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Como diferenciar sua loja dentro dos marketplaces?

Por: Cláudio Dias

Co-founder e CEO da Magis5

Co-founder e CEO do Magis5, possui vasta experiência em varejo e e-commerce. Formado em Direito e com MBA, também tem uma formação consolidada em gestão e governança de empresas tech.

Os marketplaces são excelentes canais de venda para quem pretende começar a vender online ou que planeja se expandir e aumentar seu faturamento.

Por outro lado, atualmente temos milhões de vendedores ao longo do Brasil que também sabem do potencial desses shoppings virtuais e vendem seus produtos neles, o que torna as plataformas com cada vez mais concorrentes.

E assim como há muitos benefícios, temos a desvantagem de uma maior dificuldade de diferenciação entre tantos empreendedores, o que faz com que os próprios compradores apenas reconheçam a marca do marketplace, não do vendedor por trás do produto.

O que pode não ser realmente um problema, mas chegará um ponto em que ter uma loja reconhecida trará reconhecimento e mais clientes devido à confiança e ao chamado marketing “boca a boca”.

Antes de tudo, por que se diferenciar?

Diferenciar-se é se destacar perante os concorrentes que vendem produtos e serviços semelhantes, é o que faz os clientes se encantarem por uma loja e se tornarem defensores da marca – o que é o desejo de toda empresa.

Mas, para ser mais específico, existem alguns motivos importantes pelos quais se diferenciar dentro dos marketplaces é crucial:

Competitividade acirrada: os marketplaces geralmente possuem um grande número de vendedores, muitos dos quais oferecem produtos similares. Nesse cenário, é necessário buscar maneiras de se destacar para atrair a atenção dos clientes e superar a concorrência.

Visibilidade e alcance ampliado: ao se diferenciar, é possível aumentar a visibilidade de uma marca e dos seus produtos ou serviços dentro do marketplace. Isso ajuda a alcançar um público maior, já que muitos consumidores utilizam essas plataformas como ponto de partida em suas buscas.

Confiança e reputação: ao criar uma diferenciação, é possível construir uma reputação positiva dentro do marketplace, o que inclui oferecer um excelente atendimento ao cliente, produtos de qualidade, cumprimento de prazos e resolução rápida de problemas. Com uma boa reputação, é mais provável que os clientes confiem na marca, já que o próprio marketplace irá dar mais visibilidade à loja como recompensa ao bom desempenho.

Fidelização de clientes: Ao se diferenciar, o lojista pode criar uma conexão emocional com os clientes e oferecer uma experiência de compra única, que contribui para a fidelização dos consumidores, que se sentirão mais propensos a retornar para novas compras e a recomendar a marca para outras pessoas.

Quais são as maneiras que permitem uma empresa se diferenciar?

Para poder se diferenciar, uma empresa dependerá muito do valor percebido pelo consumidor. Alguns irão ver essa diferenciação de maneiras opostas – o que é diferente para um, pode não ser para outro, e é chegado o momento em que esse elemento que destaca uma marca torna-se comum para todo um segmento.

Dessa maneira, torna-se necessário todo um trabalho constante para poder entender o público, os canais que vendem, feedbacks, buscar fazer experimentos e analisar todos os resultados:

Estudo de persona: o que o consumidor procura?

Primeiro, é preciso saber como sua persona, ou seja, seu cliente ideal, se comporta para realizar uma compra. Porém, é necessário saber todas as etapas do seu dia a dia, como ele lida com seus problemas, sua vida profissional, indo além de dados puramente demográficos, como idade, gênero, localização etc.

Estudar a persona é saber como melhor abordá-la para, assim, ela se tornar um cliente. Além disso, é importante descobrir quais são os melhores canais para alcançá-la, como marketplaces de nichos, nos quais há um público mais segmentado e mais propenso a comprar determinado produto.

Ter um atendimento excepcional

O atendimento é o ponto em que o cliente ou potencial cliente fala com a empresa diretamente.

