No artigo anterior, comentei sobre o complexo cenário de compra de mídia no qual vivemos em dias atuais. Na mesma proporção encontramos a dificuldade da definição do foco de direcionamento de esforços estratégicos a curto, médio e longo prazo para se obter ganhos em ações de marketing digital. E dentro deste ecossistema, trabalhar por comunidades é o caminho.
É sabido que trabalhar por segmentação, que potencializar ações por nichos, otimizar as possibilidades dentro da rede de conteúdo do Google, direcionar conteúdo específico para a rede de Afiliados e Blogs aderentes a sua marca proporciona ganhos imensos ao seu negócio on line. Mas quais são estes ganhos? Pois bem, descrevo aqui sobre as vantagens que proporcionam uma maturação das ações descritas.
Contudo, particularmente denomino o conjunto destas ações como o potencializar das estratégias por comunidades na internet. Permitir ações através destas irão lhe proporcionar em tese, um tráfego mais qualificado ao seu site contribuindo assim com uma melhor taxa de conversão, propiciando ganhos no histórico de navegação de seus clientes ou usuários, influenciando diretamente estratégias de SEO e relevância no resultado orgânico. Não é segredo para ninguém que ações segmentadas apresentam um ROI bem mais elevado nas práticas de rentabilização de mídias.
Cada vez mais o usuário heavy user apresenta um comportamento de pulverização de tráfego e consumo de canais, enraizando assim a necessidade da leitura do modelo de atribuição e vendas assistidas. Mas fato é que neste comportamento plural, grande parte do que este usuário heavy user consome é feita através de estímulo de ações de comunicação e relacionamento e ações promocionais. Customizar e tematizar estas práticas através da entrega de mídia segmentada pode ser um tiro certeiro para potencializar diversos aspectos que envolvem os ganhos em seu e-commerce.
Conceituando o artigo descrito, cito Philip Kotler que diz “Os mercados não são homogêneos. Uma empresa não pode atender a todos os clientes em mercados amplos e diversificados”. Em seu livro “Administração de Marketing”, relata que os consumidores diferem entre si em muitos aspectos e, em geral, podem ser agrupados segundo uma ou mais características. Kotler defende que as empresas precisam identificar os segmentos de mercado a que poderão atender com eficácia, visto que vezes, equivocadamente, os profissionais de marketing perseguem o mesmo segmento de mercado em que várias empresas já atuam, negligenciando outros segmentos potencialmente mais lucrativos.
A divulgação de mídia verticalizada através de um conteúdo tematizado ou comercialização segmentada, propicia ganhos na estratégia de marca/branding, impactando na captação de novos usuários e clientes fiéis à marca, auxiliando na fidelização de um mailling em grande escala.
Entretanto, assim como este propicia uma adesão de um usuário com possibilidade de ativação de um ciclo de vida maior dentro do seu site, na outra ponta, você estará absorvendo certamente usuários com um senso mais crítico, o que irá contribuir necessariamente com a busca por excelência em serviço, conteúdo e qualidade de seu negócio.
Portanto, prospecte, planeje, segmente e boa sorte!