Um dos temas mais abordados hoje em dia é o Big Data. De uma maneira geral o tema tornou-se uma verdadeira obsessão de grande parte das empresas, afinal como podemos deixar passar despercebida a avalanche de dados e informações que a era digital hoje nos traz?
Desde a era dos computadores e a cada ano que passa, mais e mais dados são acumulados e mais e mais fontes surgem, a própria definição técnica de Big Data nos faz compreender o quão descontrolado é o fenômeno, que se colocado em uma planilha vai ultrapassar os bilhões de colunas e linhas.
Nesse ponto, chegamos a brilhante definição que Dan Ariely fez para Big Data:
“Big Data é como sexo para adolescentes,
– Todos falam sobre o assunto;
– Ninguém realmente sabe como fazê-lo;
– Todos pensam que os outros estão fazendo;
– E então todos acham que deveriam estar fazendo;
Para aproveitar o Big Data exige-se antes de qualquer coisa definir o trivial, que é a simples Questão de Negócios, simplificando o linguajar, é preciso definir a pergunta, o que você está buscando saber. É neste ponto que o Small Data passa a ser muito importante.
Small Data diferente do Big, pertence à sua empresa, são os seus os dados e você tem controle sobre eles.
Aqui cabe uma pergunta: Como a sua empresa está tratando os dados dela hoje?
Nesse artigo, deixo essa provocação, de que muitos de nós, empreendedores e executivos do e-commerce, estamos sonhando com o Big Data, sem mesmo antes fazer a lição de casa, que é organizar o Small Data. Já pensou que os dados de uma empresa fazem parte do seu ativo?
E assim como cuidamos dos estoques, caixa, imobilizados e recebíveis, devemos cuidar dos dados. Quanto mais limpos, seguros e estruturados eles estiverem maior proveito pode-se ter para escolher as perguntas certas.