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Como fidelizar clientes com o ‘dinheiro de volta’ no e-commerce

Por: Galleger Ilhe

CEO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais de alto desempenho. Galleger Ilhe possui mais de 20 anos de experiência com programação e consultoria de e-commerce, produz diversos conteúdos online e ministra palestras Brasil afora, ajudando empreendedores a vender mais no mundo virtual.

Chamar a atenção do consumidor online e fidelizar clientes se torna todo dia um pouco mais difícil. É um mercado muito competitivo que exige empenho, investimento e atualizações a todo momento.

Algumas ações podem despertar o público para a compra no seu e-commerce, portanto, as trate como estratégias.

Oferecer descontos, gatilhos mentais e promoções cumulativas é muito tentador, mas possibilitar um benefício como o dinheiro de volta ou a oportunidade de converter pontos para a próxima compra é um fator mais palpável e real para o cliente.

Dessa forma, sempre que ele precisar comprar alguma coisa relacionada ao seu segmento, ele vai correr para sua loja, pois sabe que a efetivação de sua compra converterá em vantagens também para ele.

E, além disso, facilita sua compra por já conhecer o produto, sua qualidade e como funciona o sistema.

Programas de fidelidade

Os programas de fidelidade mostram o cuidado que a empresa tem com os pequenos detalhes que são entregues ao consumidor. Clientes que confiam em sua marca e que se sentem valorizados tendem a realizar mais compras no seu
empreendimento.

O cashback é uma opção que vem fazendo muito sucesso nas lojas virtuais e pode ser o seu aliado. Ele já é muito usado no exterior e cresce cada vez mais aqui no Brasil, pois aumenta a visibilidade dos produtos e amplia as vendas.

Segundo a Meliuz, empresa de cashback, essa forma de fidelização é um alto fator de atração para os consumidores brasileiros na Black Friday.

O usuário entra no site da empresa de cashback, encontra anúncios de e-commerces parceiros e é redirecionado para a página da loja.

Alguns empreendimentos disponibilizam os pontos de compra convertidos na própria loja e outros oferecem a possibilidade de receber o valor até na conta bancária do cliente.

Cashback

Para o funcionamento do cashback, é necessário a integração com empresas especializadas. Além da tradicional forma do cashback, existem outras formas de entregar ‘dinheiro de volta’ para o consumidor.

Como o famoso carimbo no ticket que dá direito à 10ª pizza grátis. Pode parecer uma tática arcaica, no entanto, se adaptada para o mundo virtual, é uma estratégia e tanto!

Em todos os planos de fidelização existentes, o intuito é fazer o cliente acumular pontos, assim, quanto mais ele gasta, mais pontos tem de volta. Essa opção de fidelidade pode variar de loja para loja, mas pode ser ajustada no seu
próprio e-commerce, não dependendo de uma plataforma integradora.

O sistema pode funcionar da seguinte maneira: a cada compra ele ganha “x” pontos e esses pontos são convertidos em valores. Dessa forma, o cliente pode abater no valor da compra, ou utilizar depois, até um número determinado de dias para que, ainda que o cliente tenha um benefício, ele seja usado dentro do próprio sistema e seja convertido
em créditos.

Essas e outras opções fidelidade que retornam pontos para a compra são formas de ter o seu público sempre garantido e crescente. Além disso, é uma ótima oportunidade de branding.