Para o e-commerce, é o ponto de humanização perante a tanta tecnologia. Portanto, é preciso que todos os pontos de contato sejam feitos de maneira excepcional, e é onde muitas marcas subestimam o poder do atendimento, fazendo com que aquelas que investem nessa área e em uma equipe preparada para atender destaquem-se.

Seja nos canais de atendimento do marketplace, no WhatsApp ou em directs do Instagram, o atendimento precisa ser feito com profissionalismo e com agilidade.

Investir em branding

Investir em branding dentro dos marketplaces é essencial para se diferenciar e criar uma identidade única para a sua marca.

O branding é o conjunto de ações e estratégias utilizadas para construir a percepção, a reputação e a imagem da marca na mente dos consumidores.

Ao investir em branding, o empreendedor cria uma identidade visual, valores e propósito claros para a sua marca. Isso permite que os clientes identifiquem e reconheçam a marca entre tantas outras opções disponíveis no marketplace.

Alguns dos motivos pelos quais ele é importante para se diferenciar dentro dos marketplaces incluem maior confiança e credibilidade ao criar uma reputação positiva e fundamental para encantar clientes.

O branding eficaz também permite que a empresa se diferencie dos concorrentes dentro do marketplace ao transmitir sua proposta única de valor, criando um posicionamento único, o que facilita a escolha dos consumidores para a marca em detrimento de outras opções.

Embora a abordagem do branding seja mais difícil nos marketplaces, temos o exemplo do AliExpress, que permite que os sellers personalizarem a página de sua loja com diversos banners, descrições e muito mais, mas é possível fazer isso também em outros, como Shopee e Mercado Livre.

Dessa maneira, utilizar as redes sociais da loja para igualmente trabalhar melhor o branding é uma forma de romper as limitações do marketplace. Isso pode ser feito através de folders, no pós-venda, com informações acerca do Instagram, YouTube ou quaisquer outros canais de comunicação.

Avaliações e feedbacks positivos

As avaliações, sejam positivas ou negativas, são ferramentas poderosas para melhorar uma empresa e seus processos (salvo exceções).

Ao responder comentários com feedbacks, o empreendedor mostra comprometimento com seu cliente e que quer entender como pode lhe ajudar, ou mesmo que está contente por receber um retorno positivo.

Portanto, estimular as avaliações e os feedbacks dos clientes, sendo possível fazer isso até mesmo através do WhatsApp, é uma prática para colher depoimentos valiosos, que podem ser usados até mesmo para o branding da marca.

Marketplaces e a difícil barreira para buscar a diferenciação

Buscar diferenciar-se nos marketplaces é uma tarefa difícil, principalmente para vendedores que somente vendem nesses canais de vendas e não possuem lojas virtuais próprias.

Afinal, muitas vezes haverá produtos com as mesmas descrições, imagens e títulos, e o marketplace em si irá destacar aquele que primeiro publicou, deixando os demais sellers com menor visibilidade (como acontece na Amazon).

É possível se destacar pelo preço baixo ou por um frete mais barato, mas é importante que o empreendedor não se prejudique e abra mão do seu lucro para aumentar suas vendas, pois não haverá um retorno significativo para ele ao trazer ofertas tão agressivas.

O caminho mais seguro é manter a constância e procurar se diferenciar nos pontos citados.

Ao se ter uma maior organização, manter sua reputação alta e ter os processos bem definidos, as plataformas darão maior visibilidade para a marca em si, o que irá garantir maior faturamento.

Temos atualmente tecnologias que auxiliam em processos manuais, como automação de estoque e expedição, publicação de anúncio e mesmo criação de textos persuasivos – o ChatGPT, por exemplo -, que darão ao empreendedor – que muitas vezes cuida sozinho, ou com uma equipe enxuta, de diversas tarefas – mais tempo para lidar com suas estratégias e entender qual sua diferenciação e como ela afeta seu cliente.