Customer experience se baseia na previsibilidade de gastos, por otimizar o atendimento com plataformas e ferramentas digitais.[/caption]
Essa transição de poder para a mão dos consumidores não é algo que impacta apenas os grandes negócios. As PMES também sentiram na pele o consumidor mais exigente, o que exigiu uma adaptação rápida por parte dos empreendedores. Dentro dessa lógica, uma ferramenta que tem se tornado cada vez mais indispensável é a de experiência do consumidor, ou CX (sigla em inglês para Customer Experience).
Uma jornada de atendimento feita de forma individualizada, que não só deixa o cliente satisfeito, mas o faz se sentir especial e confiante na marca, traz não somente redução de riscos, mas também vantagem competitiva sobre outras organizações, que são aspectos primordiais para quem está nos primeiros passos do seu negócio e deseja crescer rápido.
Por que o customer experience se tornou indispensável na rotina das PMEs
O comportamento do consumidor tem mudado muito nos últimos anos, principalmente com o impacto da Covid-19. De acordo com a McKinsey, os gastos com comércio eletrônico aumentaram 30% durante a pandemia, sendo que as PMEs, antes restritas ao ponto de venda físico, foram as que mais se destacaram no segmento. Além disso, vale destacar que, segundo dados do Sebrae em parceria com a FGV, somente em 2021 foram abertas 3,7 milhões de empresas de pequeno e médio portes no Brasil.
Entretanto, a pandemia também mudou a expectativa dos clientes, que já não se limita mais a adquirir produtos de qualidade por um preço acessível. A jornada de compra passou a ser mais importante, sendo que a satisfação do consumidor se tornou pilar indispensável tanto para a fidelização quanto para a recomendação de marcas e produtos.
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Customer experience se baseia na previsibilidade de gastos, por otimizar o atendimento com plataformas e ferramentas digitais.[/caption]
Essa transição de poder para a mão dos consumidores não é algo que impacta apenas os grandes negócios. As PMES também sentiram na pele o consumidor mais exigente, o que exigiu uma adaptação rápida por parte dos empreendedores. Dentro dessa lógica, uma ferramenta que tem se tornado cada vez mais indispensável é a de experiência do consumidor, ou CX (sigla em inglês para Customer Experience).
Uma jornada de atendimento feita de forma individualizada, que não só deixa o cliente satisfeito, mas o faz se sentir especial e confiante na marca, traz não somente redução de riscos, mas também vantagem competitiva sobre outras organizações, que são aspectos primordiais para quem está nos primeiros passos do seu negócio e deseja crescer rápido.
Customer experience se baseia na previsibilidade de gastos, por otimizar o atendimento com plataformas e ferramentas digitais.[/caption]
Essa transição de poder para a mão dos consumidores não é algo que impacta apenas os grandes negócios. As PMES também sentiram na pele o consumidor mais exigente, o que exigiu uma adaptação rápida por parte dos empreendedores. Dentro dessa lógica, uma ferramenta que tem se tornado cada vez mais indispensável é a de experiência do consumidor, ou CX (sigla em inglês para Customer Experience).
Uma jornada de atendimento feita de forma individualizada, que não só deixa o cliente satisfeito, mas o faz se sentir especial e confiante na marca, traz não somente redução de riscos, mas também vantagem competitiva sobre outras organizações, que são aspectos primordiais para quem está nos primeiros passos do seu negócio e deseja crescer rápido.