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Como preparar o seu e-commerce para o Dia do Consumidor

Por: Helena Vito Costa

Diretora de E-commerce na Infracommerce

Há mais de dez anos no mercado digital, com experiência em áreas de atuação como planejamento, compras, operação, performance e novos negócios é focada em CX, processos e comunicação de alto nível para acelerar a transformação digital e tornar desejos estratégicos em resultados tangíveis. Formada em Negócio da Moda pela Anhembi Morumbi, com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Possui inglês fluente e espanhol avançado, tendo experiência profissional LATAM e com vivência na Cidade do México - MX.

Chegou a hora de recuperar o fôlego de um início de ano mais ameno e apostar na primeira data do semestre voltada exclusivamente para o viés comercial: o Dia do Consumidor. O evento acontece no dia 15 de março, em alusão aos direitos do consumidor.

Conheça insights interessantes para aplicar no dia a dia das suas vendas online.

A data é uma das mais importantes para o comércio digital e pode ser um recurso interessante para atrair novos clientes para o seu e-commerce. E o melhor é que essa nova leva de compradores pode ser “esquentada” até os grandes eventos do varejo, caso você consiga fazer um bom trabalho de marketing ao longo do ano.

São dicas como essa que vou apresentar neste artigo. Acompanhe a leitura e tenha insights interessantes para aplicar no dia a dia das suas vendas online.

Saiba mais sobre o Dia do Consumidor

Antes de você sair planejando as suas ações de Dia do Consumidor, é importante saber mais sobre esse evento do varejo. Com origem nos Estados Unidos, o Dia do Consumidor foi citado pela primeira vez na década de 1960 em um discurso do presidente John Kennedy, que colocou luz na valorização do consumidor e de seus respectivos direitos.

Em 15 de março de 1962, então, foi instituído o Dia dos Direitos do Consumidor nos Estados Unidos, destacando os direitos à segurança, à escolha, à informação e à escuta. Já em 1985, a data foi oficializada pelas Nações Unidas como o Dia Mundial do Consumidor.

Porém, essa tendência chegou ao solo brasileiro somente em 2014, quando um grupo de 500 e-commerces se uniu para dar o pontapé inicial no Dia do Consumidor no Brasil. Por aqui, no entanto, a data desembarcou com o viés de movimentar o comércio no primeiro semestre, uma vez que a primeira grande data sazonal é somente em maio, com o Dia das Mães.

Passo a passo para se planejar para o Dia do Consumidor

Quando citei a movimentação do comércio no parágrafo acima, você já entendeu o que eu quis dizer com isso, não é mesmo? Promoções, ofertas, cupons de desconto, frete grátis e várias outras ferramentas que você pode utilizar para impulsionar a sua marca com o Dia do Consumidor. Como toda data sazonal, você disputará a atenção do consumidor, que por sua vez está cada ano mais exigente e conectado. Por isso, é importante que sua estratégia comercial esteja bem estabelecida e “amarrada” não só para a aquisição e a conversão, mas para a retenção desse consumidor.

Um ponto que você deve ter bem claro: o que você quer conquistar ao colocar a campanha do consumidor no ar? Você pode, por exemplo, querer aumentar sua base de clientes, ou at mesmo querer crescer em cima da mesma base sem custo de aquisição de novos consumidores. A partir dessas respostas, o seu primeiro passo deve ser a criação do calendário comercial e do forecast de vendas para a data. Com esse planejamento, o apelo comercial da data será muito mais bem desenvolvido do que simplesmente sair aplicando descontos em produtos do seu e-commerce.

Caso você consiga, também é interessante fazer a análise de dados de performance dos anos anteriores, como produtos mais buscados e visitados ou até mesmo produtos visitados, mas com pouca conversão para entender o comportamento do consumidor e conseguir aplicar estratégias mais direcionadas em 2024. Os dados também podem ser uma ótima referência para realizar a previsão de demanda e de abastecimento de estoque, ponto extremamente importante quando você vai rodar campanhas que podem aumentar as vendas acima do normal para o dia a dia do e-commerce.

Esse entendimento do comportamento de compra também é válido para identificar se o seu nicho de mercado pede uma promoção de Dia do Consumidor, Semana do Consumidor ou Mês do Consumidor. Dependendo desse direcionamento, a mecânica da campanha deverá mudar para motivar o impulso de compra no consumidor.

Já para colocar tudo em prática, há dois grandes alicerces das vendas para os quais você precisa se atentar: o pré-venda, que abrange o marketing digital, comercial, tecnologia e financeiro, e o pós-venda, como logística, transportes e atendimento. Com essas duas frentes bem estruturadas, você consegue atingir seus objetivos comerciais, realizar suas entregas dentro do prazo e com redução de custos, e ainda gerar uma fidelização posterior que fará com que o cliente volte a comprar com você nas próximas datas sazonais. Afinal de contas, é mais barato encantar um cliente do que conquistar um novo.

Tendo todos esses pontos em mente, seu planejamento do Dia do Consumidor para e-commerce fica muito mais assertivo e eficiente. Faça a sua preparação para a data e saiba reconhecer quando for preciso fazer alguma correção de rota. Afinal, nenhuma campanha comercial deve afetar a saúde do seu negócio.