Parece que toda vez que o Google lança um produto ou anuncia uma atualização eles acabam, consequentemente, irritando alguém. Se eles não estão sendo repreendidos pelo modo como lidam com os dados de seus clientes, estão sendo criticados pelos profissionais de marketing que desejam mais acesso a esses dados.
Me parece que estão caminhando numa corda bamba, mas mesmo assim as evoluções continuam chegando. Uma das principais mudanças atuais foi a introdução de abas no Gmail. “Está tudo tão… organizado!”
À primeira vista, é apenas uma pequena atualização inocente que vai organizar a caixa de entrada do usuário de um jeito mais eficiente. Sem dúvida, o Google decidiu implementar essa atualização após analisar uma coleção de dados, que indicam que os usuários querem organizar seus e-mails recebidos de uma forma mais simples. Muito melhor do que configurar centenas de filtros coloridos, como era feito no passado.
Mas a atualização parece ter, de alguma forma, dividido a indústria do marketing. Então, vamos considerar os argumentos de ambos os lados.
E-Mail Marketing injustiçado
Alguns profissionais de marketing chegaram à conclusão de que essa é apenas uma nova forma do Google de prejudicá-los. Todos os e-mails marketing que os usuários optaram por receber não estarão mais no topo da caixa. E considerando que os usuários passam por um processo de dupla confirmação, isso é particularmente injusto.
Há uma nova ação que os usuários devem tomar antes de poder visualizar o conteúdo que eles voluntariamente se cadastraram para receber. E, de qualquer forma, isso é feito apenas para tirar mais dinheiro dos anunciantes.
Opt-In mais consciente
Bem como o Google Panda e o Google Penguim anteriormente, as novas abas do Gmail irão instigar uma nova era do e-mail marketing, em que o conteúdo de qualidade reina, em detrimento das promoções e spam, que são banidas para as abas nunca abertas. Isso garantirá que os usuários leiam apenas e-mails promocionais que eles realmente querem.
As marcas deveriam educar seus usuários a configurar suas caixas de entrada para receber todo o conteúdo que estão enviando. A nova ação tomada pelos usuários apenas os fará navegar por e-mails promocionais de forma mais confortável e consciente. (Missão Impossível?!)
Não se pode confiar em qualquer número
A razão pela qual ainda há espaço para esse debate é porque é muito cedo para saber se as taxas de e-mails abertos realmente aumentaram ou diminuíram. Nossos especialistas em e-mail marketing alertam que a sazonalidade de e-mails enviados pode ter participação significativa em suas taxas de abertura.
Com toda essa evolução no e-mail marketing, o único meio de realmente descobrir o efeito dessa atualização é ir a fundo e analisar as taxas de abertura de suas campanhas. Apesar de ser pouco tranquilizador, vale notar que até o momento ninguém registrou nenhum grande problema em suas campanhas. Além disso, se considerarmos que o Hotmail é um dos principais provedores de e-mail do Brasil, a preocupação torna-se ainda menor.
Educar e Melhorar
Enquanto ainda não podemos reivindicar uma queda ou elevação mágica na taxa de abertura, vamos analisar o que sabemos: os usuários terão um passo a mais antes de poder ler seus e-mails. Isso significa que fazê-los optar por receber seus e-mails não é mais o suficiente. Eles também tem que amar seu material promocional.
Se antes era difícil diferenciar compradores potenciais e suspeitos, agora é um pouco mais fácil.
Então, educar seus usuários sobre como trazer os e-mails promocionais da sua marca de volta para a caixa de entrada principal vale a pena. Mas se isso não parece o suficiente para reconquistar seu posicionamento no topo de suas caixas de entrada, então você terá de fazer o que bons e-mails marketing sempre fizeram. Aqui vai algumas dicas:
Crie conteúdos melhores, envie propostas mais assertivas, seja mais relevante para as pessoas com quem você está se comunicando, faça diferente, foque nas vontades e necessidades de seu cliente ao invés de focar em produtos. Se você não estava fazendo isso antes, então agora você tem alguns pontos a mais para se preocupar.