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ADS nos canais de marketplace aumentam, convertem e impactam o universo digital

Por: Agenor Oliveira

Gerente de Marketplace

Gerente de Marketplace da Social Digital Commerce Desde 2011, é especialista em análise de indicadores de desempenho, mitigação de riscos, desenvolvimento de estratégias para otimização de processos e gestão de equipes.

O crescimento constante dos usuários no e-commerce proporcionou um aumento significativo nos marketplaces no primeiro mês de 2024, atingindo 1,17 bilhão de visitas, conforme dados divulgados pela Conversion.

Unir estratégia e planejamento favorece o bom desempenho de marcas e produtos.

Os marketplaces estão desempenhando papel relevante no universo das compras online, proporcionando às marcas um reconhecimento importante no mercado digital e impulsionando o crescimento das vendas. Eles englobam uma diversidade de lojas, produtos, públicos e preços, refletindo a tendência crescente do setor. Na América Latina, o Brasil lidera o número de marketplaces, representando 75% das vendas do comércio eletrônico em 2023, segundo a Plugg To.

Destacar-se entre tantas empresas dentro dos marketplaces requer planejamento estratégico e um diferencial, como o uso de mídia paga.

Conteúdos patrocinados

Assim como nas redes sociais, os ADS também são utilizados no e-commerce e nos marketplaces. Eles oportunizam mais destaque aos produtos dentro das plataformas, fazendo com que os anúncios vinculados sejam exibidos ao consumidor de forma estratégica nas páginas de busca e em locais de destaque nos canais de vendas.

ADS são essenciais para o sucesso das lojas nos marketplaces, pois permitem uma segmentação de público eficiente, contribuindo para o desenvolvimento de relacionamentos com os usuários. A mídia paga, também, possibilita mensurar o retorno sobre o investimento e aumenta a competitividade das marcas nos ambientes digitais.

Assertividade e estratégia

Para que as vendas online tenham bons resultados, é necessário estratégia, e os anúncios nos canais de marketplaces seguem a mesma regra. Os conteúdos patrocinados nesses canais podem contribuir significativamente para o fortalecimento da marca, melhoria da experiência de compra e a exposição dos produtos ou serviços, tornando-os mais visíveis aos usuários e, consequentemente, aumentando as vendas.

As estratégias de ADS se unem com planejamento de marketing, por exemplo, em datas comemorativas, pois, em alguns casos, as campanhas de marketing estão vinculadas aos canais de marketplaces, contribuindo para o crescimento dos canais. É importante reforçar que as campanhas de marketing também permitem a segmentação do público-alvo de forma eficaz e otimizam o retorno sobre o investimento em publicidade.

Consumidores impactados

Como mencionado anteriormente, o público-alvo é segmentado e impactado pelos ADS nos canais, mas quais são os benefícios de que esses usuários usufruem? Experiência de compra, personalização, relevância e atração pelos produtos, consciência de marca e satisfação.

As empresas que vendem seus produtos nos canais de marketplace e optam por investir em ADS tendem a ter uma taxa de conversão positiva. Isso se deve à segmentação eficiente que os anúncios proporcionam, resultando em uma otimização de investimentos, mensuração de resultados e mais destaque em meio à concorrência.

Os grandes players do mercado como Mercado Livre, Amazon, Magazine Luiza e Shopee oferecem a possibilidade de anúncios pagos. O Magazine Luiza, por exemplo, dispõe de ferramentas avançadas para configuração e monitoramento de campanhas de anúncios patrocinados, permitindo mais destaque e alcance dos produtos. A Shoppe possui um sistema estratégico de anúncios patrocinados e facilita que os vendedores promovam seus produtos de forma eficaz.

Contudo, indiferentemente de qual player seja utilizado, investir em ADS nos canais de marketplace proporciona às marcas mais visibilidade, aumento de vendas e destaque dos produtos.