumas orientações para ajudar você a entender quais tipos de métodos de pagamento funcionarão melhor para o seu e-commerce.

Sim, sabemos que você está projetando uma loja virtual, e a principal noção por trás disso é CONVERSÃO. Ao contrário dos sites estáticos, você receberá dinheiro real transferido para sua conta bancária em decorrência de suas vendas.

Meios de pagamento – cartão de crédito

Os números podem ajudá-lo a decidir quais meios são mais relevantes. De acordo com o relatório Webshoppers, da Ebit / Nielsen, 67% das compras online feitas no 1º semestre de 2019 foram pagas com cartão de crédito.

 

Receber os pagamentos na loja virtual, de certa forma, é diferente de receber os pagamentos na loja física. Principalmente porque há uma legislação específica que leva em conta que os pagamentos no e-commerce são não presenciais. O processamento do pagamento ocorre em um ambiente digital. Há duas formas principais de processar o pagamento no e-commerce: via adquirente ou subadquirente.

Subadquirentes

A maioria das lojas virtuais utiliza as subadquirentes, também conhecidos como facilitadores de pagamento — são uma espécie de intermediários. Por meio de uma integração e um contrato, fornecem todos os itens necessários para que o comerciante possa cobrar e receber as suas vendas. A principal vantagem é que com um contrato você disponibiliza todas as formas de pagamento, todas as bandeiras de cartão, boletos… Há também análise de risco e antifraude, que se não combatida pode se tornar um problema para qualquer loja virtual. As subadquirentes fazem uma conexão com as adquirentes, entregando para os lojistas uma solução completa com serviços de antifraude.

Um dos pontos que diferenciam as subadquirentes disponíveis no mercado é o fato de que em algumas, para finalizar o pagamento, o cliente é levado para fora do site da loja. O que é algo negativo, pois diminui a taxa de conversão. O ideal é o checkout transparente, com a conclusão do pagamento ocorrendo dentro da própria loja — sem a necessidade de direcionar o cliente para pagar fora da loja.  Isso passa mais segurança e diminui as etapas de compra do cliente, o que contribui exponencialmente para a conclusão da venda.

Adquirentes

Quando vamos para os adquirentes, entenda que eles irão funcionar basicamente como uma maquininha de cartão física. O adquirente consulta se o cliente tem saldo no cartão. Se tem, ele processa o  agamento. Se não tem, ele cancela. Os pontos negativos são de não ter o serviço de gateway, nem antifraude e análise de risco — aí é necessário contratar um sistema antifraude. O papel é liquidar as transações financeiras por meio de cartão de crédito e débito. Portanto, a opção mais segura para iniciar a sua  caminhada é um subadquirente.

Além das taxas, é importante avaliar o atendimento e a taxa de conversão. Também é importante fazer uma previsão de fluxo de caixa, pois nem sempre o repasse dos recursos para a conta da loja é imediato. Você pode iniciar com um meio de pagamento, e depois migrar para outro que melhor atenda às suas necessidades, fique tranquilo.

A escolha do meio de pagamento também tem influência direta na experiência do cliente. Afinal,  devemos pensar na comodidade e acessibilidade. Conhecer a sua persona, e o que ela prefere, faz muita diferença.

Em suma, a escolha das formas de pagamento do e-commerce deve ser estratégica, a fim de garantir não só a satisfação dos clientes, como também a lucratividade em cada venda, que são fatores críticos para a competitividade do seu negócio.