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A tríade do sucesso no e-commerce

Por: Thiago Sarraf

É especialista em e-commerce e internet, consultor, professor, palestrante, investidor-anjo e empresário. Formado em Marketing, com especialização em Negociação e certificados em Google Adwords e Analytics, lecionou em grandes instituições como Faculdade Impacta Tecnologia, FMU, ESPM, Universidade Buscapé e Internet Innovation. Hoje, seu foco principal é a consultoria de e-commerce e cursos de própria autoria voltados para pessoas que querem abrir ou já possuem um e-commerce e empresários que desejam se aprofundar no tema.

A operação de e-commerce é mais complexa do que parece. Mais do que esperar entrar pedidos e embalar produtos, o e-commerce profissional envolve mais áreas e estratégias do que podemos imaginar.

Dentre todo este processo da gestão do e-commerce, podemos, de maneira bem resumida, colocar três principais fatores que fazem a loja movimentar-se bem. Eles são:

  • Produto
  • Marca
  • Mídia

E apesar de chamarmos de tríade do e-commerce, e pensarmos em um triângulo, poderia muito bem ser representado por um ciclo, uma vez que o e-commerce é um ciclo de estratégias que influenciam todas as áreas envolvidas.

Produto

É preciso oferecer os produtos certos para o público certo. Ou seja, é necessário entender quem é o público do seu e-commerce, bem como a persona dele.

Não adianta oferecer produtos de origem animal para veganos e vice-versa. Ou mesmo produtos que não despertem o interesse do seu público.

Assim, fazer a análise de persona e entender para quem você está vendendo ajuda a direcionar comunicação e facilita a produção de mídia e campanhas para incentivar compras.

Apesar de as vendas serem online, esperar entrar um pedido para começar a produção de um item ou, pior, fazer o pedido ao fornecedor é uma decisão que não fará o e-commerce crescer. Sendo o brasileiro um povo muito ansioso e com pressa, esperar muito tempo para a chegada de um produto é um grande obstáculo para a compra.

Portanto, oferecer produtos em estoque e em pronta entrega pode ser o diferencial entre você e o concorrente.

Deixar zerar o estoque de um produto muitas vezes não é sinal de vendas bem-sucedidas. Afinal, se houvesse mais produtos, as vendas continuariam a acontecer. Além do mais, planejar campanhas de marketing e o produto acabar antes do previsto é um orçamento mal utilizado.

Marca

Mesmo se a marca existir no ambiente físico, ela não existe no ambiente online. E vice-versa. Por isso, o erro que muitas lojas cometem ao ir para o online é supor que a marca já é conhecida ou investir pouco em divulgação e nome.

A Internet é um ambiente extremamente amplo e que compete com lojas nacionais e internacionais. O investimento em marca ajuda a criar autoridade para a loja, reputação e credibilidade.

Afinal, já parou para pensar na razão pela qual são escolhidas determinadas marcas em vez de outras? O consumidor novo gosta de segurança, então é mais provável que faça as primeiras compras em lojas mais bem conhecidas ou indicadas por algum conhecido.

Mídia

A mídia fecha a nossa tríade do e-commerce. É através do investimento em mídia e campanhas que seu e-commerce será conhecido e captará novos clientes. Feito bom trabalho nos itens anteriores, o que resta para a loja vender, é divulgação.

O investimento em mídia paga é como se fosse um tiro de canhão. Atingimos um maior número de pessoas de uma só vez. Mas não adianta disparar o tiro sem ter um público definido. Senão é atirar em um campo vazio.

A tríade do sucesso no e-commerce

Boa cobertura de estoque, sustentada por um bom trabalho de marca e mídia, é o que faz a engrenagem das vendas funcionar.

Erros comuns que empreendedores comentem são a falta de cobertura de estoque e um trabalho de mídia pouco direcionado, que resulta em números nada significativos, não trazendo o retorno esperado.

E isso se torna um ciclo contínuo dentro da operação de vendas online. Pois a loja não para, e o empreendedor precisa buscar sempre aumentar o mix de produtos, oferecer melhores condições em datas específicas para aumentar os consumidores e fazer um bom trabalho de gestão para entender a razão pela qual a loja não cresce mais.

E-commerce não possui fórmula mágica, mas sim pontos que podem ser melhor trabalhados para resultados significativos nas vendas.