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Data Driven Marketing e a segurança do site

Data Driven Marketing (DDMA) ou marketing orientado a dados é um conceito que tem se tornado bastante comum para profissionais do marketing, das áreas de mídia, desenvolvimento e tecnologia com foco no marketing e etc. Para os e-commerces, claro, esse conceito é origem de excelentes oportunidades já que ele ajuda a entender melhor as movimentações de clientes e interesses por meio do uso de dados e criar campanhas especiais focadas em análises preditivas.

Essas “predições” contabilizam as variáveis indicadas pelos dados registrados e criam uma visibilidade de algumas previsões de comportamento com base nestes dados. O e-commerce pode, por exemplo, analisar informações coletadas para entender padrões de compra dos clientes, prever oportunidade do que vender e de como promover vendas cruzadas. A predição é interessante para que lojistas entendam quem são – e direcionem esforços para – clientes mais rentáveis.

O Data Driven Marketing pode ser usado por uma empresa tanto para manter um banco de dados sobre o consumidor, como para moldar e/ou aperfeiçoar a experiência de compra do cliente, tornando-a personalizada e com mais chances de conversão. Desta forma, as empresas usam estes dados para conseguir coordenar as ações da audiência e obter mais eficiência no engajamento e conversões.

Se for bem coordenado, o DDMA aprimora a relação com o cliente porque poupa o tempo que o consumidor gastaria vendo produtos irrelevantes para ele. Como o marketing é direcionado por e para o cliente, ele pode melhorar a relação que o consumidor tem com a marca, pois faz com que ele sinta como se tivesse um consultor de vendas na empresa especialmente dedicado a compreendê-lo e atendê-lo.

E a segurança dos dados, como fica?

O Data Driven Marketing trabalha o tempo todo com coleta e cruzamento de dados para poder apresentar previsões comportamentais baseadas neles. Com isso, a segurança das informações fornecidas pelos clientes é realmente um fator importante. É a segurança, afinal, que irá apontar que a empresa não apenas tenta obter, a qualquer custo, informações de seus clientes, mas sim, que também zela pela segurança destes dados confiados ao site.

Por isso, é muito importante que o Data Driven Marketing seja combinado a medidas de segurança no site na hora de solicitar informações dos clientes. Isso vale tanto para informações de acesso como para a inserção de dados para download de conteúdos e etc. Isso porque tanto um cliente atento poderá se recusar a fornecer dados a um site inseguro, como também, mesmo alguém mais ingênuo, e que forneça seus dados ao site, poderá ser vítima de algum roubo de dados por parte de pessoas mal-intencionadas. Com isso, a situação pode gerar transtornos tanto para o usuário como para a empresa.

Claro, ninguém precisa desistir dessa forma de marketing que tem apresentado bons resultados e engajado tantas companhias fora e dentro do Brasil. Por aqui, aliás, 73,3% dos entrevistados na pesquisa The Global Review of Data Driven Marketing and Advertising, da GDMA, e que foi publicada no final de 2015, afirmaram que sua confiança no valor do DDMA para a empresa em que trabalhavam variava entre os que estavam “bem confiantes” a “extremamente confiantes”. Os que estavam “algo confiantes” eram 20,5% e os “pouco” ou “nada” confiantes eram apenas de 4,2%.

Com essa crença no valor atribuído para a empresa, o melhor mesmo é continuar a investir no Data Driven Marketing como forma de divulgar seu e-commerce, mas combiná-lo a investimentos sólidos em segurança do site. Algumas medidas como a adoção de um SSL, podem ser úteis para criptografar dados dos seus clientes e prevenir o site contra vazamento de informações. Estas medidas são úteis tanto para aproximar o cliente, que sentirá mais confiança em fornecer dados pessoais para a empresa, como também para evitar que o marketing orientado à dados, o DDMA, se torne uma armadilha para a empresa que o utiliza.

Mas, sabendo combinar boas estratégias deste tipo de marketing e sem perder a atenção necessária requerida pela segurança, a empresa conseguirá atingir seu target, aprimorar sua experiência com o uso de dados e aumentar seus prospects e clientes sem nenhum ônus futuro. O ganho, afinal, consegue atingir todos os interessados no DDMA e o cliente poderá confiar mais naqueles que esperam iniciar com ele uma relação saudável e duradoura.