A importância de um bom briefing é do mesmo tamanho da expectativa que o cliente tem com o serviço contratado.
Quando uma loja virtual promove alterações no layout e cria ações diferenciadas, ou quando um fornecedor de e-commerce lança uma solução ou atualizações em alguma plataforma ou serviço, uma coisa vem à mente: divulgar! Seja para a imprensa ou para o target, há o investimento em marketing e comunicação.
Porém, antes de mais nada, na relação entre um lojista virtual ou fornecedor de e-commerce e qualquer agência, seja de comunicação ou marketing, um fator fundamental é o briefing.
Termo em inglês adotado pelo vocabulário brasileiro, ele tem um simples e único significado: é um preciso conjunto de informações que formam um roteiro para a criação de ações, campanhas e materiais a serem veiculados, como promoções na loja virtual ou novas funcionalidades em alguma solução de fornecedores.
O problema é que, muitas vezes, o significado da palavra na língua inglesa é levado ao pé da letra, e o briefing passa a ser visto como algo rápido e curto. E, com isso, a parte do “preciso” é totalmente abandonada, deixando alguns punhados de dados soltos, e o responsável pela criação dos materiais/ textos/ press releases fica em um verdadeiro deserto de ideias.
Esse curto e preciso material é um misto do que realmente está sendo realizado e as expectativas do cliente, como a mudança de layout de uma loja virtual. Como será a nova imagem? Por que houve a alteração e o que se espera alcançar com isso? E, o principal, ao contratar uma Assessoria de Imprensa ou uma Agência de Marketing, qual o objetivo da ação a ser divulgada?
Antes de ter tudo definido, é preciso saber onde se pretende atingir. E, a partir disso, traçar um briefing que possa desenvolver peças, campanhas, pautas, entre outros materiais que respondam e entreguem claramente esse objetivo.
Um bom briefing pode ser responsável até mesmo por 50% da qualidade do material produzido. Além disso, ele é parte importante no discernimento de uma grande questão: boa notícia ou má notícia?
Notícias e informações surgem todos os dias, mas o que realmente é uma boa pauta pode ser a diferença entre duas pequenas palavras. Por exemplo, qual frase traz mais impacto? “E-commerce brasileiro deve crescer em 2013” ou “Comércio Eletrônico nacional deve faturar R$ 28 bilhões em 2013”.
Ao ver ambas as chamadas, nove em cada dez profissionais certamente colocariam os valores logo no título, como o segundo exemplo. Mas, ao observar o que realmente aconteceu, o briefing não continha os números ou então o responsável pela produção realmente decidiu não utilizá-lo?
Possuir informações de qualidade dentro desse breve roteiro é essencial não apenas para a criação das ações a se desenvolver, mas fundamentalmente para o resultado. Ou seja, a importância de um bom briefing é do mesmo tamanho da expectativa que o lojista virtual ou fornecedor de e-commerce tem com o serviço contratado.
Por fim, a relação entre um cliente e qualquer agência, seja de comunicação ou marketing, deve ser uma via de mão dupla: informações são compartilhadas, o tempo de ambos deve ser balanceado e a qualidade deve estar sempre envolvida, e tudo isso começa em um simples e preciso briefing.