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Avaliação de produto: entenda sua importância no e-commerce

Por: Felipe Paniago

Cofounder e CMO do Reclame AQUI.

Você sabe o que são avaliações de produtos? São opiniões emitidas por consumidores reais a respeito da experiência que tiveram com suas compras. E olha: abrir espaço para esses relatos no e-commerce é fundamental para aumentar a taxa de conversão, viu?

Gostou da ideia e quer saber mais sobre os benefícios das avaliações de produtos? Falamos sobre isso a seguir. Olha só!

Prova social

A prova social é um gatilho mental que nada mais é do que um estímulo cerebral que gera reações instintivas. No caso do e-commerce, a ação esperada é efetuar uma compra.

Funciona mais ou menos assim: um consumidor usa um produto, gosta e escreve uma avaliação positiva. Esse relato funciona como uma espécie de atestado de confiança e desperta o desejo de consumo de outros clientes, sabe? Sendo assim, o recurso é interessante para aumentar as vendas.

Reputação da marca

A reputação de uma empresa está entre os fatores de decisão de compra. Pense bem: para não cair em ciladas, os clientes fogem de marcas com má fama no mercado, não é mesmo? Os reviews entram nesse contexto para aumentar a credibilidade da empresa.

Afinal de contas, o espaço de avaliações é dedicado para consumidores reais expressarem suas opiniões – sejam elas boas ou ruins – a respeito de produtos adquiridos. Esses relatos são evidências de confiança e deixam os consumidores mais seguros em fazer negócios com a marca.

Descrição dos produtos

Ao fazer compras pela internet, o consumidor não pode tocar, cheirar, nem experimentar os produtos. O papel da descrição é, justamente, fornecer todos os dados necessários para o consumidor ter uma noção real da qualidade do produto. É como se fosse um texto de um livro que faz o leitor realizar altas viagens imaginárias, sabe?

Aliás, apesar de o fabricante ter conhecimento profundo sobre o item à venda, nem sempre as descrições são focadas nas necessidades reais do consumidor. Então, para aperfeiçoar os conteúdos, vale usar os feedbacks recebidos por meio das avaliações de produtos.

Vamos ver um exemplo prático para entender melhor? Imagine um secador de cabelo cheio de elogios por causa do baixo nível de ruído. Essa é uma qualidade interessante para ser destacada na descrição do produto, concorda?

Pois bem, com base no retorno dos consumidores, é possível identificar as qualidades mais valorizadas e usá-las para deixar a descrição mais atrativa. Dessa forma, é possível conquistar consumidores e aumentar as vendas.

Aperfeiçoamento de processos

Assim como os elogios, as críticas também são fundamentais para entender melhor o nível de serviço da empresa. E por meio das avaliações de produtos, é possível identificar os pontos fracos do seu negócio e gerar insights para melhorar os processos e a qualidade dos serviços.

Se vários consumidores reclamam que o vidro de um perfume chegou em casa quebrado, por exemplo, vale pensar em acessórios de proteção para evitar o transtorno, não é mesmo? As informações ainda são úteis para os fabricantes que podem analisar a viabilidade de trocar embalagens e reformular produtos.

A mesma lógica vale para reclamações de todos os setores da empresa. Pense em uma chuva de queixas sobre atrasos na entrega. Nesse contexto, é importante reavaliar as parcerias de transporte e até fazer trocas quando necessário. Tudo isso para aperfeiçoar cada vez mais as operações e os serviços da empresa para garantir a satisfação do cliente.

Experiência de compra

Já falamos por aqui que as avaliações dos produtos fornecem dados valiosos para auxiliar no processo de decisão de compra, lembra? Pois então, com isso, a tendência é de que o consumidor compre produtos mais alinhados às suas expectativas.

Por exemplo: pense em um consumidor em busca de um liquidificador para bater massas pesadas. Ao perceber que outros clientes com o mesmo objetivo ficaram satisfeitos com determinado modelo, o usuário fica mais tranquilo para levar o produto para casa, entende?

E o melhor: ele não se frustrará meses após a compra. Então, além de aumentar as vendas, a ferramenta pode contribuir para elevar a taxa de recompra e a fidelização de clientes.

Trocas e devoluções

A lógica é simples: com uma descrição de produtos bem mais detalhada, o consumidor terá acesso a todas as informações necessárias para tomar uma decisão. Somado a isso, as avaliações fornecem mais um monte de opiniões úteis para fazer escolhas certeiras. Assim, é possível diminuir os índices de arrependimentos e enganos.

Veja o exemplo de uma loja de roupas. Imagine que nas avaliações de um modelo de calça jeans há vários relatos de clientes que afirmam que a forma do produto é grande. Sendo assim, aconselham os demais consumidores a comprar um tamanho menor. Ao ler isso, um novo comprador já pode adquirir a numeração mais adequada.

Moral da história: isso é bom para o consumidor que tem uma experiência de compra mais agradável. Por outro lado, o e-commerce também se beneficia porque reduz os custos desnecessários com trocas e devoluções.

Estratégias de SEO

Acredite se quiser: as avaliações de produtos melhoram o SEO da página. Você pode até conquistar o primeiro lugar de buscas orgânicas do Google ao incluir a ferramenta no seu e-commerce.

Isso pode acontecer por diversos fatores. Veja bem: os reviews melhoram a experiência do usuário, aumentam o tempo de permanência na página e conferem credibilidade ao domínio. O buscador valoriza tudo isso e privilegia páginas assim no ranqueamento.

Aliás, o Google dá uma importância tão grande aos reviews que até lançou uma atualização nesse sentido. É o Product Review Update, que tem como objetivo valorizar reviews verdadeiros, de qualidade e feitos do ponto de vista do usuário.

Em resumo: as avaliações de produtos são recursos valiosos para melhorar a experiência do cliente e alavancar as vendas do e-commerce. No entanto, lembre-se de que os reviews precisam ser feitos por consumidores reais, viu? Vale ressaltar ainda que os relatos negativos são tão valiosos quanto os positivos porque geram dados valiosos para identificar falhas no negócio e implementar melhorias. Então, nada de apagar as críticas, combinado?