O mercado online é feito de inovação. As coisas mudam e se adaptam em uma velocidade muito maior do que no varejo convencional. Uma tendência para ficar de olho – não tão nova, mas com muito potencial para ser explorado – são os Clubes de Assinatura.
Diferente da loja virtual padrão, onde o comprador escolhe um produto de sua preferência e paga por ele, esse modelo é baseado em planos onde o consumidor contrata os serviços por um determinado período e desfruta dos produtos e serviços oferecidos sem sair de casa. Normalmente, pagando por mês por esses serviços.
Pense em algo que as pessoas compram rotineiramente, como alimentos básicos arroz e feijão ou ração animal, com o clube de assinaturas ela pode receber esse produto mensalmente, na quantidade exata que precisa e sem sair de casa.
Outro ponto para ser observado neste mercado são os produtos de luxo. Por exemplo, para pessoas que apreciam um bom vinho, variedades diferentes de cafés, cervejas gourmet ou charutos. Nesses casos, ao escolher por um plano, o cliente recebe os produtos mensalmente e com dicas de apreciação e resenhas sobre cada variedade. Uma forma de se aprofundar no universo que admira e conhecer novidade do setor. Outra vantagem? Tudo isso com um custo menor do que comprando os produtos separadamente. Comodidade é a palavra que resume essa nova tendência do E-commerce.
Na dúvida sobre como entrar nessa? Vamos esclarecer mais sobre os produtos que podem ser comercializados, público e vantagens.
O que se vende em um clube de assinaturas?
As opções vão desde assinaturas de vinhos, sapatos, cafés especiais, áudio books, frutas da estação, fraldas, cosméticos, filmes online e até brinquedos caninos. O ideal é identificar a necessidade constante do produto oferecido no dia a dia do seu consumidor.
Quem é o público?
Esse modelo de negócio é perfeito para consumidores que compram rotineiramente algum produto e procuram comodidade. É importante disponibilizar diferentes planos, mensalidades para que o cliente se sinta livre para escolher o que melhor se encaixa em sua rotina.
E para quem vende, quais são as vantagens?
– Fidelização de clientes;
– Controle financeiro e fácil previsão dos lucros;
-Maior liberdade para planejar os investimentos (já que a receita é linear);
– Redução das despesas e custos operacionais.
Mas atenção: não adianta uma excelente ideia de negócio, se a plataforma não comportar o fluxo de visitação ou não for capaz de oferecer uma experiência de compra ágil e eficiente para o seu público. Aposte em plataformas robustas, escaláveis e com atualizações constantes.