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Clientes e gamification: como adequar o e-commerce de acordo com o perfil do cliente

apresentamos anteriormente alguns exemplos de gamification que utilizados no e-commerce e ficamos de apresentar como os comportamentos desses clientes usuários podem ser classificados, tendo como base a gamification e o objetivo de captar clientes e fidelizar aqueles que já o são. Desde 2011, essa classificação já foi descrita por Zichermann e Cunningham, veja:

Atingidores:

O que eles precisam: status, influência, conquistas.

Mecânica de jogo: fornecer o quadro de resultados, duelos, opções extra.

Exemplo: classificação de usuários.

São pessoas que buscam conquistas, motivadas por jogos competitivos. Procuram obter um desempenho diferenciado dos demais jogadores, com o objetivo de superá-los, transformando-se nos melhores. Como característica, gostam de recompensas, completar tarefas e reconhecimento. Para este tipo de jogador, perder no jogo provavelmente vai levá-lo a perder o interesse em jogá-lo. 

Exploradores:

O que eles precisam: conquistas, coleção, descobertas.

Mecânica de jogo: emblemas, níveis, tarefas simples, barras de progresso.

Exemplo: emblemas. 

São aqueles que gostam de sair para o mundo na busca por descobertas, a fim de trazer coisas novas para sua comunidade e ser reconhecido por isso. Exploram o ambiente do jogo a procura de novidades, como segredos, caminhos ou recompensas ocultas. Este tipo de jogador tem como diferencial a capacidade de descobrir novas formas de se relacionar com o jogo, muitas vezes, além das formas previstas por seus idealizadores.

Socializadores:

O que eles precisam: contatos, comunicação, privilégios.

Mecânica de jogo: chats, mentoring, comunidades.

Exemplo: seção conselho.

São jogadores que buscam beneficiar-se da interação social. Para este tipo de jogador a relação social é a parte mais importante do jogo. Também apreciam a colaboração e o trabalho em equipe.

Matadores:

O que eles precisam: competição, vitória.

Mecânica de jogo: sorte e sucesso nos jogos, prêmios.

Exemplo: roda de fortuna.

Esses jogadores são extremamente competitivos e guiados pela vitória, mesmo que esta seja conseguida à custa dos outros participantes. Eles perseguem ou deliberadamente provocam os demais jogadores a fim de prejudicá-los. Este tipo de jogador é muito parecido com os atingidores, porém, além de ganhar, assim como assassinos, querem ver suas vítimas e expressar admiração por elas.

Quando o usuário concluir todas essas etapas, ele pode ser motivado a repeti-los mais uma vez, mas de uma forma que ele consiga ser mais rápida, melhor e mais forte. Como em um jogo e assim ele consegue melhores pontuações e receber recompensas maiores.

De acordo então com as características dos clientes, uma determinada estratégia poderá ser adotada em detrimento de outra, para que eles sejam envolvidos de forma a atuar na loja considerando essas características apresentadas. Mesmo porque pequenas diferenças de valores dos produtos não farão com que um cliente ou cliente em potencial, vá para outras lojas, principalmente se ele já fez uma compra e recebeu no prazo prometido. Isto conta e muito!