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Cinco dicas para preparar a sua loja virtual para a Black Friday

Por: Erick Melo

Mais de 15 anos de experiência no mercado online, co-fundador e CCO da WEBJUMP. Responsável por grandes contas e atuação na estratégia comercial da WEBJUMP em todo o portfólio de produtos oferecidos, com foco no desenvolvimento de eCommerce na plataforma Magento. Com conhecimento na transformação de negócios digitais B2C e B2B, atuou na construção de grandes cases de sucesso do e-commerce nacional e internacional, sempre com uma proposta de trazer modelos inovadores, flexíveis e escaláveis a projetos de empresas como Ambev, Ab-Inbev, Havan, Nestlé, P&G, Espaçolaser, Danone e outras. Faz parte do Conselho do E-commerce Brasil, com foco principalmente no mercado B2B, com o objetivo de contribuir e levar conhecimento ao mercado de e-commerce nacional.

Uma das principais datas do varejo, a Black Friday, programada para 25 de novembro, acontece em 2022 entre duas grandes datas: a Copa do Mundo, que este ano será realizada de 20 de novembro a 18 de dezembro, e o Natal.

Segundo levantamento da Neotrust, em 2021, a data gerou R$ 5,41 bilhões em vendas no comércio eletrônico, volume 5,8% maior do que no ano anterior. E para 2022 a tendência é de consolidação das vendas em plataformas digitais, já que representam 72% da preferência de compra pela internet.

Confira como se planejar para proporcionar aos seus clientes uma experiência positiva durante as principais datas do comércio no segundo semestre.

Com a evolução das compras online, os desafios são crescentes. Segundo pesquisa da Bornlogic/Opinion Box, realizada em setembro de 2021, para o mercado varejista, o maior deles será manter a estabilidade de sua plataforma digital diante do aumento no volume de acessos.

Empresas e negócios do mundo todo esperam ansiosamente pela Black Friday. É quando o consumidor está mais disposto a comprar e o comerciante querendo vender o máximo possível. Porém, este ano essa data é ainda mais especial, pois estamos diante de algo inédito, que é a chegada da Copa, sem falar que o Brasil estreia na quinta-feira, dia 24 de novembro. É preciso estar atento e planejar todos os processos para evitar problemas futuros.

Confira como se planejar para proporcionar aos seus clientes uma experiência positiva durante as principais datas do comércio no segundo semestre:

1 – Planejamento e persona

Observe as tendências e sempre procure fazer melhorias no site para promover uma boa jornada de compra. Monte um checklist. Coloque no papel tudo aquilo que você deseja com essa data, o que pode dar muito certo e os possíveis problemas que podem surgir ao longo do caminho. Além disso, para que o planejamento seja certeiro, comece entendendo quem é o seu cliente. Faça-se a seguinte pergunta: qual é o seu público? Sabendo responder a essa pergunta, você automaticamente saberá o que ele está buscando e como você pode proporcionar isso da melhor forma possível através do digital.

2 – Personalização

É importante criar caminhos para direcionar o cliente dentro de um site. Por mais que a Black Friday seja uma tradição de longa data, ainda é necessário mostrar de forma clara onde é possível garantir as melhores ofertas. Crie atalhos e chamadas criativas, personalize o seu site especialmente para essa data. Se possível, conte com um time de marketing para definir essas estratégias. Dois pontos bem importantes que estão em alta e crescendo no Brasil são o live commerce e a compra de mídia com influenciadores. Para essa época do ano, são uma boa oportunidade! Eles podem gerar bons resultados e ajudar na fidelização de clientes posteriormente.

Uma tática extremamente valiosa, que serve tanto para esta Black quanto para as próximas, é a criação de landing pages contendo ‘/blackfriday/nomedoproduto’. Assim, você conseguirá indexar essa URL no Google para as épocas futuras, ganhando mais relevância orgânica ano após ano.

3 – Organização entre áreas

É extremamente relevante para os varejistas ter organização, planejamento e execução de três áreas em conjunto: marketing, comercial e tecnologia. Até porque não existe nada mais chato do que se deparar com um ambiente online desorganizado. Aliás, esse é um dos motivos que levam as pessoas a desistirem de realizar as compras. Comece separando os produtos por categorias, margens e níveis de descontos, crie grupos dentro deles. Aposte em descrições, fotos e até mesmo vídeos que mostram como determinado produto funciona. Invista em um site simples e interativo, pois a poluição visual é um obstáculo muito comum e faz com que um cliente deixe de comprar.

4 – Time preparado

Ter uma equipe preparada para resolver qualquer problema durante essa época é também uma forma de entregar um produto ou serviço de qualidade. Aposte na integração do seu time, foque em fazer com que cada pessoa tenha conhecimento da importância dessa data. Invista em reuniões para definição de estratégias e esteja em constante alinhamento interno – tanto o de vendas como o de suporte técnico precisam estar alinhados para não ocorrerem ruídos na comunicação. Além disso, é de extrema importância o time de pós-venda nessa época do ano. É muito comum prazos de entregas extensos durante esse período. Caso seja a sua realidade, comunique o cliente sobre isso e tenha pessoas preparadas para atender à demanda.

5 – Segurança e transparência

Investir na segurança é sempre uma forma de melhorar o desempenho do seu negócio e cada vez mais os clientes estão priorizando isso. Sites seguros que sejam transparentes em relação ao uso de dados são os mais procurados pelos usuários. Como mostra um estudo realizado pelo Reclame Aqui, mais de 88% dos consumidores estão preocupados com sua privacidade e sua segurança na internet. Sendo assim, tenha conhecimento sobre a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e procure sempre ser o mais sincero e transparente possível com o seu cliente.