Como funciona o marketplace no varejo online?
Marketplace é uma ferramenta utilizada por vendedores e compradores em operações virtuais. Trata-se de uma plataforma online na qual os vendedores realizam ofertas para um público indeterminado de compradores.
Sua diferença para uma loja virtual é que, neste caso, há vinculação a apenas uma marca ou dono, enquanto que o marketplace reúne inúmeras lojas de diferentes marcas, inclusive com variedades de preços entre concorrências do mesmo segmento, facilitando, assim, a busca por melhores preços por parte dos consumidores.
Um marketplace é essencialmente um novo canal de vendas que deve estar sincronizado com o estoque, assim como com a loja online e as campanhas de comunicação que também serão utilizadas. Muitas vezes as empresas podem, inclusive, possuir estes espaços simultaneamente, ou seja, tanto a loja virtual, quanto o marketplace.
O desafio é manter o controle deste estoque da forma mais automatizada possível, sem ter a necessidade de reconciliação manual. É preciso, ainda, ter cautela com relação aos sites que estarão vinculados ao marketplace, uma vez que, perante o consumidor, majoritariamente, a responsabilidade por qualquer problema relacionado à compra poderá recair solidariamente sobre o marketplace.
Além disso, as taxas cobradas pelos marketplaces pelas vendas de seus produtos podem ser elevadas, prejudicando a margem de lucro. A maioria deles cobra um percentual sobre as vendas que variam de acordo com o segmento do mercado e a categoria de produtos.
Por isso, antes de iniciar as vendas por este veículo, é preciso ter certeza de que a margem de lucro comportará a taxa que será cobrada. Geralmente produtos comoditizados e com baixas margens não são recomendados na comercialização através dos marketplaces.