Termo em inglês que ao pé da letra significa “além da fronteira”, o cross border é o nome dado ao comércio transfronteiriço, isto é, aquele feito do seu país para outro. No e-commerce, ele abrange as vendas de produtos realizadas por meio de uma loja virtual como a sua para consumidores do exterior. Em outras palavras, este é um tipo de comércio onde a proposta é alcançar clientes e fregueses online internacionais.
Em 2018, de acordo com relatório da Zion Research citado pelo Think With Google[MGP1] , o mercado cross border valia cerca de US$ 562 bilhões. Agora, com uma taxa de crescimento anual de 27,4%, esse mercado poderá valer US$ 4 trilhões em 2027. Esta extraordinária previsão de crescimento atrai os olhares de empreendedores como você, que também querem aproveitar o momento para surfar nesta onda.
Panorama do cross border
Como dito, o futuro do cross border promete. Mas e atualmente, como este mercado está? Pois confira agora alguns números que mostram exatamente isso:- 82% dos consumidores online do mundo já fazem compras no exterior (Fierce Retail citada por VTEX);
- 57% foi o aumento das exportações nacionais entre 2020 e 2021 (Forrester citada por VTEX);
- 22% das remessas de produtos de comércio eletrônico serão feitas na esfera do comércio transfronteiriço em 2022 (Statista citado por CED Commerce);
- 80% dos varejistas em todo o mundo concordam que o cross border é lucrativo (eMarketer citada por Syncee).