Já se deparou com situações em que você precisou escolher um fornecedor, uma loja ou um serviço por conta própria, sem recomendação? Qual foi seu critério à primeira vista? Provavelmente foi o perfil, o site ou a página que te passou mais confiança. Mas como isso ocorre? Como fazer com que um site passe mais confiança do que outro?
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Segundo os princípios da linguagem visual, quando acessamos uma página, a primeira coisa na qual reparamos é o visual dela, e depois o conteúdo em questão. Isso também se aplica, por exemplo, a imagens em um cardápio. A foto que parece mais interessante nos chama a atenção e depois é que prosseguimos a leitura do que contém no prato.
O mesmo ocorre com o design visual de marcas – aquele que se destaca, que parece mais trabalhado, mais profissional, geralmente é o que atrai nossa atenção e desperta nossa curiosidade e confiança. Veja o exemplo de duas docerias – fictícias – abaixo:
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Se alguém procura por uma doceria e se depara com essas duas opções como resultado, as chances de clicar na primeira são muito maiores do que de clicar na segunda. Isso ocorre porque o logotipo da primeira parece feito por um profissional habilitado, parece mais trabalhado – logo, mais profissional -, enquanto que a segunda passa a impressão de algo amador, feito às pressas e sem muita atenção.
É quase como se nosso cérebro fizesse uma analogia de que uma identidade visual mais profissional equivale a um produto ou serviço mais profissional também, enquanto que a identidade mais descuidada equivale a um produto/serviço igualmente descuidado. É importante salientar que não necessariamente isso é verdade, mas é a impressão que é passada para o subconsciente do público. Portanto, podemos dizer que uma identidade visual elaborada impacta diretamente a visão que o consumidor terá sobre a marca.
Principais pontos de atenção para uma boa presença digital
Além da identidade da própria marca, outros itens colaboram para uma primeira boa impressão, são eles: layout do site, organização do conteúdo, tom de voz da marca, banners, anúncios, foto de capa, posts em redes sociais etc.
Não esqueça de que sua presença digital é o seu cartão de visita, pois muitas vezes é o primeiro contato do consumidor com a sua empresa, principalmente se ela foi encontrada através de busca orgânica, e não por recomendação de outros consumidores. Sabendo disso, busque profissionais que possam auxiliar nessa etapa e não subestime o potencial de uma identidade visual consistente.
Quando o âmbito visual é o principal ponto de atenção (como em sites, páginas e perfis de redes sociais), é imprescindível utilizar o design visual a seu favor para transmitir seus valores de forma clara e concisa através de uma boa organização de elementos, logotipo elaborado e layout organizado.
Lembre-se: design também é experiência, e é importante que o consumidor tenha uma ótima primeira experiência com a sua marca para gerar confiabilidade no seu produto/serviço. Portanto, conte com o design visual como um forte aliado nesse processo e potencialize sua presença digital, tornando sua marca mais forte e confiável para seus consumidores.
Referências:
– Sintaxe da Linguagem Visual, Martins Fontes.
– Arte e percepção visual: Uma psicologia da visão criadora, Rudolf Arnheim.